Seguimento Meteorológico Livre

Estado
Fechado para novas mensagens.


StormyAlentejo

Cumulus
Registo
19 Set 2014
Mensagens
293
Local
Beja/Lisboa
"“Arctic amplification” of climate change remained in full swing in 2015. Broad areas of the Arctic were more than 5°F (3°C) warmer than average during the report card’s monitoring year (October 2014-September 2015), with temperatures over land areas record warm. The increase in temperature over Arctic regions continued to outpace the global average."

annualtemp_oct2014-sep2015_610.jpg


https://www.climate.gov/news-features/features/2015-arctic-report-card-visual-highlights
 
  • Gosto
Reactions: vamm e lserpa

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Afinal, o GFS e o ECM estiveram bem a modelar esta pequena depressão, que está e vai continuar a afetar até ao dia de amanhã o Norte, em especial.

Já à muitas saídas atrás ( eu próprio tinha postado a referir - me à possibilidade de um Natal molhado) que estes 2 modelos tinham modelado a possibilidade de um pequeno evento, principalmente no Litoral Norte, nos dias anteriores ao Natal ( até à véspera) , desanuviando no dia de Natal.

Os modelos acertaram em cheio. :thumbsup:

O que nos dá alguma esperança para a semana ( relativamente à precisão dos modelos) . :pray:
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Impressionante como o Hemisfério Norte, Polo Norte incluído, continua no geral com uma anomalia positiva na temperatura. E a NAO a latitudes tão setentrionais.

Estranho como não se vê, como é normal, a lei da compensação. Anomalias positivas na temperatura numas zonas compensadas por anomalias negativas noutras.
Este "El nino " combinado, possivelmente, com as alterações climáticas está a ter um efeito incrível, que eu não imaginava que pudesse ter.

Estou curioso como será a evolução a médio prazo quando o El nino terminar.
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

manelmeteo

Cirrus
Registo
22 Jul 2015
Mensagens
56
Local
Portalegre- 700 metros( salão frio)/ Vidigueira
Nas últimas saídas, quer o GFS quer o ECM cortaram na precipitacao. Quando parecia que íamos entrar finalmente numa mudança de padrão, parece que a partir do dia 4, o AA parece querer recuperar a sua posição.
Parece que anda sempre ao largo, não está fácil sairmos disto.

E as propalada entradas frias, nem vê - las.
Desculpa lá, mas porque é que estás sempre a chorar? vais ter mais de 1 semana inteira de chuva com acumulados de 200mm ou mais, claro se se confirmar.
Vives numa das zonas mais chuvosas do pais, o que queres mais? já irrita.
Se vivesses no Algarve ou no Alentejo nem sei como seria.
 
  • Gosto
Reactions: TekClub

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Desculpa lá, mas porque é que estás sempre a chorar? vais ter mais de 1 semana inteira de chuva com acumulados de 200mm ou mais, claro se se confirmar.
Vives numa das zonas mais chuvosas do pais, o que queres mais? já irrita.
Se vivesses no Algarve ou no Alentejo nem sei como seria.
Não vejo qualquer "choro" a respeito do que o James mencionou. Ele só está a constatar os factos. Para quê esse ódio todo?
 
  • Gosto
Reactions: lserpa
Estado
Fechado para novas mensagens.