Tesourinhos deprimentes da Meteorologia e Clima

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Além do mais, penso que não estou a dizer assim grande asneira, ao afirmar que o clima e o relevo do Sul da Península Ibérica não é assim tão diferente o extremo Norte de África ( e já há muitos séculos) .

Outra coisa que me mete alguma confusão, dizem que virão cada vez mais tempestades repentinas, curtas e intensas.

Mas, segundo o que eu tenho lido dos membros do Sul, isso é o que tem cada vez menos. Dizem que antigamente, o regime era mais torrencial e agora a chuva cai mais suave e sem grandes ondas.

Acho que há algo que não bate certo...
 


StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,227
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Outra coisa que me mete alguma confusão, dizem que virão cada vez mais tempestades repentinas, curtas e intensas.

Mas, segundo o que eu tenho lido dos membros do Sul, isso é o que tem cada vez menos. Dizem que antigamente, o regime era mais torrencial e agora a chuva cai mais suave e sem grandes ondas.

A análise não pode, de forma alguma, ser feita na base do "segundo o que eu tenho lido dos membros do Sul, isso é o que tem cada vez menos". Esse tipo de metodologia leva às conclusões que se quiser. É preciso apresentar dados e séries concretas. A memória, quando se estende para trás, fixa eventos significativos num longo período e faz parecer que a sua frequência era grande. Vinte eventos num antigamente parece muito, comparados com cinco eventos no presente/passado recente, mas o que é isso de "antigamente" e "presente ou passado recente"? Os períodos de tempo têm de ser clara e exactamente definidos e os critérios do que é que são "tempestades repentinas, curtas e intensas" também, para a sua correcta inventariação e contabilização. Embora tenha opiniões sobre este assunto, recuso-me a entrar em qualquer discussão deste tipo que não seja apoiada correctamente em dados e critérios concretos. Rapidamente as conversas sobre estes assuntos se assemelham às estéreis discussões sobre futebol clubístico ou sobre políticas partidárias, uma vez tomado um partido ou adoptado um clube toda a argumentação vai sempre no mesmo sentido, ninguém assumindo à partida que poderá deixar-se convencer. A maior parte das discussões sobre alterações climáticas seguem este padrão eivado de clubismo ou partidarite aguda.
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
A análise não pode, de forma alguma, ser feita na base do "segundo o que eu tenho lido dos membros do Sul, isso é o que tem cada vez menos". Esse tipo de metodologia leva às conclusões que se quiser. É preciso apresentar dados e séries concretas. A memória, quando se estende para trás, fixa eventos significativos num longo período e faz parecer que a sua frequência era grande. Vinte eventos num antigamente parece muito, comparados com cinco eventos no presente/passado recente, mas o que é isso de "antigamente" e "presente ou passado recente"? Os períodos de tempo têm de ser clara e exactamente definidos e os critérios do que é que são "tempestades repentinas, curtas e intensas" também, para a sua correcta inventariação e contabilização. Embora tenha opiniões sobre este assunto, recuso-me a entrar em qualquer discussão deste tipo que não seja apoiada correctamente em dados e critérios concretos. Rapidamente as conversas sobre estes assuntos se assemelham às estéreis discussões sobre futebol clubístico ou sobre políticas partidárias, uma vez tomado um partido ou adoptado um clube toda a argumentação vai sempre no mesmo sentido, ninguém assumindo à partida que poderá deixar-se convencer. A maior parte das discussões sobre alterações climáticas seguem este padrão eivado de clubismo ou partidarite aguda.


StormRic,

Eu estava a apenas a cingir - me ao artigo, que acho um pouco pobre e redutor, falando apenas de uma forma vaga e ambígua sobre isto. Mas era apenas sobre o artigo, não sobre a problemática em si.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,452
Local
Olhão (24 m)
Além do mais, penso que não estou a dizer assim grande asneira, ao afirmar que o clima e o relevo do Sul da Península Ibérica não é assim tão diferente o extremo Norte de África ( e já há muitos séculos) .

Outra coisa que me mete alguma confusão, dizem que virão cada vez mais tempestades repentinas, curtas e intensas.

Mas, segundo o que eu tenho lido dos membros do Sul, isso é o que tem cada vez menos. Dizem que antigamente, o regime era mais torrencial e agora a chuva cai mais suave e sem grandes ondas.

Acho que há algo que não bate certo...

Embora, os últimos anos tenham sido secos no sul, não quer dizer que não haja regimes torrenciais. Todos os anos, tem ocorrido em várias zonas do Algarve, este ano foi entre Albufeira e Olhão, no ano passado foi em Olhão na noite de 29 de Novembro, em 2013 não tenho ideia, em 2012 foi em Quarteira penso eu,a 5 de Novembro, também o tornado em Lagoa, em 2011 foi a 11 de Maio em Faro e Olhão, em Setembro de 2008 foi em Olhão/Fuzeta com elevados prejuízos tal como em Albufeira. Tem havido fenómenos extremos no sul, embora não tão intensos como no Outono de 1989.

Pelo menos, existe sempre 1 evento convectivo no Algarve que causa inundações todos os anos, e ocorrem sempre nas estações de transição Outono e Primavera, mas especialmente no Outono.
 

StormyAlentejo

Cumulus
Registo
19 Set 2014
Mensagens
293
Local
Beja/Lisboa
Do que me lembro, há uns 10/15 anos atrás, os Invernos eram mais chuvosos na medida em que a chuva prolongava-se por mais dias e caia de forma mais suave. Actualmente, quando chove, é coisa de poucas horas e acaba por passar rapidamente. É a comparação que posso fazer neste curto espaço de tempo, já que não sou assim tão velho para relatar como era o tempo há 20/30 anos atrás, mas que há diferenças há! :D
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,452
Local
Olhão (24 m)
O pessoal do Sul está a dormir??? depois é bem feita que passe tudo ao lado...já agora uma palavra para os Média e Proteção civil...para dizerem asneiradas estejam calados...hoje não vai haver nem chuvadas torrenciais nem ventos fortes no Sul como andam a espalhar.

Aqui, fica o comunicado fantástico da ANPC : http://www.proteccaocivil.pt/Lists/...058/Aviso_22 _ precipitação e vento forte.pdf

Só rir, com esta paródia. :lmao::D Vai para aqui, um vendaval que nem as árvores se mexem. :eek:
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,180
Local
Setúbal

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,635
Local
Açores
No seguimento da tempestade que ocorreu hoje em Sydney:

http://www.meteopt.com/forum/topico/seguimento-oceania-2015.8077/page-4#post-527887

Não é só a imprensa portuguesa que comete brutais erros:

x7Hsnke.png


Vídeo aqui:

http://uk.reuters.com/video/2015/12/16/rare-typhoon-batters-sydney?videoId=366705621&videoChannel=75