Previsões curto prazo: até 3 dias (Dezembro 2015)

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,643
Local
Açores
Tanta tempestade/furacão nos Açores :D

HCe6Tfy.png


upTqsew.png


BaVgyf8.png


buBiJrF.png


(Ribeiras - Ilha do Pico)
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Thomar e lserpa


Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,933
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Amanhã e no feriado dia 8/12 o Noroeste deverá ver alguma chuva, aparentemente a frente desloca-se de SW para NE, o que ( devido à persistência) pode dar localmente acumulados razoáveis:rain:


ahAw9JJ.png


DHjHGSm.png
 
Última edição:

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,933
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Acumulados previstos pelo GFS até à 01 hora do dia 9/12.

Nada de extraordinário, mas mesmo assim acumulados razoáveis no Noroeste, com valores próximos dos 40 mm localmente :rain:

o4kMmpi.gif
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,643
Local
Açores
Com a frente fria a passar pelos Açores, sendo que o aviso laranja para vento está prestes a começar, o próximo evento significativo será o pós-frontal, que trará mais frio para o G. Ocidental e pouquíssimo para o G. Oriental:

5XeNeWg.png


XztQ3dN.png
 
  • Gosto
Reactions: Thomar e TekClub

qwerl

Nimbostratus
Registo
6 Abr 2015
Mensagens
896
Local
Canelas(100m)
Boas
Run 12z do GFS reforça um pouco a precipitação para o evento de Segunda/Terça-Feira
Acumulados até às 54h bastante generosos, podendo superar os 40/45 mm em alguns locais do norte, bela rega :rain:. Infelizmente parece que o sul ainda vai ter de esperar mais um bocado para ver a chuva.
54-777SP.GIF


Em relação ao vento nada de extraordinário mas pelo fim da tarde de Segunda as rajadas poderão atingir os 60km/h em alguns pontos do litoral Norte

30-289SP.GIF


Pode ser que este seja o "clique" para uma futura mudança de padrão :pray:
 

JoCa

Cirrus
Registo
25 Jan 2009
Mensagens
72
Local
Seixal. Margem Sul. 18 Km de Lisboa. 35 m
Boa tarde!
Hoje sim, no que diz respeito à temperatura máxima parece que até ao momento este é o dia mais frio deste Outono/Inverno.
Muito nevoeiro desde a madrugada e ainda não dissipou. Provavelmente o nevoeiro persistirá até amanhã de manhã. A máxima já chegou aos 12ºC mas de momento está a descer, 11,8ºC. Nos próximos dias a tendência será dos valores da temperetura máxima cairem para valores normais para a época.
 
  • Gosto
Reactions: joralentejano

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Nas próximas horas existe uma possibilidade de ocorrência de precipitação excessiva em partes do Litoral Norte.

As observações de SAT/RAD vão de encontro ás indicações da modelação de mesoescala, com presença de convecção em regime de training numa faixa em torno aos 41ºN.
Esta actividade está baseada na presença de uma frente estacionária com confluência de ar relativamente húmido e marginalmente instável vindo de sul.
Nas próximas horas, dados os valores de SB/MUCAPE em torno a algumas centenas de J/Kg e a intensificação da convergência frontal devido á passagem de uma short wave nos níveis médios/altos, é espectável que as condições dinâmicas se mantenham propicias ao surgimento de convecção insistente sobre a região, com acumulação de precipitação que poderá atingir os 30-50mm/6h.

A presença de perfis de shear favoráveis poderá ajudar à manutenção de estruturas com ciclos de vida longo, mas a dinâmica do vento nos níveis baixos e a situação termodinâmica marginal põem de parte qualquer chance de fenómenos extremos a não ser o risco de inundações.

kyizg8V.png
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,643
Local
Açores
Fazendo uma antevisão das próximas 72 a 96 horas. A oeste dos Açores está localizada uma região depressionária:

ipXlep0.png


Nos próximos 3 a 4 dias essa mesma região enfraquecerá ligeiramente e aumentará de tamanho passando a norte dos Açores. O anticiclone deslocar-se-á ligeiramente para este. O arquipélago deverá ser afetado por uma corrente de sul com alguma água precipitável:

LM07Drm.gif


A passagem da região depressionária será muito lenta. A humidade relativa a 850 e 700 hPa é inconsistente e variável com o tempo. A chuva deverá ser pontualmente mais intensa. À superfície um ponto de orvalho de 16º/17º indica que será um dia um bocado para o húmido e cinzento. Como é hábito, a orografia deverá ser útil na captação de mais chuva. Não haverão grandes discrepâncias térmicas neste evento, daí que tenha, a meu ver e em termos globais, uma intensidade moderada. A depressão, e o sistema frontal correspondente, têm mais força nas camadas inferiores da atmosfera.

Quanto a trovoada, acredito que vá ocorrer, especialmente no G. Ocidental, se os atuais parâmetros se mantiverem. A região depressionária é bastante dinâmica com núcleos a surgirem e a desaparecerem ao longo do tempo. O cisalhamento tenderá a estar abaixo dos 20m/s e o CAPE pode chegar a +-850. Algo que não é lá muito comum nos Açores, a humidade relativa baixa/moderada a 500 hPa aquando da passagem de uma depressão, certamente ajudará a aumentar a intensidade das células mediante o arrefecimento evaporativo. Contudo, os fracos/moderados ventos em altitude não deverão permitir que durem muito:

vuHxq6a.gif


Não obstante haverem valores de helicidade relativa 0-3kms à volta dos 240 um pouco por todo o arquipélago, correspondentes à possível ocorrência de um tornado fraco, não creio que isso venha a acontecer. Parece haver pequenas janelas onde o cisalhamento baixa o suficiente no G. Oriental mas não consigo encontrar grandes discrepâncias na direção dos ventos.

Os modelos indicam variações na intensidade da frente:

9G08OUy.gif


704lSfN.png


O tempo deverá começar a melhorar a partir da madrugada de sábado no G. Ocidental, estendo-se posteriormente às restantes ilhas. Contudo, o fim de semana deverá ser caracterizado por um céu tendencialmente muito nublado (o normal).

----

Relativamente à Madeira e ao continente, a previsão mantém-se (mas os dias passam lentamente :lol:):

IrIGzir.gif
 
Última edição: