Estação Meteorológica: Escolha, compra, lojas, dúvidas

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Re: Onde comprar uma estação meteorológica?

Hey pessoal.

Alguém sade onde posso arranjar um pluviometro digital baratinho, para pôr no telhado do meu prédio?

Moro no 2º andar (existe mais um andar por cima do meu), e o lugar mais fiàvel para pôr um pluviometro penso que seja no telhado. Ainda assim, teria de ser digital, porque ir ao telhado sempre que chove, não dá com nada.. :p

Se alguém me poder ajudar, eu agradeço:):)
 


Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Re: Onde comprar uma estação meteorológica?

Hey pessoal.

Alguém sade onde posso arranjar um pluviometro digital baratinho, para pôr no telhado do meu prédio?

Moro no 2º andar (existe mais um andar por cima do meu), e o lugar mais fiàvel para pôr um pluviometro penso que seja no telhado. Ainda assim, teria de ser digital, porque ir ao telhado sempre que chove, não dá com nada.. :p

Se alguém me poder ajudar, eu agradeço:):)

Não sei o preço, mas já vi uns pluviómetros da Oregon à venda no Media Markt...
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,390
Local
Olhão (24 m)
Re: Onde comprar uma estação meteorológica?

Hey pessoal.

Alguém sade onde posso arranjar um pluviometro digital baratinho, para pôr no telhado do meu prédio?

Moro no 2º andar (existe mais um andar por cima do meu), e o lugar mais fiàvel para pôr um pluviometro penso que seja no telhado. Ainda assim, teria de ser digital, porque ir ao telhado sempre que chove, não dá com nada.. :p

Se alguém me poder ajudar, eu agradeço:):)

Eu comprei este pluviometro da Lacross em http://www.elec-devices.com/index-2.html cerca de 29 euros, tirando os 10 euros que pagas dos portes, em 2 dias tens o puviometro em casa:D:D
 

Lumes

Cirrus
Registo
26 Dez 2007
Mensagens
27
Local
Santa Maria - Açores
Pretendo adquirir uma estação meteo

Boas Festas a todos.
Acabei de aderir a este forum, porque pretendo adquirir uma estação meteorológica particular. Estou a pensar na Oregon WMR200-UV por 440USD.
Também gostaria de aqduirir um programa para trabalhar os dados e publica-los na Net. Estava a pensar no Virtual Weather Station.
Como sou novato nestas andanças, gostaria de ouvir a opinião de quem por cá anda há mais tempo, te tiverem paciência para tal. Desde já o meu muito obrigado e votos de Bom Natal e Feliz Ano Novo para todos.
Nota: e estação será para instalar na Ilha de Santa Maria nos Açores, e futuramente irá ter uma camera ligada em permanência.
 

Brigantia

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2007
Mensagens
2,204
Local
Norte de Portugal
Re: Pretendo adquirir uma estação meteo

Boas Festas a todos.
Acabei de aderir a este forum, porque pretendo adquirir uma estação meteorológica particular. Estou a pensar na Oregon WMR200-UV por 440USD.
Também gostaria de aqduirir um programa para trabalhar os dados e publica-los na Net. Estava a pensar no Virtual Weather Station.
Como sou novato nestas andanças, gostaria de ouvir a opinião de quem por cá anda há mais tempo, te tiverem paciência para tal. Desde já o meu muito obrigado e votos de Bom Natal e Feliz Ano Novo para todos.
Nota: e estação será para instalar na Ilha de Santa Maria nos Açores, e futuramente irá ter uma camera ligada em permanência.

Bem vindo ao MeteoPT. Parece ser uma boa escolha, relativamente ao software penso que a generalidade do pessoal usa o Weather Display.
Eu também pretendo comprar o Weather Display, onde o poderei fazer?
Obrigado
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Re: Pretendo adquirir uma estação meteo

Essa Oregon é uma boa escolha. :thumbsup:

Eu pessoalmente uso o Weather Display e o VWS. Aproveito o melhor de um e de outro. Só as estações Davis apartir de uma aplicação que existe, permite estarem ligadas a diversos softwares ao mesmo tempo.

O VWS mais simples e facil, o Weather display mais completo e complicado.

Brigantia: Podes adquirir aqui -> http://www.weather-display.com/index.php
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Re: Pretendo adquirir uma estação meteo

Boas Festas a todos.
Acabei de aderir a este forum, porque pretendo adquirir uma estação meteorológica particular. Estou a pensar na Oregon WMR200-UV por 440USD.
Também gostaria de aqduirir um programa para trabalhar os dados e publica-los na Net. Estava a pensar no Virtual Weather Station.
Como sou novato nestas andanças, gostaria de ouvir a opinião de quem por cá anda há mais tempo, te tiverem paciência para tal. Desde já o meu muito obrigado e votos de Bom Natal e Feliz Ano Novo para todos.
Nota: e estação será para instalar na Ilha de Santa Maria nos Açores, e futuramente irá ter uma camera ligada em permanência.

Bem-vindo Lumes!

Excelente notícia, uma futura estação meteorológica nos Açores :w00t:
Para mim a WMR200 é das melhores (na gama de preços) que podias comprar. Superior acho que só mesmo a Davis Vantage Pro 2 Plus..
Confesso que não exploro muito os software das estações meteorológicas. Eu na minha utilizo o Weather Display e estou muito satisfeito...
 

jPdF

Nimbostratus
Registo
16 Jan 2007
Mensagens
534
Local
3560- 129 @ 500 msnm
Re: Estação Meteorológica: escolha, compra, lojas, dúvidas, etc.

Digam-me um coisa...
Os sensores das estações do Lidl podem apanhar chuva...? É que eu hoje alterei o meu sensor do local devido a obras e ficou um pouco desabrigado...
Não é que os modelos coloquem chuva nos próximos dias mas só por precaução...LOL
Obrigado
 
Última edição:

RMSSF

Cirrus
Registo
27 Dez 2007
Mensagens
10
Local
Fafe, PT
Re: Estação Meteorológica: escolha, compra, lojas, dúvidas, etc.

Digam-me um coisa...
Os sensores das estações do Lidl podem apanhar chuva...? É que eu hoje alterei o meu sensor do local devido a obras e ficou um pouco desabrigado...
Não é que os modelos coloquem chuva nos próximos dias mas só por precaução...LOL
Obrigado

Eu não arriscaria... e o orvalho e a geada também podem ser tão perigosos como a chuva. Na minha diz no manual que está protegido contra a interpérie, mas também não testei ainda até que ponto isso é verdade...
E além do mais, um sensor de temperatura molhado definitivamente mostra valores mais baixos devido não só à temperatura mais baixa da chuva em relação ao ar circundante, como pela perda de calor associado à evaporação da àgua na superfície do sensor devido ao vento.
Por alguma razão os termómetros das estações meteorológicas estão sempre abrigados da chuva.

Rui
 

João Soares

Super Célula
Registo
23 Ago 2007
Mensagens
6,112
Local
Canidelo, Vila Nova Gaia
Re: Estação Meteorológica: escolha, compra, lojas, dúvidas, etc.

Digam-me um coisa...
Os sensores das estações do Lidl podem apanhar chuva...? É que eu hoje alterei o meu sensor do local devido a obras e ficou um pouco desabrigado...
Não é que os modelos coloquem chuva nos próximos dias mas só por precaução...LOL
Obrigado

Nao e aconselhavel apanhar chuva, gelo ou geada porque pode ganhar humidade e o sensor "pifar"
 

Mago

Nimbostratus
Registo
25 Out 2006
Mensagens
1,668
Local
Beira Interior
Re: Estação Meteorológica: escolha, compra, lojas, dúvidas, etc.

Tive uma estação dessas do Lidl que entretanto ofereci, o sensor esteve algumas noites completamente gelado e resistiu.
O sensor está bem vedado, embora nao seja recomendado mas ele resiste bem as intempéries.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Re: Estação Meteorológica: escolha, compra, lojas, dúvidas, etc.

Digam-me um coisa...
Os sensores das estações do Lidl podem apanhar chuva...? É que eu hoje alterei o meu sensor do local devido a obras e ficou um pouco desabrigado...
Não é que os modelos coloquem chuva nos próximos dias mas só por precaução...LOL
Obrigado

Olaa!:):)

Eu usei aquele plástico de cozinha que conserva os alimentos e forrei o sensor lidl.. E como o plástico é fino e aderente, (colou logo ao sensor), penso que os erros causados por ele serão minimos. Assim sendo, ele está completamente exposto ao frio, debaixo da roldana da roupa a 30cm da parede. Mesmo que chova, que foi o caso de domingo, ele resiste intacto!:w00t:
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Re: Estação Meteorológica: escolha, compra, lojas, dúvidas, etc.

Olaa!:):)

Eu usei aquele plástico de cozinha que conserva os alimentos e forrei o sensor lidl.. E como o plástico é fino e aderente, (colou logo ao sensor), penso que os erros causados por ele serão minimos. Assim sendo, ele está completamente exposto ao frio, debaixo da roldana da roupa a 30cm da parede. Mesmo que chova, que foi o caso de domingo, ele resiste intacto!:w00t:

Olá vizinho! Achei muito interessante essa táctica do papel aderente! O meu sensor está metido uns mm pa dentro numa pequena ranhura da caixa... o papel vai adeir à ranhura, mas será que não vai influenciar o sensor? se der é optimo pq o meu sensor estará sempre exposto por mais voltas que der...

Abraço
 

RMSSF

Cirrus
Registo
27 Dez 2007
Mensagens
10
Local
Fafe, PT
Re: Estação Meteorológica: escolha, compra, lojas, dúvidas, etc.

Olaa!:):)

Eu usei aquele plástico de cozinha que conserva os alimentos e forrei o sensor lidl.. E como o plástico é fino e aderente, (colou logo ao sensor), penso que os erros causados por ele serão minimos. Assim sendo, ele está completamente exposto ao frio, debaixo da roldana da roupa a 30cm da parede. Mesmo que chova, que foi o caso de domingo, ele resiste intacto!:w00t:

Eu abri o meu sensor e tem uma membrana de borracha em redor da abertura das pilhas e outra entre a união das metades da caixa, mas mesmo assim não ponho as minhas mãos no fogo em como é 100% impermeável à humidade, ainda por cima a borracha entre as metades da caixa não vinha correctamente colocada de fábrica! :shocking:

Proteger com película transparente pode ser uma excelente ideia, no meu caso usei fita adesiva transparente extra-larga para cobrir pelo menos a parte da abertura das pilhas e os parafusos.
Os pequenos orifícios na base podem e devem ser deixados abertos, são para a ventilação de uma cavidade na parte inferior onde está alojado o sensor térmico herméticamente isolado do resto dos componentes do aparelho.
Por causa dessa cavidade na parte inferior e dos seus buracos de ventilação, recomendo vivamente que o aparelho seja mantido sempre na posição direita e vertical, se for para o deixar ao sabor dos elementos.

Abraços,

Rui
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Re: Estação Meteorológica: escolha, compra, lojas, dúvidas, etc.

Eu abri o meu sensor e tem uma membrana de borracha em redor da abertura das pilhas e outra entre a união das metades da caixa, mas mesmo assim não ponho as minhas mãos no fogo em como é 100% impermeável à humidade, ainda por cima a borracha entre as metades da caixa não vinha correctamente colocada de fábrica! :shocking:

Proteger com película transparente pode ser uma excelente ideia, no meu caso usei fita adesiva transparente extra-larga para cobrir pelo menos a parte da abertura das pilhas e os parafusos.
Os pequenos orifícios na base podem e devem ser deixados abertos, são para a ventilação de uma cavidade na parte inferior onde está alojado o sensor térmico herméticamente isolado do resto dos componentes do aparelho.
Por causa dessa cavidade na parte inferior e dos seus buracos de ventilação, recomendo vivamente que o aparelho seja mantido sempre na posição direita e vertical, se for para o deixar ao sabor dos elementos.

Abraços,

Rui

Entendido! bem me parecia que o ponto mais vulnerável era mesmo a caixa da alimentação! (o sensor desprotegido era um bocado mau...)