Agricultura

Registo
18 Jun 2015
Mensagens
39
Local
Febres
Pois já se é hábito dos portugueses, aproveitarem-se destas burocracias, para fazerem aumentar os custos destas mesmas formações.
Pelo que sei os centros de emprego tem dessas formações a custo zero, e ainda pagam para quem as fizer.
Mas as outras entidades privadas, como só lhes interessa os lucros, fazem preços desde os 120, até aos 200 euros.
E depois como a procura tem sido muita, e a necessidade para obter esse mesmo cartão de aplicador também, fazem estes preços altíssimos.
Também existe Juntas de Freguesia/ Camara municipal, que dão as formações, mais baratas, a partir de 15 €.

Não, houve uma altura em que as formações foram financiadas, a lei já tinha saído que ia ser obrigatório, mas como os portugueses gostam de deixar tudo para a última entretanto acabou-se o financiamento e passaram a ser pagas! Muito raramente ainda aparecem algumas juntas de freguesia que suportam o curso cobrando apenas o cartão! De resto já não há formações financiadas! Fala-se que vão voltar, mas não se sabe quando!

Sou da opinião que todos deviam ter formação na área dos fitoquímicos. Tal como a justiça em Portugal, o problema não está na falta de leis, mas na sua execução ou fiscalização.

Acho até que os agricultores profissionais, com mais de 65 anos, nem precisam de frequentar as aulas. Precisamente a tal franja de população que provavelmente mais desconhece os riscos.

Um certificado vale o que vale, não impede a continuação das más práticas.

Na prática o que vai acontecer? 1 em 10 fica certificado e os restantes pedem-lhe o favor de lhe comprar os produtos necessários.

Quem mais ganha serão as entidades formadoras e certificadoras.

Não vou dizer que não, mas desconheço isso, até porque quando tirei a minha andavam lá formandos com mais de 65 anos!!
 
  • Gosto
Reactions: Pedro1993


Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Não, houve uma altura em que as formações foram financiadas, a lei já tinha saído que ia ser obrigatório, mas como os portugueses gostam de deixar tudo para a última entretanto acabou-se o financiamento e passaram a ser pagas! Muito raramente ainda aparecem algumas juntas de freguesia que suportam o curso cobrando apenas o cartão! De resto já não há formações financiadas! Fala-se que vão voltar, mas não se sabe quando!



Não vou dizer que não, mas desconheço isso, até porque quando tirei a minha andavam lá formandos com mais de 65 anos!!

Estive a googlar, a lei podes consultar pdf no site do ministério da agricultura. (estou a aceder de telemóvel, não me dá jeito fazer upload)

Mas de acordo com o site infra, quem tiver cumprido 65 anos até 16 de abril de 2013, pode em alternativa ao curso, fazer apenas uma prova de conhecimentos. Portanto ao que parece não é para quem faz 65 anos agora, mas pode estar errado.. O melhor é consultar a lei e o artigo específico.

http://jovemagricultoremrede.net/aplicacao-de-produtos-fitofarmaceuticos-habilitacao/
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Área de produção para agricultura biológica aumentou 8% num ano

Há um "interesse renovado" em Portugal e o número de produtores está a aumentar. Com os apoios de Bruxelas a expectativa é juntar, este ano, 1300 novos agricultores a esta fileira

Portugal está longe de se destacar entre os seus pares europeus na produção biológica, mas o número de produtores e de área destinada a este tipo de agricultura está a aumentar. Os dados mais recentes da Direcção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) mostram que, entre 2013 e 2014, o número de agricultores registados aumentou 9% e a terra usada para produzir cresceu 8%, atingindo os 212.345 hectares. Este ano, a área deverá aumentar 35%, com a entrada neste negócio de 1300 produtores e mais verbas de Bruxelas.

http://www.publico.pt/economia/noti...ica-aumentou-8-num-ano-1717190?page=1#/follow
 
  • Gosto
Reactions: belem

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
Terrenos férteis. Urina de vaca é melhor que qualquer insecticida

http://www.ionline.pt/artigo/490670...or-que-qualquer-insecticida?seccao=Portugal_i

Tem logica e do que estudei devesse ao facto de ter uma grande quantidade de sais o que provoca um grande stress hosmotico, como curiosidade a urina faz parte dos 3 fluidos bacteriologicamente limpos, o liquido encéfalo-raquidiano o sangue e a urina é verdade a urina é mais limpa do que a saliva pensem nisso e para o caso tem grandes quantidades de elementos azotados o que são uma maravilha para as plantas
 
  • Gosto
Reactions: Pedro1993

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Abertas as candidaturas à Academia Compal

Pela 4.ª vez consecutiva abrem as candidaturas para a Academia do Centro de Frutologia Compal. Os interessados podem colocar a concurso os seus projectos de empreendedorismo frutícola até 18 de Fevereiro 2016, através do site. A Academia disponibilizará um total de 60.000 euros para apoiar os projectos vencedores.

De todas as candidaturas serão seleccionadas 12 para participarem na Academia Compal. Dessas, apenas as três melhores recebem uma bolsa de 20.000 euros cada.

São aceites projectos de empresários que desejem criar ou expandir um negócio na área da fruticultura. Os candidatos devem produzir pelo menos uma das seguintes frutas: alperce, ameixa, cereja, clementina, dióspiro, figo, laranja, limão, maçã, melancia, melão, meloa, marmelo, pêssego ou pêra Rocha.

«A edição de 2016 terá um programa de formação mais robusto, reflexo da preocupação com o reforço de alguns módulos, entre os quais o de marketing», diz a Academia em comunicado. Mantêm-se módulos como a fruticultura, gestão agrícola, associativismo e tecnologia e sustentabilidade.

Além disso, será estabelecida uma rede de contactos que os participantes terão de integrar de modo a fomentar novas parcerias e colaborações.

José Jordão, presidente do Centro de Frutologia Compal, nota que «esta iniciativa surgiu em 2012 para colmatar as principais necessidades identificadas no sector agrícola, entre as quais a crescente aposta da nova geração de empresários agrícolas no reforço das competências de gestão».
 
  • Gosto
Reactions: MSantos e Thomar

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Tenho duas dezenas de morangueiros em Caneças. É meramente um hobbie. Sempre que os vou ver, tenho provado sempre de algum.
A maior parte dos morangos têm ficado para a natureza. Ou porque apodrecem (em contacto com o solo), ou porque os caracóis/pássaros os comem.
É Dezembro e tal, nunca pensei que nesta altura do ano eles estivessem assim.

Estas fotos tirei há 2 dias:

0XRqyhn.jpg


bo7xToV.jpg


wuwmwWd.jpg


U2ZcyE2.jpg


Não são nada de especial, mas dão para adoçar a boca.

Estes dois da semana passada estavam espectaculares:

iLeEdAf.jpg


Na primavera a ver se lhes ponho um plástico no solo, e vejo forma de os proteger dos caracóis.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
a verdade é que este ano é atípico tenho árvores que ainda não perderam todas as folhas e se assim continuar duvido que que as percam. o problema é que muitas culturas necessitam de frio para frutificarem como macieiras mirtilos e outras vamos
ver o que acontece

Por aqui passa-se exactamente a mesma situação, tenho alguns pessegueiros que ainda nao perderam totalmente as folhas, e eu tenho de esperar para os mudar do viveiro para o o futuro pomar, tenho estado a adiar as medições para as árvores visto elas estarem atrasadas.
Como dizes e bem,os mirtilos são muito exigentes em muitas horas de frio.
Parece que a partir da próxima segunda, as temperaturas mínimas vão baixar, pena é durar poucos dias.
 
  • Gosto
Reactions: MSantos

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Requisitos de frio de pequenos frutos

Os produtores de pequenos frutos, no momento de escolher as variedades que vão plantar, devem ter em atenção as preferências do mercado, a qualidade da fruta, a vida pós colheita mas, também, a adequação às condições edafo-climáticas da sua exploração, ou seja, adequação ao tipo de solo (em termos de drenagem, textura, composição e pH) mas, também, do seu clima e micro-clima local.

Um dos conceitos que rapidamente se está a difundir entre produtores é o de “requisitos de frio” ou “vernalização”.

A maioria das fruteiras de clima temperado como a cerejeira, o kiwi e a macieira, bem como o mirtilo, a groselha e a framboeseira desenvolveram um mecanismo fisiológico de protecção que limita o abrolhamento ou rebentação precoce na primavera, por forma a evitar serem queimadas pelas geadas.

Uma planta que entra em dormência no outono, inclusivamente perdendo a folha, caso rebente assim que “sinta” os primeiros dias de calor de primavera corre o risco de ser surpreendida por uma vaga de frio ou geadas mais tardias. E dada a variabilidade climática, todos sabemos como é comum haver belos dias de calor em janeiro e em fevereiro, e até em dezembro, dependendo da região, muito antes de o inverno terminar, seria normal que os jovens rebentos e as flores se perdessem.

http://www.agronegocios.eu/noticias/requisitos-de-frio-de-pequenos-frutos/
 
  • Gosto
Reactions: frederico e MSantos

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Agricultor deixa morrer à fome mais de 100 animais
Uma exploração agropecuária com cerca de 100 bois, vacas e vitelos está a preocupar a população de Serzedelo, na Póvoa de Lanhoso, devido ao problema de saúde pública e atrocidades cometidas sobre os animais, que estão a morrer à fome.


ng5516588.JPG


O dono do gado é José Vieira, que diz estar a ser perseguido pelo Ministério da Agricultura e garante que não tem dinheiro para alimentar os bichos.

Uma visita à exploração permite perceber que as pastagens estão sem alimento, não há feno ou serragem, os animais têm os ossos à mostra e o cheiro apenas é suportável de máscara, em algumas zonas. Na semana passada, José Vieira ainda tinha na garagem os ossos de dois vitelos de dois e sete meses. Ambos morreram à fome. "Ou o Ministério me dá uma ajuda urgente ou então vão acabar por morrer todos", explica o próprio, enquanto abre o celeiro onde uma vaca deitada já só mexe os olhos. "Já não dura dois dias, vai morrer porque não comeu", admite o dono.

Na base do problema está um imbróglio difícil de resolver. Tudo começa em 2003 com análises feitas pela Direção-Geral de Veterinária (DGAV) à exploração. A inspeção identificou brucelose e, quando isto acontece, o terreno fica sob sequestro, o que impede o dono de comercializar os bovinos e receber apoios do Estado para a exploração.

http://www.jn.pt/paginainicial/pais...de+Lanhoso&Option=Interior&content_id=4956302
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
A alfarroba faz tão bem que não imagina

b0bb67_0709dd54bd1e41edb4ff178934edb4da.jpg


A alfarroba é considerada um alimento saudável e com elevadas propriedades nutritivas. O fruto contém vitamina A, que contribui para o crescimento dos ossos e dentes, melhora a vitalidade da pele e da visão, vitamina B1, com vantagens no funcionamento do sistema nervoso, do raciocínio e da atividade mental, é benéfico para os músculos e coração, e ainda vitamina B2 que ajuda a extrair energia de gorduras.

A juntar a estas, a alfarroba tem outras qualidades nutritivas. Possui cálcio, magnésio, ferro e potássio, é rica em fibras solúveis e insolúveis naturais, que melhoram o desempenho dos intestinos e impedem a incidência de diarreias e úlceras, e em açucares naturais. A alfarroba não contém estimulantes, como a cafeína, nem glúten e apresenta baixo teor de lípidos.

As propriedades nutritivas somam-se num conjunto de benefícios extraordinário para a sua saúde. A alfarroba tem um potencial antioxidante muito elevado, ajuda a combater o colesterol, devido ao teor e qualidade das fibras, melhora os níveis de insulina e ajuda a controlar a glicémia e ainda é importante no controlo da proliferação de células cancerígenas, inibindo o crescimento de tumores.

http://www.inalgarve.net/#!a-alfarroba-faz-tao-bem-que-nao-imagina/wc4y2

 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)


Aqui fica o video de como os nossos antigos tiravam água dos poços para depois regarem as suas culturas.
Falo por mim, que nunca cheguei a ver este engenho criado pelo Homem, em funcionamento, porque o uso dos motores a combustivel, veio acabar com mais um uso dos portugueses.
É claro que hoje em dia já não era rentável.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Começamos com as pulverizas produtos essencialmente feitos por nós ,chá de cavalinha, chá de Ortiga, leite de vaca gordo nacional, e alho triturado e sabão azul vamos alternado uns com os outros . Arranjamos as alternativas aos pesticidas químicos quando os governos vendem cursos para se poder comprar e aplicar produtos químicos ,quando na realidade deveriam promover uma agricultura mais saudável e proteger a saúde de quem aplica e de quem come ,depois falam que cada vez existe mais cancro ,diabetes etc quando na realidade nada se está a fazer para prevenir e tudo está na base A Alimentação ,mas será que interessa isso?????

Fonte: Colheitas D'Óbidos https://www.facebook.com/colheitasdobidos/

Encontrei agora mesmo esta publicação no facebook, e fiquei contente, por as pessoas estarem a começar a mudar as mentalidades, e por saber também que cada vez existe mais "adeptos" da agricultura biológica e sustentável, isenta de químicos que só prejudicam o ambiente e a nossa saúde.
Eu falo por mim, que vivo no meio rural, e que não sinto a necessidade de aplicar pesticidas em nada.
No ano passado usei pela 1ª vez chorume de urtigas, feito por mim, para aplicação foliar, e digo que tem muitas utilidade, este ano já vou fazer mais uns quantos litros.
Também uso estrume de animais, principalmente de cavalo, e algum de galinhas.
Depois para o controlo de daninhas recorro ao empalhamento.
Este ano experimentei semear umas favas nas covas das árvores de fruto, foi uma dica que vi aqui na net, vamos ver como corre, é uma forma de fixar o azoto no solo, e de custo zero.
Acho muito triste passar aqui na minha terra, e ver os terrenos de um lado e do outro da estrada todos "curados", e depois levar com aquele cheiro a podre, e ver tudo seco, mas pronto são mentalidades que não mudam.
O que é certo é que tem aparecido por aqui muito casos de pessoas com cancro... Mas disso já ninguém fala, de onde virá a sua origem...

Come vem não é preciso gastar 150 euros numa formação, em que só serve para alguns encherem os bolsos.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: DaniFR e frederico