Seguimento Açores e Madeira - Dezembro 2015

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,047
Local
Horta, Matriz, (90m)
dee07b7ee8356c1b905c9891454ce502.jpg


Corrijo 24,2mm nas últimas 24h :)
 


LMCG

Cumulus
Registo
28 Dez 2009
Mensagens
479
Local
Ponta Delgada
Interessante.
Já agora uma pergunta. Tinha ideia que em dias de vento muito intenso os aerogeradores são travados por precaução. Não é assim? Ou só a partir de certa velocidade?

A minha área de especialização são os Sistemas de Proteção, Comando e Controlo de linhas AT/MT e Subestações, pelo que amanhã poderei esclarecer melhor com o meu colega dos Parques Eólicos.

No entanto pelo que vi dos registos com valores de vento médio do parque na casa dos 120 km/h (medido nos anemómetros das torres) elas ainda produzem...

Correção: acima dos 108 km/h as torres já não produzem, contudo como temos 14 torres o vento médio do parque pode estar acima dos 120 km/h contudo algumas torres terem vento abaixo dos 108 km/h.
 
Última edição:

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Mais de 1600 passageiros foram esta segunda-feira afetados com o cancelamento de 36 voos da transportadora aérea SATA devido ao mau tempo no arquipélago dos Açores, disse o porta-voz da companhia.

"Na SATA Internacional [que assegura as ligações para o exterior do arquipélago], cancelámos oito voos com 635 passageiros", afirmou Luís Filipe Cabral.

Já na SATA Air Açores, que garante as ligações entre as nove ilhas, foram cancelados 28 voos que afetaram 981 passageiros, adiantou o porta-voz.

No total, 1616 passageiros ficaram em terra com o cancelamento dos voos da SATA.

http://www.acorianooriental.pt/noti...-afetados-com-cancelamento-de-36-voos-da-sata
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) informa a atual situação após a passagem da depressão em fase de cavamento que afetou os grupos Central e Oriental dos Açores:

-Registaram-se um total de 157 ocorrências, estando atualmente todas resolvidas;

- Registaram-se quatro vítimas na ilha de São Miguel, entre os quais três feridos ligeiros e um grave;

- Registaram-se ainda 11 desalojados na ilha de São Miguel, estando, atualmente, todos realojados;

- O dispositivo de socorro contou no terreno com cerca de 440 operacionais do SRPCBA e bombeiros de várias corporações e mais de 109 viaturas; tendo colaborado ainda com o SRPCBA os Serviços Municipais de Proteção Civil, Secretaria Regional do Turismo e Transportes, através da Direção Regional das Obras Públicas e Secretaria Regional da Agricultura e Ambiente, através da Direção Regional dos Recursos Florestais.

http://www.prociv.azores.gov.pt/noticias/avisos/ver.php?id=493
 

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,690
Local
AGH,terceira,açores
Boa noite,
Tudo normalizado pela zona oeste da ilha Terceira, algumas rajadas mas nada de especial...
Agora é esperar pela próxima

PS: Este fórum é realmente o grande ponto de encontro para os amantes da meteorologia, sendo mesmo muito útil para quem visita por mera curiosidade ou para se manter informado sobre estes eventos especiais... Obrigado a todos por partilharem os seus conhecimentos e as suas experiências em mais este evento.