Seguimento Meteorológico Livre

Estado
Fechado para novas mensagens.

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,644
Local
Açores
Duas explicações: El Niño (20%) e alterações climáticas (80%).

Acho que é mais o contrário. Vê lá:

In 1921 England was gripped by an extraordinary drought. High pressure systems from the Azores remained stuck for almost the entire year, leading to clear skies and dire shortages of rain. Kent was hit especially hard: the countryside turned into a parched yellow landscape and Margate was hit worst of all, where a mere 236mm (9.29in) rain fell over the whole year, a record for the lowest ever annual rainfall anywhere in the UK.

As for the weather for the rest of that autumn, October carried on as if summer had never ended, thanks to persistent anti-cyclones. It was the sunniest October on record and crowds flocked to the seaside in temperatures hitting the high 20s, peaking at an extraordinary 29C on 5 and 6 October in London.

http://www.theguardian.com/news/2011/oct/13/weatherwatch-drought-margate-eliot-waste-land

O anticiclone estar trancado a uma latitude tão elevada é tão ou mais anómalo que o anticiclone trancado à latitude de Portugal. Contudo, as alterações climáticas são pervasivas e podem haver alterações rápidas em poucas décadas (aumentando a discussão acerca do que é natural ou causado pelo homem). Eventos extremos de seca não devem ser novos. As alterações climáticas podem é reduzir o tempo de retorno.

Penso que é um bocado ingénuo minimizar o efeito das atividades humanas nos padrões meteorológicos. Interessante seria saber os efeitos da semi-permanente cortina de fumo chinesa na meteorologia dos vizinhos.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: joralentejano


Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,644
Local
Açores
Contudo, as alterações climáticas são pervasivas e podem haver alterações rápidas em poucas décadas (aumentando a discussão acerca do que é natural ou causado pelo homem).

Bangladesh’s average peak-summer temperature in May has climbed to 28.1 degrees Celsius (83 Fahrenheit) in 1990-2009 from 26.9 in 1900-1930, and could rise to 31.5 degrees in 2080-2099, World Bank data show. Average June rainfall has dropped to 467.1 millimeter from 517.5 in that time.

http://www.bloomberg.com/news/artic...ce-bangladesh-farmers-to-look-inland-for-jobs
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Já houve Dezembro com temperaturas acima da média noutros anos também.

E com temperaturas na primeira quinzena, por vezes a rondar os 20 graus ou mais. Tudo bem, por vezes há anos assim.

Agora, quando vejo a previsão do ECM a mais de 200 h, com temperaturas a rondar os 20 graus à entrada de Janeiro ( o período mais frio do ano) já não sei o que diga.

Ainda estamos longe, por isso ainda passível de mudança, mas se se confirmar, vou ter que reconhecer que estaremos perante um estranho fenómeno e já muito pouco normal.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
Já houve Dezembro com temperaturas acima da média noutros anos também.

E com temperaturas na primeira quinzena, por vezes a rondar os 20 graus ou mais. Tudo bem, por vezes há anos assim.

Agora, quando vejo a previsão do ECM a mais de 200 h, com temperaturas a rondar os 20 graus à entrada de Janeiro ( o período mais frio do ano) já não sei o que diga.

Ainda estamos longe, por isso ainda passível de mudança, mas se se confirmar, vou ter que reconhecer que estaremos perante um estranho fenómeno é já muito pouco normal.
Se janeiro continuar assim sem frio, já nem sei o que pensar...podemos estar muito longe e não estou a fazer previsões nenhumas, mas se os meses mais frios têm temperaturas de 20°C como será o próximo verão? Só mesmo se isto for tudo trocado e o verão for fresco mas duvido muito, penso é que seja igual ou ainda pior que este que passou...
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
Até temos tido alguns anos recentes assim, quase sem inverno e depois quase sem Verão, falando em temperatura.O que não é assim tão estranho. Temos tido anos com zonal forte, que tendencialmente ameniza os extremos graças a fluxo atlântico, tanto em termos de extremos frios como quentes. Portanto não é nada linear esperar um verão muito quente só porque o inverno foi pouco frio..

De qualquer maneira, ainda nem sabemos como vai acabar o inverno, só para começar..

Por outro lado, o último Verão já não foi propriamente o padrão que referi, foi dominado por este padrão de dorsal que persiste, portanto quente, embora na altura de forma mais significativa para o lado de Espanha. Nesta altura convivem os dois padrões: dorsal aqui com tempo morno e maioritariamente seco, e zonal no Atlântico norte, com tempo ameno na maior parte da Europa como consequência. Portanto independentemente de como venha a ser o inverno, o verão seguinte também dependerá deste balanço entre os dois padrões, sendo portanto um total tiro no escuro saber se será quente ou não, e onde.

Vá, convenhamos... Qualquer previsão sazonal é essencialmente um tiro no escuro.. A meio ano então, é "bruxaria".
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,088
Local
Horta, Matriz, (90m)
Até valia a pena ir ao Corvo à procura de neve :D

8v0wh2y.png


O GFS mostra algo semelhante mas mais fraco:

HeBB2Y0.png


Eu cá já vou torcendo :D

JyRWtw8.jpg
Pois, saída de sonho mesmo :) já ando desde ontem a cruzar os dedos hehehe
 
  • Gosto
Reactions: Thomar

StormyAlentejo

Cumulus
Registo
19 Set 2014
Mensagens
293
Local
Beja/Lisboa
Ontem ao cair da noite. Como podem ver, o trigo está baixo e a precisar de água urgentemente. Não é com as pingas de hoje que isto vai lá.
Começo a ficar pessimista em relação a este inverno, nem há barrancos a correr. Ou isto muda de uma forma que nos vai surpreender a todos, ou vamos ter tempo seco até ao verão.

Capturar.jpg
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,088
Local
Horta, Matriz, (90m)
Não. E 13 cm de neve do Faial é quase impossível. Só mesmo num cenário completamente aberrante. Se me garantissem 2 ou 3 cms de neve nos pontos mais altos da ilha (e se fosse na minha tanto melhor) aceitava já :D
Já vi entradas menos propícias a deixar 2 ou 3 cm... Mas não quero criar expectativas, porque quase de certeza teria uma grande desilusão lololol
 
  • Gosto
Reactions: Thomar

StormyAlentejo

Cumulus
Registo
19 Set 2014
Mensagens
293
Local
Beja/Lisboa
Ultimamente acompanho o forum, embora nunca tenho escrito!
Mas essa tua postura @Sunnyrainy da tua parte começa a enjoar-me e sinceramente levou a que viesse aqui escrever.
A meteorologia é uma ciência complexa e com inúmeras variáveis. De hoje para amanhã, basta um ou outro fator e os modelos tiram. Ora a seguir põem. Não podemos chamar a esse jogo simples resultado das "alterações climáticas"!
Como já foi dito aqui inúmeras vezes por outro membros, este padrão não vai durar para sempre! Se não for agora será depois... mas a meteorologia é assim.
Que me fales no El Niño? Aí já poderás estar um pouco mais próximo da realidade causa-efeito. Agora as alterações climáticas? As alterações climáticas são um assunto complexo e representam uma teoria que só se poderá provar com solidez com décadas e décadas inteiras de dados!
Este forum é um espaço didático onde cada um de nós compartilha o seu conhecimento com todo o entusiasmo inerente. Mas por favor. Para com os choradinhos!

Eu acho que está mais que visto que o tempo já não é o que era, não percebo porquê tanto cepticismo. É certo que este padrão seco não vai durar para sempre, mas quando mudar, se mudar, não será como em invernos anteriores. Falo dos invernos de há 10/20 anos atrás em que chovia de forma controlada e prolongada, choviam dias seguidos quase sem interrupção. Agora nada disso acontece, pelo menos no Alentejo que conheço. Mais membros do Sul concordarão que mesmo não estando habituados a muita chuva, podemos afirmar que cada vez é mais escassa.

"O maior problema recai no fato de as condições meteorológicas do planeta terem se alterado por causa da mudança climática e as condições não são as mesmas de uma década e meia atrás: tendência geral para um aumento da temperatura do oceano, derretimento das geleiras do Ártico e diminuição de mais de 1 milhão de quilômetros quadrados da camada de neve no hemisfério norte.

A OMM teme que a interação entre o aquecimento global e o fenômeno possam ter efeitos desconhecidos e muito prejudiciais. Neste ano, o El Niño contribuiu para uma grande seca na América Central e acredita-se que em partes da América do Sul, especialmente no Equador e no Peru, possa provocar os mesmos desastres que no último grande episódio entre 1997-1998."
Fonte
 
Estado
Fechado para novas mensagens.