Seguimento Interior Norte e Centro - Janeiro 2016



jotackosta

Nimbostratus
Registo
23 Jan 2013
Mensagens
875
Local
Pedrosas, Sátão (584m) / Gstaad, Suíça (1050m)
Onde viste a temperatura de Castro Daire?

5.7ºC aqui, já esteve em 5.1ºC.
House um aguaceiro curto(10min) mas intenso ás 03:30

Queria ter dito Moimenta da Beira, lapso meu!
Boas fotos as de hoje :) Também andei por aí perto mas só no final da tarde. Já não apanhei queda de neve entre Vila Nova de Paiva e Castro Daire. Mas bastou subir um pouco a Serra, em direcção à Gralheira, para ver um bom acumulado!

Sigo com 4ºC
 

jotackosta

Nimbostratus
Registo
23 Jan 2013
Mensagens
875
Local
Pedrosas, Sátão (584m) / Gstaad, Suíça (1050m)

Joaopaulo

Cumulonimbus
Registo
28 Dez 2013
Mensagens
4,552
Local
Rechousa - VNGaia (174m)
Fotos de Pitões das Júnias, Montalegre, belo manto branco:w00t: :cold:

9rhAZLR.jpg


ex2zFIG.jpg


q2ZtEAK.jpg

VOBOptz.jpg


XtpNtkL.jpg



 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Caracterizando o dia de hoje numa palavra: Desilusão:facepalm::sad:

Bom mais uma vez o Caramulo morreu na praia, acredito que até tenha havido água-neve, mas a acumulação foi um redondo 0, como já esperava até. Todos opinam acerca deste problema da serra, mas o que é facto é que não há uma conclusão definitiva para o facto de nevar em zonas mais baixas situadas mais a norte, e o Caramulo ficar a ver navios:disgust:. Dizem que é a humidade a mais, dada a bacia hidrográfica da zona e a proximidade ao mar (mas que se virmos há outras serras no Litoral que têm bons nevões, ou zonas no norte do distrito que até estão rodeadas de rios como Sernancelhe(mas aqui talvez a continentalidade justifique), falam da orientação da serra, bom de uma panóplia de possiveis justificações, mas eu acho que este assunto devia ser alvo de um estudo mais profundo, porque afinal no século passado os nevões eram mais frequentes e volumosos, claro que agora se fala de aquecimento global... O IPMA pouco se preocupa com a situação aliás nem uma mera estação meteorológica tentam instalar, mas claro dir-me-ão que o IPMA não se pode preocupar com todos estes pormenores e situações idênticas:unsure:

Mas também da experiência que tenho só quando a temperatura ronda os 5ºC aqui em baixo e a cotas descem aos 600m, é que lá em cima costuma nevar bem, e o que é facto é que a temperatura hoje mal passou dos 6ºC todo o dia, os próprios aguaceiros me desiludiram, foram sobretudo moderados e nem um bocadinho de granizo houve para amostra, foi vê-los chegar à serra e enfraquecerem rapidamente. Ainda nas últimas saídas de radar dá para ver esse enfraquecimento repentino, o que provavelmente até pode explicar parte do triste episódio de hoje lá pelos topos da serra e da fraca descida de temperatura ao longo do dia por aqui.
xBN2Ma4.png
 
Última edição:
Registo
17 Set 2010
Mensagens
18
Local
Cruz de Pau, Seixal
Caracterizando o dia de hoje numa palavra: Desilusão:facepalm::sad:

Bom mais uma vez o Caramulo morreu na praia, acredito que até tenha havido água-neve, mas a acumulação foi um redondo 0, como já esperava até. Todos opinam acerca deste problema da serra, mas o que é facto é que não há uma conclusão definitiva para o facto de nevar em zonas mais baixas situadas mais a norte, e o Caramulo ficar a ver navios:disgust:. Dizem que é a humidade a mais dada a bacia hidrográfica da zona e a proximidade ao mar (mas que se virmos há outras serras no Litoral que têm bons nevões, ou zonas no norte do distrito que até estão rodeadas de rios como Sernancelhe(mas aqui talvez a continentalidade justifique), falam da orientação da serra, bom de uma panóplia de possiveis justificações, mas eu acho que este assunto devia ser alvo de um estudo mais profundo, porque afinal no século passado os nevões eram mais frequentes e volumosos, claro que agora se fala aquecimento global... O IPMA pouco se preocupa com a situação aliás nem uma mera estação meteorológica tentam instalar, mas claro dir-me-ão que o IPMA não se pode preocupar com todos estes pormenores e situações idênticas:unsure:

Mas também da experiência que tenho só quando a temperatura ronda os 5ºC aqui em baixo e a cotas de 600m, é que lá em costuma a nevar bem, e o que é facto é que a temperatura hoje mal passou dos 6ºC todo o dia, os próprios aguaceiros me desiludiram, foram sobretudo moderados e nem um bocadinho de granizo houve para amostra, foi vê-los chegar à serra e enfraquecerem rapidamente. Ainda nas últimas saídas de radar dá para ver esse enfraquecimento repentino, o que provavelmente até pode explicar parte do triste episódio de hoje lá pelos topos da serra e da fraca descida de temperatura ao longo do dia por aqui.
xBN2Ma4.png

Como compreendo ... passei dia aqui na cidade à espera de ver algo lá no topo e nada ... Lá perdi novamente a minha aposta.
Esperemos o q dia 11 nos guarda.
 
  • Gosto
Reactions: Mr. Neves