Seguimento Meteorológico Livre 2016

Estado
Fechado para novas mensagens.

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Porque é que se continua a ter que esperar até às 17h UTC para o RGB eview estar disponível para os Açores? :rolleyes:

cU87I4E.jpg
 


vamm

Cumulonimbus
Registo
26 Set 2014
Mensagens
2,319
Local
Ourique
Primeiras chuvas já ajudaram a repor reservas de água na lezíria ribatejana
Inundações são vistas com agrado pelos agricultores da Golegã.

http://www.tvi24.iol.pt/videos/soci...a-leziria-ribatejana/56963ded0cf29f14c410c8d1

Só está actualmente uma estrada intransitável, que é a estrada do Lázaros, no concelho da Golegã, por se tratar de uma zona baixa, e que é sempre a primeira a ficar inundada.
Os agricultores ribatejanos estão a reivindicar, que o Tejo, quando leva o leito de cheia, está a provocar rombos nas margens, e que estão já a perder muitos metros de terras férteis cultiváveis.
Trago isto para aqui, só para não me baterem :o

E agora pergunto eu, esses mesmo agricultores esquecem-se que os metros de terra de que falam são do rio? É que eu acho piada, sem ter piada nenhuma, que as pessoas digam ai inundou não sei o quê, ai fiquei sem a minha horta, ai que desgraça tão grande ou coisas do género, quando se esquecem que aquilo porque reclamam, a bem dizer não é deles. A zona onde estão instalados, pertence a um rio e as pessoas esquecem-se de respeitar isso. Pronto, basicamente as pessoas reclamam que o mar, os rios, as chuvas, etc. lhes estragam e tiram coisas, verdade seja dita, a humanidade coloca-se a jeito, não é? Se roubam à natureza, ela mais cedo ou mais tarde vai buscar.

Agora, se é uma grande perda? É sim senhor. Mas não seria já de esperar? Eu que nem sequer sou do Norte, de tanto ouvir falar em chuva torrencial e neve por todo o lado, já sabia que isto ia-se dar, como é que aqueles que são de lá, não se apercebem? Ahhh e ainda para mais aqueles que moram ao pé de rios que já vêm de bem longe, espero bem que não contem apenas com aquilo que acontece em Portugal.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Trago isto para aqui, só para não me baterem :o

E agora pergunto eu, esses mesmo agricultores esquecem-se que os metros de terra de que falam são do rio? É que eu acho piada, sem ter piada nenhuma, que as pessoas digam ai inundou não sei o quê, ai fiquei sem a minha horta, ai que desgraça tão grande ou coisas do género, quando se esquecem que aquilo porque reclamam, a bem dizer não é deles. A zona onde estão instalados, pertence a um rio e as pessoas esquecem-se de respeitar isso. Pronto, basicamente as pessoas reclamam que o mar, os rios, as chuvas, etc. lhes estragam e tiram coisas, verdade seja dita, a humanidade coloca-se a jeito, não é? Se roubam à natureza, ela mais cedo ou mais tarde vai buscar.

Agora, se é uma grande perda? É sim senhor. Mas não seria já de esperar? Eu que nem sequer sou do Norte, de tanto ouvir falar em chuva torrencial e neve por todo o lado, já sabia que isto ia-se dar, como é que aqueles que são de lá, não se apercebem? Ahhh e ainda para mais aqueles que moram ao pé de rios que já vêm de bem longe, espero bem que não contem apenas com aquilo que acontece em Portugal.

É bem verdade isso tudo o que dizes, é como o nosso governo andar a gastar milhares de euros em reposições de areias nas praias, para o serviço durar poucos meses de verão.
A praia de São Pedro de Maceda, em Ovar, já perdeu uma boa parte do seu areal.
Tudo o que é da natureza, a ela volta, seja mais cedo ou mais tarde.
 

Topê

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2015
Mensagens
920
Local
Negrais
Modelos a recuarem no frio a médio prazo, isto está tão bom, tão bom que se esta previsão se manter teremos um anticiclone vigoroso, e uma especie de inicio de Primavera lá para dia 23,24 de Janeiro.
 
  • Gosto
Reactions: TekClub

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,621
Local
Portalegre
Tanto o GFS e o ECMWF continuam a insistir na tendência de estabilidade a médio e longo prazo sem fim á vista, o GFS até vai mais longe e coloca um poderoso anticiclone de 1044hpa sobre a PI. Penso que a nível de frio só mesmo para o fim de semana porque de resto não estou a vislumbrar nada de especial. Mas isto a 235h nem vale a pena discutir o assunto, fica a curiosidade.

Também estive a consultar os modelos e sinceramente estranho tanta estabilidade com uma tempestade extratropical em plena evolução no Atlântico... :disgust:
 

Topê

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2015
Mensagens
920
Local
Negrais
Tanto o GFS e o ECMWF continuam a insistir na tendência de estabilidade a médio e longo prazo sem fim á vista, o GFS até vai mais longe e coloca um poderoso anticiclone de 1044hpa sobre a PI. Penso que a nível de frio só mesmo para o fim de semana porque de resto não estou a vislumbrar nada de especial. Mas isto a 235h nem vale a pena discutir o assunto, fica a curiosidade.


Se isto se confirmar teremos uma Primavera antecipada. O inverno de 3 semanas foi fixolas :lol:
 

vamm

Cumulonimbus
Registo
26 Set 2014
Mensagens
2,319
Local
Ourique
Para alguns o inverno nem chegou a começar como no baixo Alentejo e Algarve por exemplo:lmao:
Provavelmente para o Algarve, porque aqui na minha zona houve chuva desde o Natal, aquele vento do demo, choveu bem até há 2/3 dias atrás (a prova disso é que ainda está tudo alagado) e tem feito frio. Pelo menos acho que o inverno chegou cá, um bocadinho, mas chegou :lol:
 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Vá pessoal tenham calma, falta mais de 2 meses ainda para terminar o Inverno, ainda nem fez 1 mês e já estão a dar o mesmo como acabado. Nem vale a pena ligarem a modelos a longo prazo, a experiência diz-nos que a fiabilidade é de 3 dias. Por isso chill ;) .
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000 e vamm

Microburst

Nimbostratus
Registo
10 Set 2009
Mensagens
940
Local
Laranjeiro-Feijó (Almada)
Tanto o GFS e o ECMWF continuam a insistir na tendência de estabilidade a médio e longo prazo sem fim á vista, o GFS até vai mais longe e coloca um poderoso anticiclone de 1044hpa sobre a PI. Penso que a nível de frio só mesmo para o fim de semana porque de resto não estou a vislumbrar nada de especial. Mas isto a 235h nem vale a pena discutir o assunto, fica a curiosidade.

É verdade vizinho, parece que à excepção das mínimas no fim-de-semana, não é desta que o frio terá vindo para ficar.

Embora seja ainda muito cedo, como é óbvio, pergunto-me como será a Primavera se esta tendência se mantiver até Março...
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Topê

Topê

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2015
Mensagens
920
Local
Negrais
É verdade vizinho, parece que à excepção das mínimas no fim-de-semana, não é desta que o frio terá vindo para ficar.

Embora seja ainda muito cedo, como é óbvio, pergunto-me como será a Primavera se esta tendência se mantiver até Março...

O que tenho verificado, e se entrarmos no dominio da advinhação e palpites, é caso o anticiclone se instale novamente imaginemos durante Fevereiro, em pleno Inverno é que depois lá para Abril,Maio venha ai períodos de grande instabilidade atmosférica.
Vamos esperar para ver mas que o que se nos modelos não é nada animador, lá isso não é.
 
  • Gosto
Reactions: vamm
Estado
Fechado para novas mensagens.