Previsões curto prazo: até 3 dias (Janeiro 2016)

karkov

Cumulus
Registo
15 Nov 2007
Mensagens
428
Local
Guimarães
Desde o inicio do dia de domingo até à madrugada de domingo para segunda, o GFS insiste em valores na ordem dos 180mm em 24h no Norte! :eek:
Com a quantidade de jogos de futebol que há por todo o país, muitos não vão chegar ao fim ou sequer começar...

Saída das 18h

v5loue.jpg

25i1xqf.jpg

1z6kx1.jpg

2whgwea.jpg

Nem sempre é mau obrigarem-nos (SportTv) a jogar mais cedo (Moreirense - Vitória as 16:15 de uma quarta-feira)... Abençoado jogo as 18:30 de sábado... Se fosse no domingo como os protegidos (da SportTv) ia ser complicado... :p :p :p
 
  • Gosto
Reactions: Garcia


lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
Desde o inicio do dia de domingo até à madrugada de domingo para segunda, o GFS insiste em valores na ordem dos 180mm em 24h no Norte! :eek:
Com a quantidade de jogos de futebol que há por todo o país, muitos não vão chegar ao fim ou sequer começar...

Saída das 18h

v5loue.jpg

25i1xqf.jpg

1z6kx1.jpg

2whgwea.jpg
Já agora aproveito as tuas imagens para concluir que nos Açores a precipitação forte mantém-se! A run das 18 do GFS vem reforçar essa probabilidade.
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

huguh

Cumulonimbus
Registo
1 Out 2015
Mensagens
2,799
Local
Godim - Peso da Régua (93m)
Nem sempre é mau obrigarem-nos (SportTv) a jogar mais cedo (Moreirense - Vitória as 16:15 de uma quarta-feira)... Abençoado jogo as 18:30 de sábado... Se fosse no domingo como os protegidos (da SportTv) ia ser complicado... :p :p :p

Off topic: até estava mais a referir-me a jogos de equipas inferiores como no CNS e jogos nos distritais, mas sim esses também :P
Parece que vai ser mais um jogo entre Boavista e Porto debaixo de água,ou neste caso em cima dela :D
 

karkov

Cumulus
Registo
15 Nov 2007
Mensagens
428
Local
Guimarães
Off topic: até estava mais a referir-me a jogos de equipas inferiores como no CNS e jogos nos distritais, mas sim esses também :P
Parece que vai ser mais um jogo entre Boavista e Porto debaixo de água,ou neste caso em cima dela :D

Mas esses não têm influência em transmissões televisivas e afins... tirando o Boavista - Porto... mas esse já o ano passado foi debaixo de um temporal e correu mal ao Porto...
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
O vento, com esta run das 18h mantém a probabilidade de vento Forte , a muito Forte para o grupo oriental!
Pena que o IPMA ainda está a fiar-se na run das 00z do ECMWF... Quem estará correto? Na minha opinião, o GFS...
5d39a9c88dac259959bdeb6f6203a4c5.jpg
 
  • Gosto
Reactions: TekClub e huguh

huguh

Cumulonimbus
Registo
1 Out 2015
Mensagens
2,799
Local
Godim - Peso da Régua (93m)
IPMA a meter aviso laranja de precipitação para Viana,Braga, Porto, Vila Real, Viseu e Aveiro entre as 6 da manhã de domingo até ao fim do dia.
Acham possível que chegue a atingir o vermelho? Não me parece que chegue lá.. Estive a ver os critérios de emissão (+40mm/1hora ou +60mm/6h) e até pode ficar perto da 2ª opção mas não me parece que seja suficiente
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
IPMA a meter aviso laranja de precipitação para Viana,Braga, Porto, Vila Real, Viseu e Aveiro entre as 6 da manhã de domingo até ao fim do dia.
Acham possível que chegue a atingir o vermelho? Não me parece que chegue lá.. Estive a ver os critérios de emissão (+40mm/1hora ou +60mm/6h) e até pode ficar perto da 2ª opção mas não me parece que seja suficiente


Vermelho acho que não. Os modelos até têm tirado ligeiramente os picos de precipitação e distribuído mais ao longo do dia. Laranja é adequado e já é gravoso.

Agora, outra questão é a grande saturação dos solos que se verifica e aí seria um aviso vermelho, pois estas chuvadas vão trazer problemas, de certeza. Mas, que eu tenha conhecimento, o IPMA não tem como critério na emissão de avisos a saturação dos solos.
 

huguh

Cumulonimbus
Registo
1 Out 2015
Mensagens
2,799
Local
Godim - Peso da Régua (93m)
IPMA a meter aviso laranja de precipitação para Viana,Braga, Porto, Vila Real, Viseu e Aveiro entre as 6 da manhã de domingo até ao fim do dia.

Atenção, alteração do IPMA
Aviso laranja
começa já hoje a partir das 18h até ao fim do dia de domingo (em vez de começar só às 6 da manhã de amanhã)
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Convecção bem organizada deverá continuar na região norte, associada á frente polar, num sector com regime de advecção de ar quente á sfc por baixo de ar frio nos niveis altos.

A sobreposição do low level jet de SW com o jet polar de oeste aos 300hpa deverá garantir condições de shear favoráveis á manutenção de estruturas convectivas de ciclo de vida longo e bem organizadas, com risco de granizo e rajadas severas.

u4hNMmC.png
 

gomas

Cumulus
Registo
6 Fev 2014
Mensagens
114
Local
lamego(arredores)-300m
para a minha zona todo domingo metem 40m de chuva:surprise:
acho curioso tantas horas seguidas vai ser um evento isolado
o que pode trazer complicaçoes uma vez os solos nao conseguem
isolar tanta agua
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
rEBtRbT.gif


Parece um mapa de precipitação acumulada total, mas não é. Perspectiva-se para o norte do país um evento algo persistente e forte localmente no que toca à chuva, portanto a ver que problemas é que isso pode dar com os terrenos já saturados dos eventos anteriores.

Vai ser de destacar também o vento que não só vai ser forte em rajadas mas como também em valor médio especialmente nas terras altas.