Previsões curto prazo: até 3 dias (Janeiro 2016)

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,634
Local
Açores
f0De6VG.png


O GFS já alterou ligeiramente a localização dos maiores acumulados, estando tendencialmente agora no G. Central. Mas ainda é cedo, havendo certamente melhores dados amanhã. A chuva a sério deverá começar no dia 11.
 


gomas

Cumulus
Registo
6 Fev 2014
Mensagens
114
Local
lamego(arredores)-300m
f0De6VG.png


O GFS já alterou ligeiramente a localização dos maiores acumulados, estando tendencialmente agora no G. Central. Mas ainda é cedo, havendo certamente melhores dados amanhã. A chuva a sério deverá começar no dia 11.

meu deus tanta chuva tanto nas ilhas como no continente
vai haver recordes de precipitaçao
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)


Tudo bem, mas, como sempre o IPMA joga pelo seguro. As rajadas previstas já estão no limite do amarelo e na transição para o laranja. Parto do princípio que o IPMA exclui por completo a hipótese de uma rajada de 95km/h ou mesmo de 91 km/h, que já estão dentro do intervalo para aviso laranja.

Ainda podia ir mais longe e dizer que como, penso eu, é extremamente difícil de detectar previamente se as rajadas podem atingir 90 ou 95 hm / h, poderia afirmar que o IPMA quis ser conservador e escolheu emitir o aviso amarelo em vez do laranja.

Por outro lado, também posso pensar que o IPMA emitiu aviso amarelo, porque não acredita que as rajadas de vento se aproximem dos 90 km)/h. O que neste caso, estaria a induzir a população em erro, esperando esta fortes rajadas, quando na realidade vão ser mais baixas.

Estas duas ideias são paradoxais, pois a primeira implica que o IPMA está um pouco conservador, enquanto na segunda está um pouco arrojado.

A ideia que eu fico é que o IPMA está ainda um pouco indeciso em relação à intensidade do vento neste evento.
 
Última edição:

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Estas duas ideias são paradoxais, pois a primeira implica que o IPMA está um pouco conservador, enquanto na segunda está um pouco arrojado.A ideia que eu fico é que o IPMA está ainda um pouco indeciso em relação à intensidade do vento neste evento.

As entidades oficiais por norma trabalham segundo protocolos e não por meras conveniências.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,634
Local
Açores
Fazendo uma antevisão das próximas 72 horas no arquipélago dos Açores usando o GFS 18z... certos aspetos deste evento parecem-me algo voláteis por isso vou dividir a minha opinião por dias.

Nas próximas 24 horas:

Oo arquipélago dos Açores continuará a ser afetado pelo rio atmosférico, havendo ainda a passagem, na próxima madrugada, da depressão nos níveis baixos que abordei anteriormente (aviso amarelo para chuva nos Grs. Central e Oriental). Ao longo do dia de amanhã, a frente (tecnicamente é isto que está nas cartas frontais) deslocar-se-á para sudoeste e a humidade em altitude irá reduzir drasticamente, impossibilitando a ocorrência de chuva muito significativa. Ainda assim, a saturação do ar nos níveis baixos fará com o que o dia seja tendencialmente muito cinzento. Nota ainda para o final da tarde fresco.

----

No período 24-48 horas (18h do dia 10 até 18h do dia 11):

Não obstante a imensa distância, a depressão começará a afetar o arquipélago mediante um cavado. Este cavado será responsável por trazer novamente o rio atmosférico para as ilhas. O ar tenderá a estar muito saturado nos vários níveis da atmosfera (850, 700 e 500 hPa) e tenderá a ser mais persistente no G. Ocidental e Central.

Para o final deste período, e em termos de convectividade, o cavado irá interagir com o anticiclone formando uma região convectiva semi-permanente perto ou sobre o G. Ocidental e Central. O GFS modela recorrentes cisões e novas formações de um bloqueio a norte das ilhas. Esta intensa batalha, e correspondente choque de massas de ar muito diferentes, é visível nos gradientes térmicos muito significativos (especialmente aqui e aqui. Há grandes diferenças mesmo à superfície).

A formação de depressões abertas secundárias, se e quando ocorrerem, irá exacerbar localmente a convecção. O grande fator que me suscita muitas dúvidas é mesmo a água precipitável a 850 hPa. Há muita incerteza. E qualquer aumento no seu valor irá incrementar os acumulados convectivos. A situação não é mais crítica porque os ventos não têm muita força em altitude (aqui e aqui).

Em termos de outros fatores convectivos, o SBCAPE e o MLCAPE mais significativos tenderão a estar a sul do G. Oriental e Central, onde não há muita convectividade em altitude. Contudo, não descarto trovoada nesta zona devido a alguma força nos ventos. As células terão que ultrapassar a reduzida humidade em altitude. Não obstante a helicidade extrema, o cisalhamento muto intenso não deverá permitir a ocorrência de fenómenos severos de vento ou trovoadas (severas) devido à falta de maior suporte convectivo. Só mesmo a sul do G. Oriental mas já abordei a pouca humidade em altitude.

----

No período 48-72 horas (18h do dia 11 até 18h do dia 12):

Não vou fazer uma previsão detalhada devido à referida volatilidade. Mas neste período haverá a continuação das condições anteriormente mencionadas enquanto o referido cavado origina a 2ª depressão fechada (e divide permanentemente o anticiclone em 2).

Convectivamente, o G. Oriental tem bons índices para a ocorrência de trombas d'água/tornados fracos (instabilidade, helicidade...). O ar extremamente seco em altitude poderá inviabilizar isso (ainda é cedo).

----

Em termos de conclusão, este evento deverá afetar mais o G. Ocidental e Central. A chuva tenderá a ser persistente, podendo variar entre chuva miúda e chuva intensa (esta pode ocorrer a qualquer movimento, devido ao surgimento das depressões secundárias, de movimentos verticais dispersos ou a outros fatores). Os ventos, e consequentemente a chuva, deverão ser mais intensos entre o dia 11 e o dia 12 aquando da formação da nova depressão. A orografia deverá desempenhar um papel significativos especialmente em ilhas como S. Jorge que são autênticas paredes:

V20Bsb2l.jpg


Este evento poderia ser muito mais gravoso. Tanto em termos de sinótica como em termos de localização (S. Miguel). Ainda assim, muita chuva deve ser esperada.

----

Reitero que há ainda muita incerteza. O ICON não modela a génese da 2ª depressão a norte/nordeste dos Açores. Modela sim a manutenção do bloqueio a norte e uma depressão estacionada sobre o arquipélago que traria uma corrente prolongada de sul. A ver...

Cavado 'normal' e respetiva chuva (que não é muita):

DxE3y8ml.png


AtjKnvK.png


----

O bloqueio vence e a depressão (aberta) fica no arquipélago:

ieAUFWNl.png


NZN4Tqvl.png
 
Última edição:

Mindz

Nimbostratus
Registo
18 Out 2015
Mensagens
724
Local
Montijo
este IPMA não tá quieto...era às 6 da manhã de hoje, depois meteram às 18h de sábado, atualizaram, pras 19h e agora já só começou à 1 da manhã de domingo lol

Eles vão atualizando até começar a chover a potes basicamente. Assim ninguém se engana.. Ridiculo, são eles pagos para este trabalho, dificil..
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,660
Local
Aveiras de Cima
este IPMA não tá quieto...era às 6 da manhã de hoje, depois meteram às 18h de sábado, atualizaram, pras 19h e agora já só começou à 1 da manhã de domingo lol

Eles vão atualizando até começar a chover a potes basicamente. Assim ninguém se engana.. Ridiculo, são eles pagos para este trabalho, dificil..

Vamos lá pessoal, isto aqui não é o muro das lamentações anti-IPMA, é um tópico de previsões.

Para reclamar com o IPMA: https://www.ipma.pt/pt/siteinfo/contacto.jsp
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
É evidente pelas imagens de sat IR/WV a presença de uma shortwave no jet polar sobreposta à margem frontal de superficie...
Uma nova ondulação em altura deverá voltar a excitar a região frontal durante o fim da manhã e inicio de tarde.
Ar relativamente frio nos níveis médios e altos mantém-se presente na região norte, com a isoterma dos -20ºC aos 500hpa a sair da região apenas durante a tarde.

Mantém-se o regime de advecção e convergência de humidade, com a análise mesoescalar a sugerir valores de SBCAPE até 300-600J/Kg sem inibição convectiva.

As condições cinemáticas continuam muito favoráveis, com 0-6km shear até 35-40m/s e SRH entre 150 e 300m2/s2.

Nestas condições espera-se o desenvolvimento de estruturas em arco e convecção em training/LEWP assim como low topped supercells de carácter discreto.

Todos estes modos convectivos serão capazes de gerar tempo severo, em especial precipitações excessivas até 70mm/3h e rajadas severas, com fenómenos extremos de vento possíveis.

fI7Cyie.png
 
Última edição:

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,634
Local
Açores
O GFS aumenta a água precipitável a 850 hPa. Pelo WRF e o ECM deverá ser emitido um aviso laranja. No caso do modelo europeu o aviso poderá ser prolongado. Os grandes acumulados mantêm-se:

54YFaTTl.gif


O ICON já segue o GFS e o ECM em termos de sinótica. Os acumulados também são semelhantes:

w7QEwVdl.png


DMzdWaEl.png


Como é um evento em que há muita convecção misturada com chuva estratiforme não me admiraria nada se a dada altura fossem cumpridos os critérios para aviso vermelho.
 
Última edição: