Seguimento Litoral Centro - Janeiro 2016

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,212
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Saí de casa para apreciar o evento meteorológico e acabei por regressar extremamente desiludido.

Onde anda o tempo de antigamente?

Já expliquei acima que foi um efeito local e fruto do acaso. Para o "tempo de antigamente" é melhor ver o que se passa mais a norte e não desejar assim tanto situações dessas. ;)
 


StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,212
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
A frennte vai progredindo, em alguns troços dividida em degraus e noutros mais contínua e larga:

CKSnuzK.gif


A costa Lisboa/Cascais passou num dos intervalos entre degraus. No Ribatejo está muito mais consistente.
 

Gongas

Cumulus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
454
Local
Coimbra 114m
Por Coimbra continua a chover intensamente. Os terrenos estão completamente saturados, já não aguentam tanta água, e agora tudo o que chove é escoado para os ribeiros. Se continuar assim vão haver mais inundações. É impressionante a corrente de água aqui no terraço vinda do quintal, parece uma nascente
Espero que não venha muita chuva durante a noite.vivo perto de 2 ribeiros que estão quase cheios.
 

Candy

Cumulonimbus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
2,478
Local
Peniche - Cabo Carvoeiro
Bom de ver os relatos dos membros a acompanhar a deslocação da frente! :palmas:

Entretanto, por cá continua a chover. Com menor intensidade mas chove! :rain:
Hoje que era de valor ter os dados de todas as EMA's por onde a frente passou, a de cá está como está! :angry:
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,661
Local
Aveiras de Cima
Bem me parecia que isto tinha sido curto de mais, fui agora ver o radar e vi que fui um dos infelizes contemplados com um dos "degraus" da frente. :lmao:Um pouco mais a Norte o @david 6 apanha ecos amarelos, não é justo. :brucelee::huhlmao:

O circulo laranja é a minha localização:
Capturar_zps5iouteon.png
 

david 6

Furacão
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
10,346
Local
Fajarda - Coruche(57m)
Bem me parecia que isto tinha sido curto de mais, fui agora ver o radar e vi que fui um dos infelizes contemplados com um dos "degraus" da frente. :lmao:Um pouco mais a Norte o @david 6 apanha ecos amarelos, não é justo. :brucelee::huhlmao:

O circulo laranja é a minha localização:
Capturar_zps5iouteon.png


eheh foi bem intenso :D, também mereço de vez em quando ter um pouco de sorte :p

bem despeço me por aqui, levantar bem cedinho "amanhã" para ir para Lisboa, a partir de amanhã faço seguimento na minha 2ª localização Lisboa, Alvalade, esta semana é mais calma em eventos meteorológicos

entretanto por aqui neste momento vai chovendo fraco a moderado mas persistente, não oiço a chuva no telhado é porque é fraca mas oiço as goteiras das telhas é porque é um fraco intenso :rain: e o vento acalmou bastante, apesar de vez em quando ainda ouvir uma ou outra rajada um pouco mais intensa
 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Isso foi o que aconteceu aqui em Almada, eu presenciei um evento bastante intenso por aqui enquanto que os meus vizinhos aqui mais "acima" não tiveram a mesma sorte, os ecos amarelos estavam bastante dispersos nesta linha. Desta vez tive "sorte" eheh :) .
 

Vitor TT

Nimbostratus
Registo
21 Jan 2014
Mensagens
758
Local
Pedernais ( Ramada ) ( 160 mts )
Ontem ( Domingo ) com previsão de mau tempo, seria dia de estar quietinho em casa no quente da lareira, se aplicável, a ver TV, etc. certo ?, pois, não para mim :lol:, e com previsão de vento forte lá tive de ir pois claro está, Peninha, a chegar lá perto das 15:40h sem chuva pelo caminho, mas a serra de Sintra é outro mundo, nevoeiro, vento aparentemente nada de especial até chegar ao estacionamento onde inexplicavelmente estavam bastantes carros, mas não estava ninguém no edifício, possivelmente nas agora moda, caminhadas, e lá fui até "lá acima" onde o vento já se fazia bem sentir após subir o caminho de acesso, escadaria acima e vento como gosto de sentir, de início nos 60 - 75 km/h, entretanto começa a pingar mas impulsionado pelo vento, resolvi ir embora, eis que o vento mete "acelerador" e volto para trás, a pouca chuva que caía acelerada pelo vento que facilmente chegava aos 80 km/h mais parecia areia a bater na cara, picava e bem, com uma temperatura a chegar aos 12,5º C, o windchill a chegar aos 3º C e sem estar devidamente protegido, com a agua a penetrar do blusão para dentro, que tinha levado, o que vale é o muro que impedia de me molhar da cintura para baixo, mas a teimosia continuava a vencer,
eis que registo 93,0 km/h e eu :cold: isto deveria ter sido +- pelas 16:00 h, entretanto a chuva pára, nisto ainda fiz um pequeno video, mas não mostra bem o nevoeiro acelerado na Peninha,
vou para o carro para tentar secar-me um pouco e as luvas e aquecer-me também,
o nevoeiro levanta e lá vou de novo lá acima, tirei uma imagens onde ainda registei 78,2 km/h, hora de continuar,

uma imagem do local,

24304342245_a63637ddaa_o.jpg


próxima paragem, Guincho, onde registei 55,0 km/h,

24278192496_72710e5552_o.jpg
24008752520_1170e3d37a_o.jpg


próxima paragem cabo Raso onde registei 52,0 km/h, de referir que as temperaturas marcadas no carro rondaram os 16º - 17º C, com excepção na serra,

resolvi virar para Cascais, pensei eu que iria perder algum tempo para dar apenas uma volta e ver o eventual remanescente de luzes de Natal, sinto que o vento está bem forte, paro junto ao forte São José e nuns breves minutos registo 43,6 km/h +- pelas 19:00h, agora a surpresa estava para vir, após passar Guia, o vento estava brutal a carro todo abanava, se tivesse trazido o jipe tinha de ter alguma cautela na condução, chego a Boca do Inferno e viro para trás para reentrar novamente nesta estrada da BI e paro, o vento estava diabólico, todo abanava com violência numa reentrãncia ao lado do passeio e civlovia saltei para junto da falésia e foi 90,9 km/h o "ventinho" que se fazia sentir, confesso que não esperava,

uma imagem do local,

24278192236_aa82cf4bb3_o.jpg


dei a volta por Cascais, onde estava tudo calmo de pessoas, não sei se terá chovido, mas a estrada estava molhada,
próxima paragem na Pirolita, desta vez estava "ocupada" pelo que perdi pouco tempo, coloquei o anemometro fora da janela e ainda registei 50,6 km/h nuns breves minutos,

24278192786_926fa1928c_o.jpg


cabo da Roca, onde apenas registei 33,0 km/h, mas na estrada mais a frente, na entrada para a Ursa parei no pequeno largo ao lado da estrada e ai registei 58,4 km/h curioso,

praia Pequena 70,3 km/h +- pelas 21:10h,
e por fim perto da Aguda, 74,0 km/h +- pelas 21:50h,

hora de voltar para casa, de referir que não apanhei qualquer chuva, estrada quase seca até Algueirão, mas aqui perto de casa já com alguma agua, a temperatura ainda chegou aos 18º C mais perto da costa, mas perto daqui nos 15º C,

no longo tempo que escrevi isto apanhei com a frente que atravessou por aqui com algum vento a mstura,

por agora vento fraco com ligeiras rajadas, alguma chuva e 11,8º C, há pouco mais de duas horas atrás estavam quase 15º C.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,212
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Ontem ( Domingo ) com previsão de mau tempo, seria dia de estar quietinho em casa no quente da lareira, se aplicável, a ver TV, etc. certo ?, pois, não para mim :lol:, e com previsão de vento forte lá tive de ir pois claro está, Peninha, a chegar lá perto das 15:40h sem chuva pelo caminho, mas a serra de Sintra é outro mundo, nevoeiro, vento aparentemente nada de especial até chegar ao estacionamento onde inexplicavelmente estavam bastantes carros, mas não estava ninguém no edifício, possivelmente nas agora moda, caminhadas, e lá fui até "lá acima" onde o vento já se fazia bem sentir após subir o caminho de acesso, escadaria acima e vento como gosto de sentir, de início nos 60 - 75 km/h, entretanto começa a pingar mas impulsionado pelo vento, resolvi ir embora, eis que o vento mete "acelerador" e volto para trás, a pouca chuva que caía acelerada pelo vento que facilmente chegava aos 80 km/h mais parecia areia a bater na cara, picava e bem, com uma temperatura a chegar aos 12,5º C, o windchill a chegar aos 3º C e sem estar devidamente protegido, com a agua a penetrar do blusão para dentro, que tinha levado, o que vale é o muro que impedia de me molhar da cintura para baixo, mas a teimosia continuava a vencer,
eis que registo 93,0 km/h e eu :cold: isto deveria ter sido +- pelas 16:00 h, entretanto a chuva pára, nisto ainda fiz um pequeno video, mas não mostra bem o nevoeiro acelerado na Peninha,
vou para o carro para tentar secar-me um pouco e as luvas e aquecer-me também,
o nevoeiro levanta e lá vou de novo lá acima, tirei uma imagens onde ainda registei 78,2 km/h, hora de continuar,

:bombar: super-espírito meteolouco! É assim mesmo! Este relato é de antologia :D

Valores do vento bem esperados mas caprichosos portanto, a direcção, SW, a ter aqui um papel determinante, penso eu, especialmente na zona da Guia/BI. Julgo que a falésia tem aqui um papel importante também.

Algo semelhante relativamente à direcção de exposição senti aqui em Carcavelos. Este troço de costa e o da BI/Guia têm a mesma orientação. No Raso a baixa altura da costa pode explicar valores não tão grandes, mas na Pirolita e na Roca é deveras curioso que não fossem mais intensos. A causa estará ligada à grande altura da falésia e situação já na base/encosta do maciço de Sintra, algo semelhante à não existência de nortada em Colares, por exemplo.

A Peninha parece bem regada, as clássicas poças estão presentes.

Boas fotos como sempre, aquelas do Guincho ficaram lindas, claro. Condições de "trabalho" péssimas mas vale aqui a teimosia exemplar! :thumbsup:
 
  • Gosto
Reactions: Vitor TT