Tesourinhos deprimentes da Meteorologia e Clima



romeupaz

Cumulus
Registo
5 Set 2008
Mensagens
432
Local
Leiria (76 m)
Que vergonha dá vontade de chamar nomes!!!!! Fogeeeee!
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,446
Local
Olhão (24 m)

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Não há volta a dar..:disgust:

El Nino deixa Califórnia debaixo de água

Hoje às 01:00

A Califórnia está sob trombas de água devido ao fenómeno meteorológico El Nino, que provocam inundações e deslizes de terras, mas este dilúvio só deve trazer um pequeno alívio à seca histórica no oeste norte-americano.

http://www.jn.pt/PaginaInicial/Mundo/Interior.aspx?content_id=4967625

Caros jornaleiros, isto é que é uma tromba de água:

spout.jpg
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Este Inverno pode ser o mais chuvoso em 30 anos

Em declarações à Renascença, a meteorologista Ilda Novo avança que “a temperatura deverá subir entre 0,5 e 1 graus, em relação aos valores habituais”.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) espera mais chuva para os próximos meses do que o habitualmente registado nas últimas décadas, mas também uma subida das temperaturas. A previsão sazonal engloba os meses de Janeiro, Fevereiro e Março.

Em declarações à Renascença, a meteorologista Ilda Novo avança que “os valores de precipitação que estão previstos para os primeiros três meses do ano são superiores à média registada nos últimos 30 anos”.

Embora não seja possível indicar o período concreto em que os índices de precipitação serão superiores, o balanço geral dos três meses indica que deverá chover mais do que o habitual.

http://rr.sapo.pt/noticia/43524/este_inverno_pode_ser_o_mais_chuvoso_em_30_anos
 

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
Eh pá... Ouve-se com cada "tesourinho" e canelada nos directos das TV's durante o mau tempo....
Das inúmeras de hoje dou destaque ao que disse o comandatente nacional da ProCiv às 20.00 em directo na TVI, algo do género:
"já choveram mais de 200mm por cm^2...
 
  • Gosto
Reactions: CptRena e Thomar

Topê

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2015
Mensagens
920
Local
Negrais
Muito mal na minha opinião os especialistas nesta área na comunicação social, parecem que tem todos uma cassete e não conseguem sair de um determinado registo, e mais não informam no meu entendimento os cidadãos convenientemente, hoje na Sicnoticias no programa opinião publica vista por milhões de portugueses, assistimos mais do mesmo, explicações superficiais, pouco assertivas, subjectivas, baseadas em chavões, do aquecimento global, alterações climáticas no mediterrâneo,etc,etc .
O que é que estas superfícies frontais atlânticas, têm haver com alterações climáticas ou com o facto de sermos um pais da orla mediterrâneo? Nada.
O registo que tivemos nestes últimos dias, é o padrão comum do nosso clima principalmente a Norte, durante o Inverno, é uma inevitabilidade, que nada tem haver com uma alteração climática mas antes pelo contrário por uma normalização climática, e que nada tem haver com o mediterrâneo, pois estas massas de ar vêm do Atlântico.
Logo custa muito informar correctamente os cidadãos? Explicar que o Norte de Portugal principalmente o Litoral Norte é fortemente influenciado pelo atlântico e por superfícies frontais que trazem fortes indices de precipitação a esse territorio , valores que variam entre os 1000-2500mm anuais? e que isso nada tem haver com alterações climáticas mas sim com a característica essencial deste clima? Que faz desta região,das regiões europeias onde mais chove? Logo, os cidadãos, as entidades tem de preparar a região e dota-la para este tipo de clima e não para outro? e que convém ensinar as populações a no Norte, no Centro do pais, em dias de intempéries, os cidadãos, os nossos turistas não andarem a passear em serras tipo Gerês, ou junto á praia como tivessem em Tenerife.
Os portugueses por vezes nem para si são bons, acima de tudo somos um Povo dotado de dois defeitos muito grandes a teimosia, e a falta de rigor, acho que as populações mereciam mais e melhor informação.
 
  • Gosto
Reactions: Thomar

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)