Aquecimento Global



Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,272
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Só sei que já não quero cá estar quando não houver mais oxigénio para respirar.

Pequim tem smog permanente todo o ano, as pessoas que vivem lá, dizem que já não recordam a cor do céu. Esteja sol ou esteja chuva, não se vê azul nem nuvens, é sempre smog (com ou sem chuva/neve).

Agora imagina um smog de poluição a nível mundial.

- Consumir menos carne, implica consumir outro tipo de proteínas (não necessariamente peixe). O peixe sendo um animal de sangue frio, mesmo em viveiros não contribui tanto para emissões de poluentes.

- Se a população continuar a aumentar, chegará o dia em que os recursos serão inacessíveis. Haverá necessidade de os reciclar, talvez um dia nos alimentemos de comprimidos (ração) acompanhados de outros suplementos proteicos (insetos). :lmao:

- Há muitas formas de armazenar energia produzida nos telhados: gastar no carregamento de baterias, ou armazenar água quente, ou armazenar frio (refrigerante no estado líquido, comprimido), vender para a rede elétrica que por sua vez bombeia água de novo para a montante das barragens. Ideias não faltam..
 
  • Gosto
Reactions: Thomar

StormyAlentejo

Cumulus
Registo
19 Set 2014
Mensagens
293
Local
Beja/Lisboa
Realmente ideias não faltam. Assustam-me como as pessoas de Pequim conseguem viver naquelas condições. Os investigadores de lá podiam muito bem estudar e tentar desenvolver um mecanismo que realizasse fotossíntese e que convertesse toda aquela poluição em ar respirável (nem sei se é possível).
O antigo governo pôs de lado as políticas das energias renováveis, coisa que este novo governo quer voltar a destacar. Era bom que os governos contribuíssem para que as novas casas tivessem pelo menos um meio de energia renovável, como electricidade ou água quente para consumo e aquecimento. Se todos os países do mundo aplicassem políticas do género, a curto prazo acredito que as mudanças começavam a aparecer. Falo por mim, quando tiver uma casa faço questão que seja totalmente auto-sustentável.
É certo que as grandes industrias não vão achar piada nenhuma a isto, mas acho que já está na altura dos governos colocarem de lado os interesses económicos e pensarem mais no meio ambiente.
 
  • Gosto
Reactions: Thomar

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
- Há muitas formas de armazenar energia produzida nos telhados: gastar no carregamento de baterias, ou armazenar água quente, ou armazenar frio (refrigerante no estado líquido, comprimido), vender para a rede elétrica que por sua vez bombeia água de novo para a montante das barragens. Ideias não faltam..

https://www.teslamotors.com/en_EU/POWERWALL?redirect=no

If you live in the South and already own solar panels, it could take you just under three years to make up the cost of the $3,000 Tesla Powerwall battery.

http://money.cnn.com/2015/05/01/technology/tesla-home-battery-price/

Realmente ideias não faltam. Assustam-me como as pessoas de Pequim conseguem viver naquelas condições. Os investigadores de lá podiam muito bem estudar e tentar desenvolver um mecanismo que realizasse fotossíntese e que convertesse toda aquela poluição em ar respirável (nem sei se é possível).

Plantar árvores? :lol: Se isso fosse exequível baixar o CO2 na atmosfera seria relativamente fácil.
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Em relacao a esta problemática, o planeta não vai acabar e a espécie humana( por causa disto) também não.
Isso é certo, mas também é certo que as gerações futuras poderao ter uma vida mais difícil.

O problema é que há demasiada gente que viu nisto um grande negócio e até caca ao voto ( desconfiem sempre que ouvir um político a falar com entusiasmo desta problemática) .

E eu, como ambientalista convicto, irrita - me imenso estas cimeiras, onde se anda quase a discutir a mesma coisa desde as primeiras, como a do Rio em 92.
Chega - se sempre a muitos acordos, mas estão sempre a ser quebradas.
E os principais poluidores são os primeiros a descartar - se.
Esta cimeira foi mais do mesmo. Muito boas intencoes, mas as conclusões e o costume: queremos atingir estas metas...
Mas, mas,mas.........
...voltamos a falar nisso na próxima cimeira.

Tem sido sistematicamente assim. Não há vontade política para mudar as regras substancialmente.

Como sempre, só quando estivermos perante um cataclismo global, e que toda a gente vai andar a correr atrás do prejuízo.

Mas ai já será tarde... :facepalm:
 

StormyAlentejo

Cumulus
Registo
19 Set 2014
Mensagens
293
Local
Beja/Lisboa

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
Plantar árvores?! Mas eu não falei em plantar árvores... Estava a referir-me a um mecanismo, logo algo criado pelo homem.

Plantar árvores é a forma mais natural, mas lenta, para se baixar o CO2. Em certos locais, já se injeta o CO2 em cavernas. A fotossíntese artificial está sendo desenvolvida mas acredito que seja usada para a produção de energia. A meu ver mais depressa se irá enveredar pela perigosa geoengenharia. Se é que já não se faz.

Uma máquina para converter CO2 em O2, assumo eu, demorará muitos anos e mesmo que seja completada deverá extremamente cara para operar. As emissões de CO2, independentemente do impacto que cada um atribui nos padrões meteorológicos, são enormes. Portanto, presumo que fossem necessárias muitas instalações. Até pode chegar o dia em que a tecnologia esteja omnipresente. Mas não será na próxima década nem deverá ser barata. A Terra já teve temperaturas muito superiores. Mas a Terra nunca teve tantos habitantes imóveis que estão dependentes da meteorologia. Como tal, os fenómenos atmosféricos, sejam secas ou inundações, têm impactos muito superiores. Até dou um exemplo. A região metropolitana do Rio de Janeiro tem 12 milhões de pessoas. Está sofrendo uma seca muito severa e o verão vai começar agora. O que se faz para dar água a esta gente toda? Projetos aquíferos ao estilo da Turquia? A água ficará mais cara e continuará a não ser tão abundante. E pessoas insatisfeitas geralmente levam a distúrbios.
 

StormyAlentejo

Cumulus
Registo
19 Set 2014
Mensagens
293
Local
Beja/Lisboa
Plantar árvores é a forma mais natural, mas lenta, para se baixar o CO2. Em certos locais, já se injeta o CO2 em cavernas. A fotossíntese artificial está sendo desenvolvida mas acredito que seja usada para a produção de energia. A meu ver mais depressa se irá enveredar pela perigosa geoengenharia. Se é que já não se faz.

Uma máquina para converter CO2 em O2, assumo eu, demorará muitos anos e mesmo que seja completada deverá extremamente cara para operar. As emissões de CO2, independentemente do impacto que cada um atribui nos padrões meteorológicos, são enormes. Portanto, presumo que fossem necessárias muitas instalações. Até pode chegar o dia em que a tecnologia esteja omnipresente. Mas não será na próxima década nem deverá ser barata. A Terra já teve temperaturas muito superiores. Mas a Terra nunca teve tantos habitantes imóveis que estão dependentes da meteorologia. Como tal, os fenómenos atmosféricos, sejam secas ou inundações, têm impactos muito superiores. Até dou um exemplo. A região metropolitana do Rio de Janeiro tem 12 milhões de pessoas. Está sofrendo uma seca muito severa e o verão vai começar agora. O que se faz para dar água a esta gente toda? Projetos aquíferos ao estilo da Turquia? A água ficará mais cara e continuará a não ser tão abundante. E pessoas insatisfeitas geralmente levam a distúrbios.

Realmente tudo isto é ingrato. Eu trabalho na área da segurança da informação e faço a comparação com a meteorologia: não se investe enquanto nada de grave acontecer. Enquanto não houver um ataque a infraestruturas, não se aposta na segurança. Aqui é o mesmo, enquanto não houver uma catástrofe às portas dos grandes poluidores, não se aposta noutras vias sustentáveis. É triste pensar que há 10 anos atrás, o aquecimento global era considerado tabu e como uma falácia, mesmo até na comunidade cientifica.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
Warm nights could flood the atmosphere with carbon under climate change

http://phys.org/news/2015-12-nights...content=ctgr-item&utm_campaign=daily-nwletter

Increased CO2 in the atmosphere has altered photosynthesis of plants over the 20th century

http://phys.org/news/2015-12-co2-at...content=ctgr-item&utm_campaign=daily-nwletter

Satellite observations show global plant growth is not keeping up with CO2 emissions

http://phys.org/news/2015-12-satell...content=ctgr-item&utm_campaign=daily-nwletter

Strongest sinks of carbon are in dynamic landscapes

http://phys.org/news/2015-12-strong...content=ctgr-item&utm_campaign=daily-nwletter


 
  • Gosto
Reactions: CptRena e StormRic

Danilo2012

Nimbostratus
Registo
18 Abr 2010
Mensagens
761
Local
Japao,Nagano 720m 36N
Eu sou vegano a anos e esse negocio de proteína e pura invenção da indústria da carne.

A agropecuária além de ser a causa principal do desflorestamento da Amazônia. Também e a causa principal da fome no mundo. 80% de tudo que e produzido da terra vira alimento para a agropecuária.

E toda essa carne produzida alimenta 20% da população somente. O consumo de cadáveres de animais será o principal problema da humanidade já que estamos a caminhar para 9 bilhões ate 2030.

Não e preciso ser muito inteligente para ver que estamos em seríssimos riscos de extinção com o atual modelo de vida ocidental. E ainda mais estamos nos aproximando de uma era de mudança de eras...

Enfim temos que mudar bruscamente o atual estilo de vida, ou no futuro próximo teremos problemas sérios não só com o clima mais com pragas poluição. Quem noto que os dias com céu azul estão cada diminuindo... As nuvens altas de verão estão sutilmente a começar a desacelerar a agricultura devido as contrails e a poluição das partículas.

Embora estejamos a beira de uma grande oportunidade já que a humanidade esta mais consciente do que nunca. So devemos mudar hábitos apodrecidos do passado e ajudar a luz da nova era florescer...
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: CptRena e StormRic

raposo_744

Nimbostratus
Registo
14 Out 2008
Mensagens
694
Local
Alváres - Góis
KFNTaDg.jpg

View of China from space


puoMaAe.jpg

Harbin, China and their smog. Currently at 40X international standards.
MHmiMRu.jpg

Shanghai
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000