Seguimento Meteorológico Livre

Estado
Fechado para novas mensagens.


Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Só queria fazer um reparo aqui: o meu irmão nasceu em 82 e temos fotos de 83, com ele pequeno, na rua, e há imensa neve. Nós moramos a 30km do mar, perto de Odemira. Se aquilo não era neve, então sou eu que não sei o que é neve. Os meus pais nunca viram nevar cá, por isso foi algo extraordinário e só se repetiu em 2000 e qualquer coisa, quando nevou a cotas muito baixas durante a noite e nem sequer foi muito.

Não percebi foi o teu reparo, era em relação a que?
 

Topê

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2015
Mensagens
920
Local
Negrais
Tremendamente frustrante, o que tem acontecido, não sou mesmo nada de me lamentar e tento sempre relativizar a incidência fenomenos ou padrões meteorologicos desviantes , mas este recuo dos 2 principais modelos, para aquilo que parecia como uma quase como certa mudança de padrão, deixou-me extremamente frustrado. De facto que me recorde não me lembro de um ano onde as altas pressões dominassem durante tanto tempo seguido num espaço geográfico tão alargado.
 
  • Gosto
Reactions: joralentejano

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,180
Local
Setúbal
Não via modelos a 1 dia e meio e foi uma desilusão quando vi hoje que a chuva de 25 e 26 que parecia garantida foi a vida e nada resta até ao final do ano... Ano para recordar pelos piores motivos, temo é que o próximo seja pior ainda ainda que possa parecer impossível ser pior que este ano...
 
  • Gosto
Reactions: joralentejano

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
Não via modelos a 1 dia e meio e foi uma desilusão quando vi hoje que a chuva de 25 e 26 que parecia garantida foi a vida e nada resta até ao final do ano... Ano para recordar pelos piores motivos, temo é que o próximo seja pior ainda ainda que possa parecer impossível ser pior que este ano...
olha que quando se pensa que esta mal ficasse pior
 

Sunnyrainy

Nimbostratus
Registo
24 Out 2009
Mensagens
591
Local
Ajuda, Lisboa (112 m) /Ribeira, P. de Lima (107 m)
Tremendamente frustrante, o que tem acontecido, não sou mesmo nada de me lamentar e tento sempre relativizar a incidência fenomenos ou padrões meteorologicos desviantes , mas este recuo dos 2 principais modelos, para aquilo que parecia como uma quase como certa mudança de padrão, deixou-me extremamente frustrado. De facto que me recorde não me lembro de um ano onde as altas pressões dominassem durante tanto tempo seguido num espaço geográfico tão alargado.
Duas explicações: El Niño (20%) e alterações climáticas (80%).
Quero saber o que os céticos das alterações climáticas vão dizer agora depois de perceberem que afinal os próximos dias vão continuar a trazer secura e calor fora de época :( Vão dizer que isto é normal? Não me parece...
 

Topê

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2015
Mensagens
920
Local
Negrais
Duas explicações: El Niño (20%) e alterações climáticas (80%).
Quero saber o que os céticos das alterações climáticas vão dizer agora depois de perceberem que afinal os próximos dias vão continuar a trazer secura e calor fora de época :( Vão dizer que isto é normal? Não me parece...
Duas explicações: El Niño (20%) e alterações climáticas (80%).
Quero saber o que os céticos das alterações climáticas vão dizer agora depois de perceberem que afinal os próximos dias vão continuar a trazer secura e calor fora de época :( Vão dizer que isto é normal? Não me parece...

O El Nino é o fenómeno circunstancial o aquecimento global é permanente.
Se tivermos nos próximos 10 anos, 4, 5 anos como este ou se tivermos nos dois anos a manutenção permanente deste padrão ai sim rendo-me as evidências e ao aquecimento global excessivo e galupante que vemos e ouvimos ou pouco por todo lado.Se caso contrário voltarmos a ter Invernos frios,chuvosos,Verões frescos que equilibrem as medias ai não o posso fazer. Atenção acredito nas alterações climáticas e que tem existido aquecimento global. O que não acredito é em cenários catástroficod que são perspectivados a curto prazo por quem defende o aquecimento global.
 
  • Gosto
Reactions: joralentejano
Registo
18 Mai 2015
Mensagens
2
Local
Portela
Duas explicações: El Niño (20%) e alterações climáticas (80%).
Quero saber o que os céticos das alterações climáticas vão dizer agora depois de perceberem que afinal os próximos dias vão continuar a trazer secura e calor fora de época :( Vão dizer que isto é normal? Não me parece...

Ultimamente acompanho o forum, embora nunca tenho escrito!
Mas essa tua postura @Sunnyrainy da tua parte começa a enjoar-me e sinceramente levou a que viesse aqui escrever.
A meteorologia é uma ciência complexa e com inúmeras variáveis. De hoje para amanhã, basta um ou outro fator e os modelos tiram. Ora a seguir põem. Não podemos chamar a esse jogo simples resultado das "alterações climáticas"!
Como já foi dito aqui inúmeras vezes por outro membros, este padrão não vai durar para sempre! Se não for agora será depois... mas a meteorologia é assim.
Que me fales no El Niño? Aí já poderás estar um pouco mais próximo da realidade causa-efeito. Agora as alterações climáticas? As alterações climáticas são um assunto complexo e representam uma teoria que só se poderá provar com solidez com décadas e décadas inteiras de dados!
Este forum é um espaço didático onde cada um de nós compartilha o seu conhecimento com todo o entusiasmo inerente. Mas por favor. Para com os choradinhos!
 

bigfire

Cumulus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
415
Local
Vila Real/Coimbra
O tempo vai mudar quando menos esperarmos, eu vivo no Norte e não me lembro de um Dezembro tão quente, o sabor da lareira este ano não é o mesmo, falta o frio, consegue-se andar de t-shirt durante a tarde, por isso é esperar e não perder a paciência por uma mudança nos modelos.
 

Sunnyrainy

Nimbostratus
Registo
24 Out 2009
Mensagens
591
Local
Ajuda, Lisboa (112 m) /Ribeira, P. de Lima (107 m)
Ultimamente acompanho o forum, embora nunca tenho escrito!
Mas essa tua postura @Sunnyrainy da tua parte começa a enjoar-me e sinceramente levou a que viesse aqui escrever.
A meteorologia é uma ciência complexa e com inúmeras variáveis. De hoje para amanhã, basta um ou outro fator e os modelos tiram. Ora a seguir põem. Não podemos chamar a esse jogo simples resultado das "alterações climáticas"!
Como já foi dito aqui inúmeras vezes por outro membros, este padrão não vai durar para sempre! Se não for agora será depois... mas a meteorologia é assim.
Que me fales no El Niño? Aí já poderás estar um pouco mais próximo da realidade causa-efeito. Agora as alterações climáticas? As alterações climáticas são um assunto complexo e representam uma teoria que só se poderá provar com solidez com décadas e décadas inteiras de dados!
Este forum é um espaço didático onde cada um de nós compartilha o seu conhecimento com todo o entusiasmo inerente. Mas por favor. Para com os choradinhos!

É a minha opinião. Como tal, tens de a respeitar. Tal como respeito a tua.
Sou defensor da teoria das alterações climáticas de origem antropogénica e tal evidência não se deve apenas a este ano. Como já referi (não sei se foi neste tópico), nas últimas 2/3 décadas há evidência disso. Se não as queres ver o problema é teu. É melhor encerrarmos o assunto por aqui.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.