Previsões curto prazo: até 3 dias (Janeiro 2016)

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,088
Local
Horta, Matriz, (90m)
g1VOVcr.gif


rvItL3O.gif


yX6oK6N.png


Para dia 12:

LS65b9El.gif
parece que o mais severo poderá esgueirar-se um pouco mais para norte!!
 


Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
COMUNICADO: CONDIÇÕES PARA A OCORRÊNCIA DE FENÓMENOS EXTREMOS DE PRECIPITAÇÃO

Uma depressão localizada a sudoeste do arquipélago e com deslocamento para nordeste, irá provocar um agravamento do estado do tempo em todas as ilhas. Devido a esta situação meteorológica, existem condições para a ocorrência de fenómenos extremos de precipitação em especial a partir da tarde de segunda-feira (11 de Janeiro de 2016) nas ilhas do Grupo Ocidental, estendendo-se a partir da noite às ilhas do Grupo Central. Sugere-se o acompanhamento da informação meteorológica.

CFHUQbc.png


É certamente um dos invernos mais rigorosos das últimas décadas. Que segue-se a um dos mais secos da história registada. O tempo está louco. E este evento ainda podia ser mais grave.
 
Última edição:

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
À pouco, ouvi um meteorologista do IPMA afirmar que a partir da noite, os aguaceiros vão aumentar de frequência e queda de neve a cotas médias no Norte, acima dos 800 metros.

Eu penso que, com o frio que já está instalado e que se sente, o Litoral Norte também será contemplado com essa cota ou quiçá, uma cota mais baixa ainda.

Se tiver tempo, ainda dou um saltinho a Castro Laboreiro amanhã. :D
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
Já se entrou nas 24 horas mais relevantes do evento. Parece haver um ligeiro desagravamento:

15cLEOOl.png


oBql5oVl.gif


Contudo, há variáveis que mudaram ligeiramente. A água precipitável a 850 hPa deverá ser moderada a elevada mas isso é algo que já tinha abordado anteriormente. As maiores diferenças referem-se à aproximação do CAPE das ilhas ocidentais e centrais. Algo visível no GFS e no WRF. Isto poderá ajudar a formar células mais fortes a sul que poderão afetar as ilhas antes de se dissiparem trazendo consigo chuva forte localmente.

A mancha nebulosa, responsável pela maioria da chuva, está bastante saturada, inclusivamente perto da superfície. E tenderá a afetar os Grs. Central e Ocidental durante algumas horas.

Em termos térmicos, até há grande redução na temperatura na baixa atmosfera. Mas isto parece reduzir-se substancialmente por volta dos 700 hPa. Desconheço a espessura da eventual camada de estabilidade. Mas acho que há boas possibilidade para que o LI fique negativo sobre as ilhas.

Em termos de tempo severo, a helicidade será reduzida a extrema mesmo durante a madrugada. O cisalhamento também terá valores muito diferentes no arquipélago. Não tenho conhecimentos suficientes acerca de tempo severo para expressar com clareza e certeza o que é que pode acontecer mas, no meu amadorismo, penso que podem ocorrer, com um baixo risco, trombas d'água ou tornados fracos durante a madrugada à medida que o cisalhamento baixa nos Grs. Central e Oriental (se bem que este grupo terá pouca humidade relativa em altitude, o que reduzirá o risco). A ocorrência de trovoadas deverá ser limitada pela eventual existência de uma camada de estabilidade e, mais importante, pelo reduzido CAPE/MLCAPE sobre as ilhas.
 
Última edição:

dopedagain

Cumulus
Registo
2 Jan 2016
Mensagens
484
Local
Fornelos - Ponte de Lima(200m)
À pouco, ouvi um meteorologista do IPMA afirmar que a partir da noite, os aguaceiros vão aumentar de frequência e queda de neve a cotas médias no Norte, acima dos 800 metros.

Eu penso que, com o frio que já está instalado e que se sente, o Litoral Norte também será contemplado com essa cota ou quiçá, uma cota mais baixa ainda.

Se tiver tempo, ainda dou um saltinho a Castro Laboreiro amanhã. :D

Em lamas e Castro hoje a tarde nevou disso tenho a certeza porque a minha namorada está em melgaço, só não sei se acumulou mas vou tentar saber, mas de certeza que vai cair mais hoje a noite ou ainda continua a cair. :) eu subi hoje a tarde a serra do oural (725m) ainda não tinha nada, nao consegui ver para as cotas mais altas da serra do soajo e serra amarela porque estava tudo completamente coberto de nuvens! mas se caiu em castro caiu no planalto todo da peneda geres :)
 
  • Gosto
Reactions: Thomar e vamm

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
Fazendo uma nova antevisão das próximas 72 horas. Para não ficar muito confuso vou novamente dividir por dias.

12h 13/1 -> 12h 14/1:

A depressão aberta irá continuar a deslocar-se para nordeste, separando-se da depressão principal a sul dos Açores. Durante este processo o arquipélago dos Açores será atravessado por uma corrente de sul/sudoeste com muita água precipitável. Isto na prática traduz-se numa frente quente quase estacionária com ondulações, sendo muito interessante ver as diferenças brutais no ponto de orvalho.

Em termos convectivos, há e continuará a haver muita discrepância na força dos ventos ao longo da atmosfera (10m; 850 hPa; 700 hPa). A humidade a 700 hPa será muito irregular (e a 500 hPa será muito semelhante). O GFS modela SBCAPE significativo e LI negativo a sul/sudeste das ilhas. Mas acho bem possível que tais condições aconteçam sobre o arquipélago tendo em conta as discrepâncias verificadas hoje entre o modelado e o observado. Ainda assim, o GFS modela uma possível camada de estabilidade com espessura desconhecida por volta dos 700 hPa.

A helicidade tenderá a ser significativa e a aumentar para o final do referido período. O cisalhamento continuará a ter valores bastante discrepantes ao longo do arquipélago. Em altitude (>500 hPa), os ventos são fracos a moderados.

Em jeito de conclusão, podem ocorrer aguaceiros fracos a moderados dispersos um pouco por todas as ilhas devido à saturação do ar a 850 hPa. A chuva mais intensa, sendo que pode ocorrer desde chuva fraca a forte, tenderá a estar concentrada na faixa de ar saturado em altitude. O SBCAPE, se houver, poderá intensificar a precipitação. Não creio que hajam condições para trovoada*. Há condições marginais para a ocorrência de tornados/trombas d'água fracas a sul do G. Oriental.

* Durante a madrugada de amanhã, haverá um cisalhamento e helicidade muito significativas no G. Central. O reduzido SBCAPE deverá inviabilizar o surgimento de nuvens convectivas intensas e a ocorrência de fenómenos severos.

----

12h 14/1 -> 12h 15/1:

O anticiclone deverá consolidar a sua posição a norte dos Açores. O fluxo de elevada água precipitável deverá ficar estacionário sobre ou perto do G. Oriental. Este fluxo alimentará o sistema frontal que mais tarde afetará o continente. À superfície o ponto de orvalho poderá chegar aos 18º, ou seja, há a possibilidade de neblinas ou nevoeiros. Não obstante a imensa saturação do ar, não parece que vá haver muitos fatores convectivos (10 m; 850 hPa). Deverá ser um dia caracterizado pela chuva miúda e orográfica. O GFS também indica alguns movimentos verticais significativos, portanto chuva moderada pode ocorrer.

A helicidade será moderada. O cisalhamento será também. As condições para a ocorrência de tornados/trombas d'água fracas são, novamente e a meu ver, marginais.

No final deste período a depressão deverá começar a deslocar-se para norte/nordeste.

----

12h 15/1 -> 12h 16/1:

Não me vou alongar muito neste dia até porque há coisas que eu acho que vão mudar.

A depressão estará a afetar os Açores. A muita humidade em altitude indica chuva contínua com as mais diversas intensidades. Em geral a força dos ventos aumentará na atmosfera ao longo deste período mas não a 500 hPa.

Em relação a este evento há algumas coisas que são muito importantes nas futuras reavaliações. A água precipitável a 850 hPa, a helicidade e o SBCAPE.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: ampa62 e lserpa

david 6

Furacão
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
10,363
Local
Fajarda - Coruche(57m)
Boa tarde, li algures que o tempo vai piorar amanha. Confirma-se ou não?

sim, se te estás a referir à tua localidade do teu perfil (Mesão Frio) amanhã poderá ocorrer uns aguaceiros fracos e depois na quinta no inicio da manhã estão a prever chuva forte, depois volta a melhorar o tempo apesar de ficar mais frio