Tornados em Portugal

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga


Ladybug

Cirrus
Registo
29 Dez 2007
Mensagens
7
Local
Sintra
Olá todos, o meu nome é Rita e fiz o meu hoje o meu registo :) Tenho que vos dizer que este tópico esta BRUTAL!!!! desde as fotos, as informações... 5 estrelas!!! Infelizmente não tenho fotos tiradas por mim de tornados mas espero um dia poder assistir a essa grande força da natureza. :)
 

remy

Cirrus
Registo
8 Fev 2007
Mensagens
68
Local
Toulouse
bem-vinda rita ao fórum e, a este assunto. I faixa que você acabou de sintra. Eles tinham um tornado em sintra a 12/12/1996 um F1. Mas neste momento eu quero encontrar fotos de tornados ou danos de tornados em portugal. Porque eu criar uma base de dados sobre o tema desde o ano passado com a colaboração de Paula Leitão. Portanto, se você tem alguns arquivos ou imagens para mim que eu quero o bem toma prazer. Eu digo a todos sobre este fórum aqui tiver imagens dos danos ... Sinta-se livre para enviá-los para mim.:D
 

remy

Cirrus
Registo
8 Fev 2007
Mensagens
68
Local
Toulouse
Analisamos recentemente na minha base e eu percebi que o ano de 2002 registou um número muito elevado de grave tornados. 6 F2 tornados e 3 outros cuja força não é realmente conhecida. Uma onda de tornado ou Tornado Outbreak certamente teria de ter lugar.

13/11/2002: 2 tornados quais 1 F2 (Murtosa,Seixal)
15/11/2002: 3 tornados quais 1 F2 (Entrocamento,Vila Nova da Barquinha,Foz Do Douro)
21/11/2002: 1 tornados F2 (Leiria)

Isto é, de longe, o mais ativo do ano em termos de tornados no país;).
 

Ladybug

Cirrus
Registo
29 Dez 2007
Mensagens
7
Local
Sintra
bem-vinda rita ao fórum e, a este assunto. I faixa que você acabou de sintra. Eles tinham um tornado em sintra a 12/12/1996 um F1. Mas neste momento eu quero encontrar fotos de tornados ou danos de tornados em portugal. Porque eu criar uma base de dados sobre o tema desde o ano passado com a colaboração de Paula Leitão. Portanto, se você tem alguns arquivos ou imagens para mim que eu quero o bem toma prazer. Eu digo a todos sobre este fórum aqui tiver imagens dos danos ... Sinta-se livre para enviá-los para mim.:D

Obrigada :D Não tenho nenhum material relativamente a esse fenomeno mas se encontrar alguma coisa eu envio :)

Tenho feito várias pesquisas sobre o tema e cada vez estou mais fascinada com os tornados.

é possivel enviar o trabalho de Paula Leitão que fala neste tópico para o meu mail também? :)
 

remy

Cirrus
Registo
8 Fev 2007
Mensagens
68
Local
Toulouse
Rita naturalmente, não há problema se você não me enviar o seu endereço de e-mail por mensagem privada e eu ficaria feliz em transmitir a informação.
 

remy

Cirrus
Registo
8 Fev 2007
Mensagens
68
Local
Toulouse
Será que vamos nós para 2 novas fotos de Jackrabbit em Portugal! A primeira foi Olhão 13 de janeiro de 2008 ea segunda em Palmela Aires em 23 de março de 2007 e, finalmente, uma fotografia de um pó diabo Vouzela tomada em agosto de 2005 :D

1694293.jpg

(c) 2008 João Martins

1131411.jpg

(c) José Canelas

1630059.jpg

(c) Magalhães
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,403
Local
Olhão (24 m)
Será que vamos nós para 2 novas fotos de Jackrabbit em Portugal! A primeira foi Olhão 13 de janeiro de 2008 (...)

1694293.jpg

(c) 2008 João Martins

Excelente foto Remy:thumbsup:. Ao fundo no lado direito nota-se bem o Farol do Cabo de Santa Maria (Ilha do Farol).
 

remy

Cirrus
Registo
8 Fev 2007
Mensagens
68
Local
Toulouse
Ao fundo no lado direito nota-se bem o Farol do Cabo de Santa Maria (Ilha do Farol)
;)

Em qualquer caso, quando o próximo fotos de tornados nas grandes planícies do Alentejo é baixo Alentejo ? Será que o cara tem de começar a caçar os próximos trovoadas ... No próximo ano, é possível que eu venho de França com os amigos caçadores tornados no sul de Portugal, em abril de descobrir as regiões Planícies distrito de Beja e Evora por 8 dias e pode ser caçada ! - intéresserais alguém para se juntar a nós ?:D:D:D
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Bons achados Remy :thumbsup:

A partir dessas encontrei mais uma que não conhecia da famosa Tromba de Carcavelos de 21 de Fevereiro de 2004 em que já há outras fotos neste tópico.

427559ag9.jpg

(c) Sara Amaral

2005-11-23
Esta foto foi tirada da janela da varanda do escritório da minha casa (um 8º andar com uma vista sem dúvida priveligiada)... Foi tirada há já mais de um ano (ou dois), foi um tornado (ou tromba de água, visto que foi no mar) que houve na praia de Carcavelos. Pensava que tinha perdido as fotos mas hoje encontrei-as e mal consigo segurar a minha alegria! Partilho com vocês aquele que foi o fenómeno natural mais espantoso que alguma vez vi!!!
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Boa tarde pessoal, podia ser coincidência, mas hoje as minhas pesquisas também surtiram efeito. Vila Franca de Xira, 24 de Maio de 2007

Sobre estas últimas imagens (obrigado pela partilha!) ficam-me algumas dúvidas. Isto pode ser considerado uma funnel cloud? É que tenho algumas dúvidas se chega a tocar no chão, mas de qualquer forma a designação "funnel" é aplicável a estes casos?

Ás vezes a noção que tenho é que estes fenómenos não são assim tão raros se formos contabilizar todos, mesmo aqueles que não produzem efeitos ou não são amplamente testemunhados! E por vezes há as dúvidas...

Lembro-me de um fim de semana em Oliveira de Azeméis em que assisti a algo que se assemelhava a um tornado. Era para ter comentado no fórum mas eu próprio tive dúvidas. Por um lado não tive possibilidades de qualquer registo fotográfico e mesmo que tivesse a formação desapareceu rápidamente!

O tornado de Santarém por exemplo vê-se clarissimamente que é um tornado, mas depois há situações que são mesmo muito duvidosas... Então quando as bases da nuvens não são certinhas, parece sempre que algo se quer formar que algo se quer desprender... ou então é mera ilusão "meteolouca" :p