Seguimento Meteorológico Livre

Estado
Fechado para novas mensagens.


james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Boas
Mas que bela saída do GFS: Uma poderosa frente a varrer o país todo no dia de Natal e no dia 26. Todo o país, sem exceção, a levar com uma valente molha. O GFS vem seguindo nesta tendência há uns dias, reforçando-a com esta saída:

198-574SP.GIF


204-574SP.GIF


210-574SP.GIF


216-574SP.GIF


Acumulados até às 240 horas, sendo que a maioria seria causado por esta frente

240-777SP.GIF


Faria também jus ao provérbio popular " Ande o frio por onde andar que no Natal vem cá parar. "
 

ClaudiaRM

Furacão
Registo
2 Dez 2009
Mensagens
10,667
Local
Viseu
Ainda às 240 h, portanto ainda longe de algo muito concreto, mas o ECM vai ( e já à várias saídas consecutivas) ensaiando uma entrada fria.

Poderia ser a primeira digna desse nome.

Seria para quando, James? Passo o Natal fora de Viseu, no Litoral, e não há ano que não pense que um dia há-de Viseu estar cheio de neve e eu com o mar à frente...
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Seria para quando, James? Passo o Natal fora de Viseu, no Litoral, e não há ano que não pense que um dia há-de Viseu estar cheio de neve e eu com o mar à frente...


Em 2009, nevou à beira mar, podias ter sorte.

Por acaso, também é uma espécie de pesadelo que tenho. Em toda a minha vida, nevou 5 ou 6 vezes na minha zona. Eu tenho o pesadelo de, na próxima vez que nevar, não estar em casa e, ainda por cima, estar num sítio que não esteja a nevar. :D
 

ClaudiaRM

Furacão
Registo
2 Dez 2009
Mensagens
10,667
Local
Viseu
Em 2009, nevou à beira mar, podias ter sorte.

Por acaso, também é uma espécie de pesadelo que tenho. Em toda a minha vida, nevou 5 ou 6 vezes na minha zona. Eu tenho o pesadelo de, na próxima vez que nevar, não estar em casa e, ainda por cima, estar num sítio que não esteja a nevar. :D

Eu sei. Lembro-me bem da raiva pouco contida que senti ao ver os mails e deparar-me com fotos enviadas por familiares da Serra da Boa Viagem com neve e até do areal de Buarcos branquinho. :angry: Aqui há uns anos, não sei precisar quantos, esteve quase. Eu em plena Figueira da Foz a passar o Natal e uma amiga minha a enviar sms dizendo que estava com ar de que ia nevar. Acabou por não se concretizar.
 
  • Gosto
Reactions: james

Sunnyrainy

Nimbostratus
Registo
24 Out 2009
Mensagens
591
Local
Ajuda, Lisboa (112 m) /Ribeira, P. de Lima (107 m)
Mias cedo ou mais tarde, este Anticiclone tem que ceder!

12347718_1025948150782072_4691898949159833289_n.png

Desculpem a dúvida provavelmente parva... mas esta situação é normal?
De facto assustador...
 

Sunnyrainy

Nimbostratus
Registo
24 Out 2009
Mensagens
591
Local
Ajuda, Lisboa (112 m) /Ribeira, P. de Lima (107 m)
O pessoal por aqui diz que já houve invernos assim, apesar de não me recordar de nenhum...
Normal não é de certeza e deduzo que sejam efeitos do forte El Niño deste ano, é a única explicação que vejo.
Na nossa latitude costumam predominar mais as altas pressões. Mas não tanto como se vê na imagem :/ Ou seja, 12000 Km com altas pressões!
Invernos assim já devem ter existido, sim. Mas devem ser algo historicamente raro!
 
  • Gosto
Reactions: Dias Miguel

Topê

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2015
Mensagens
920
Local
Negrais
O Inverno não será seguramente assim os modelos já o indicam isso.
Na nossa latitude costumam predominar mais as altas pressões. Mas não tanto como se vê na imagem :/ Ou seja, 12000 Km com altas pressões!
Invernos assim já devem ter existido, sim. Mas devem ser algo historicamente raro!

O Inverno não será de todo assim aliás os modelos já o indicam que o padrão irá mudar a curto prazo.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,915
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
O Inverno não será seguramente assim os modelos já o indicam isso.


O Inverno não será de todo assim aliás os modelos já o indicam que o padrão irá mudar a curto prazo.

Exacto, normalmente um balanço do Inverno costuma-se fazer no fim e não no início ou a meio do mesmo;)
 
  • Gosto
Reactions: Topê

Sunnyrainy

Nimbostratus
Registo
24 Out 2009
Mensagens
591
Local
Ajuda, Lisboa (112 m) /Ribeira, P. de Lima (107 m)
1zlgab8.png


Na América do Norte, algures pelas nossas latitudes, também dominam as altas pressões. Mas lá tal situação, associada às anómalas temperaturas altas que também por lá se fazem sentir, já têm como culpado o El Niño forte que se faz sentir este ano ( pelo menos de acordo com a comunicação social).
Será que este ano o El Niño é forte o suficiente para criar efeitos aínda mais globais?
Desculpem o offtopic... mas tal parece-me inevitável :/

PS: Vejo realmente que a situação tende a mudar... e ainda bem!
 

Topê

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2015
Mensagens
920
Local
Negrais
1zlgab8.png


Na América do Norte, algures pelas nossas latitudes, também dominam as altas pressões. Mas lá tal situação, associada às anómalas temperaturas altas que também por lá se fazem sentir, já têm como culpado o El Niño forte que se faz sentir este ano ( pelo menos de acordo com a comunicação social).
Será que este ano o El Niño é forte o suficiente para criar efeitos aínda mais globais?
Desculpem o offtopic... mas tal parece-me inevitável :/

PS: Vejo realmente que a situação tende a mudar... e ainda bem!

De facto, o dominio das altas pressões de forma uniforme a praticamente todo o Hemisfério Norte durante meses e meses seguidos no meu entendimento deverá ser objecto de estudo e analise pois, contraria a teoria da "manta" em que se tapa de um lado, destapa-se de outro. De facto é impressionante o que tem acontecido neste ano.
 

vamm

Cumulonimbus
Registo
26 Set 2014
Mensagens
2,319
Local
Ourique
Às vezes parece que estou noutro país...
O grande nevão de 1983 não era uma coisa regular, se fosse não ficaria na memória de várias gerações. Centenas de milhares de crianças e adolescentes do norte e centro viram neve pela primeira vez nas suas vidas. Muitos adultos voltaram a ver depois de uma pequena eternidade.
Em muitos sítios já não nevava assim há 15,20, ou mesmo mais de 30 anos, desde os famosos nevões dos anos 40/50.

E já agora, em 80/81 também houve uma seca severa.
http://www.ceg.ul.pt/finisterra/numeros/1983-35/35_02.pdf
E o próprio inverno do nevão de 1983 a chuva era pouca em regiões do sul.


Não duvido que tenha vindo a nevar cada vez menos nos últimos 20 anos, mas a ideia que as pessoas têm do passado também está muito enviesada pelas "boas" memórias meteorológicas que guardamos para a vida.


PgS9Zqr.jpg


Kal1nhf.jpg


H7IHs3P.jpg


gubBBHe.jpg

Só queria fazer um reparo aqui: o meu irmão nasceu em 82 e temos fotos de 83, com ele pequeno, na rua, e há imensa neve. Nós moramos a 30km do mar, perto de Odemira. Se aquilo não era neve, então sou eu que não sei o que é neve. Os meus pais nunca viram nevar cá, por isso foi algo extraordinário e só se repetiu em 2000 e qualquer coisa, quando nevou a cotas muito baixas durante a noite e nem sequer foi muito.
 
  • Gosto
Reactions: Dias Miguel
Estado
Fechado para novas mensagens.