Seguimento Litoral Norte - Janeiro 2016



panzer4

Cirrus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
99
Local
Lousada
Rio Sousa atinge níveis jamais visto por esta zona em Lousada. EN 105 em Lousada esteve cortada ao transito grande parte do dia devido a deslizamento de terras...Neste momento chove certinho e com vento a mistura,mas nada comparado com a noite passada. EN 15 em Lousada ,esteve também cortada de madrugada devido á queda de árvores..Dia tipicamento invernoso,e como se diz por cá...é o tempo dele;):rain:
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,295
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Frente ondulando à medida que desce em latitude e comprime as isóbaras para sul:

En7MsPm.gif


Acumulados até às 19h:

bIuMvUm.gif


KD5WQzx.gif
 

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Impressionante!!! Que chuvada!
Devo dizer que com ainda curtos 19 anos de vida nunca vi um dia tao chuvoso como hoje.
Tendo em conta as estações aqui perto aqui na minha zona caíram mais de 140\150mm. A estação do Aristocrata segue nos 160mm!!!! Não vai chegar aos 200 mas mesmo assim impressionante!
 

meteoamador

Cumulus
Registo
6 Jan 2014
Mensagens
237
Local
Vila Verde ( 310m)
Boas noites

E continua o rigoroso inverno que se instalou por cá desde o inicio do ano, é caso para dizer que já não vejo o sol desde do o ano passado.

Hoje tirei umas fotos em Ponte da Barca:

pktbZhQ.jpg


ZSbe3me.jpg


J7ZqlfS.jpg


e4eBnSK.jpg



Também passei por Ponte de Lima onde os soldados tinha água pelos joelhos, mas já não havia luz suficiente para fotografar.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,295
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
A pouco viu-se dois relampagos aqui
O rio sousa e que deve estar!E seus afluentes

Os detectores nada apanham, porque será? Nem o IPMA nem o Blitz, mas isto tem sido uma constante ao longo deste temporal, nem metade das descargas foi registada.

Novamente o espectacular efeito do feixe do radar de Arouca a furar por entre a precipitação:

nYMbVFg.gif


Pela persistência da frente naquela zona, a cheia grave no Vouga parece-me certa.

.
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Belos dias de inverno que têm estado.
Pena que existam estações em regiões bem chuvosas que estão sempre " off ", o que aldraba os valores totais de precipitação.

Pena que muitas regiões, a chuva cai toda de uma vez e passam períodos relativamente longos com pouca chuva. Podia ser melhor distribuída ao longo do ano.

Mas que venham mais uns meses assim como tem estado. Eu aguento! :D:rain::rain:
 

GabKoost

Nimbostratus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
932
Local
Entre BRG e GMR
Realmente é fantástico ver todos os rios do noroeste a transbordar desta forma. A precipitação destes últimos dias têm sido impressionante e a de hoje excecional.

Estranhamente quase não há repercussões disso nos telejornais e outros meios de comunicação à escala nacional. Se chovesse 25% disso em Lisboa ou no Algarve teríamos reportagens especiais durante todo o dia.

Por essas coisas é que se cria a imagem de um país monocromático mediterrânico que não corresponde de à realidade.

Estou a ver nesse momento o jogo entre o Celta e o Atlético e a zona de Vigo está neste momento sujeita as mesma intempéries que nós!