Seguimento Litoral Norte - Janeiro 2016

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,294
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
vi agora na cmtv cheias na Trofa e em Agueda em directo

vXarQjH.jpg


A precipitação em Arouca chegou aos 57,6 mm em 6 horas; totaliza mais de 130 mm em 24 horas, à semelhança de Luzim e P.Ferreira, mas foi mais concentrada nas últimas horas.
 


james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
vi agora na cmtv cheias na Trofa e em Agueda em directo


Confirmo. Passei pela Trofa e o Rio Ave leva um enorme caudal e já galgou as margens.

Rios Lima e Cávado também já levam caudais significativos.

Quase todos os pequenos rios já inundam os campos.

Também está frio, com tatual de 10 graus. Já deve estar a nevar nos pontos mais elevados das maiores serras.
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
O pior ja passou amigos?ou espera-se ainda muita chuva?

A maior parte da precipitação que trazia a frente já caiu. Agora, na transição para o pós - frontal, já não vai chover tanto, mas, por outro lado, pode chover muito em pouco tempo em alguns locais.

Mas não vai melhorar muito, pois vai aumentar de novo a intensidade do vento e o tempo vai arrefecer bastante.
 
  • Gosto
Reactions: TekClub e StormRic

whiplash11

Cirrus
Registo
14 Nov 2014
Mensagens
25
Local
Porto
E quanto ao rio Douro?tanto na régua como no Porto e em Gaia?durante esta semana pode subir?vejo que vai chover nos proximos dias,dai a minha questão
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
E quanto ao rio Douro?tanto na régua como no Porto e em Gaia?durante esta semana pode subir?vejo que vai chover nos proximos dias,dai a minha questão


Acho que vai depender muito do que chover no Alto Douro Superior e na mesma espanhola ( no Alto Douro inferior e Douro Litoral está mais ou menos garantido muita chuva) e da gestão que vai ser feita nas barragens.
 
  • Gosto
Reactions: slbgdt

huguh

Cumulonimbus
Registo
1 Out 2015
Mensagens
2,802
Local
Godim - Peso da Régua (93m)
E quanto ao rio Douro?tanto na régua como no Porto e em Gaia?durante esta semana pode subir?vejo que vai chover nos proximos dias,dai a minha questão

Aqui na Régua ainda está num nível normal mas diz-me os muitos anos que tenho de cheias que com a chuva que ainda vai cair até à próxima segunda, com destaque para dias 8 e 11 quase de certeza que vai atingir o cais da Régua, o que é considerado normal por aqui...
A capacidade de encaixe das barragens até ainda pode ser alguma mas com esta quantidade de chuva em tão pouco tempo, rapidamente se esgota
 

Guedes 114

Cirrus
Registo
23 Set 2014
Mensagens
54
Local
Fafiães - Galegos
Boa tarde,

Em relação à gestão das barragens vai depender muito de "nuestros hermanos" pois tanto Carrapatelo como Crestuma já estão a debitar à capacidade maxima.

Cumps.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,933
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Depois de tantas horas a chover, eis que finalmente não chove, segue-se agora um intervalo antes da chegada dos aguaceiros no pós frontal. :rain: :cold: :trovao:

55.4 mm acumulados.

Está a ficar algo frio com 10.1 ºc actuais.
 
Última edição:

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,933
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
O intervalo não é assim tão grande, neste momento cai um aguaceiro :rain: