Seguimento - Fevereiro 2006



Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Inacreditável, tinha que acontecer logo hoje!!! :evilmad: :evilmad:

Por aqui por Bragança muita coisa se passou, esteve toda a noite a nevar sem acumulação até la para as 05h quando começou a chover para meu grande espanto. Depois quando me levantei de novo por volta das 07:30 estava a nevar moderadamente com alguns periodos de grande intensidade e assim continuou até lá para as 13h, altura em que parou de nevar. Como não podia deixar de ser, deixou de nevar e a temperatura foi subindo até á minha máxima do dia que é de 3,6ºC. Neste momento neva muito fraco com 2,7ºC.
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,176
Local
Setúbal
Se eu soubesse tinha mandado o e-mail à mais tempo :lmao: estar sem este site deixa-me com os nervos em franja!
E lá temos o Norte bem branquinho...muito giro :D
por aqui tem chovido moderado sem parar desde manha cedo e muito frio neste momento tenho 9ºc e chuva fraca 1002hpa a descer e 94% de humidade.
 

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
Fil disse:
Inacreditável, tinha que acontecer logo hoje!!! :evilmad: :evilmad:

Por aqui por Bragança muita coisa se passou, esteve toda a noite a nevar sem acumulação até la para as 05h quando começou a chover para meu grande espanto. Depois quando me levantei de novo por volta das 07:30 estava a nevar moderadamente com alguns periodos de grande intensidade e assim continuou até lá para as 13h, altura em que parou de nevar. Como não podia deixar de ser, deixou de nevar e a temperatura foi subindo até á minha máxima do dia que é de 3,6ºC. Neste momento neva muito fraco com 2,7ºC.
fil tira-me uma duvida ai em bragança chegou a haver acumulação ou foi so nas serras em volta da cidade?
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Esta manhã nevava assim:

img10273cq.jpg


Agora continua a nevar fraco com temperatura de 2,4ºC e a descer. Nem preciso mencionar que a neve derrete assim que chega ao solo.

A temperatura a 850hPa na região centro e sul deve estar positiva devido a esse centro que entra de sudoeste, por isso a cota deve estar bem mais alta que no norte, mas as coisas vão mudar lá mais para a noite :)

spiritmind disse:
fil tira-me uma duvida ai em bragança chegou a haver acumulação ou foi so nas serras em volta da cidade?

A acumulação na cidade foi muito pouca e a que houve acabou quase por derreter por completo no periodo que deixou de nevar :(

As serras que rodeiam a cidade essas estão bem carregadas :)
 
Última edição:

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
Fil disse:
Esta manhã nevava assim:

img10273cq.jpg


Agora continua a nevar fraco com temperatura de 2,4ºC e a descer. Nem preciso mencionar que a neve derrete assim que chega ao solo.

A temperatura a 850hPa na região centro e sul deve estar positiva devido a esse centro que entra de sudoeste, por isso a cota deve estar bem mais alta que no norte, mas as coisas vão mudar lá mais para a noite :)



A acumulação na cidade foi muito pouca e a que houve acabou quase por derreter por completo no periodo que deixou de nevar :(

As serras que rodeiam a cidade essas estão bem carregadas :)
bem fixe aki nem os telhados ficaram brakinhos :sad: mas a serra da estrela tb esta carregadinha...tens razao esta noite a temperatura ira descer mais mas a precipitação k havera sao apenas aguaceiros fracos :sad: ja viste a actualização dos gfs das 12H? indica isso mesmo
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
spiritmind disse:
bem fixe aki nem os telhados ficaram brakinhos :sad: mas a serra da estrela tb esta carregadinha...tens razao esta noite a temperatura ira descer mais mas a precipitação k havera sao apenas aguaceiros fracos :sad: ja viste a actualização dos gfs das 12H? indica isso mesmo

Eu não arriscava dizer se vão ser fracos ou não, mas lá que vamos ter precipitação isso vamos!
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
tozequio disse:
E com a descida da temperatura é possível que a cota de neve desça, quem sabe para os 400 metros :)

Em principio vai ser precisamente no centro e norte de Portugal onde a cota de neve será mais baixa na Peninsula :D

Em Salamanca estavam com quase 8ºC e a temperatura tem-lhes vindo a descer rapidamente e já está a nevar por lá. Spiritmind não desce a temperatura por aí?
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Fui agora até á cidade e abaixo de 700m cai mais água que neve, aqui a 741m só cai neve. A cota está por um fio. Neste momento tenho 1,5ºC com queda de neve muito fraca...
 

dj_alex

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2005
Mensagens
1,913
Local
Lisboa
spiritmind disse:
confirmo aki em 30min a temperatura desceu 1ºc :D e a estação da tendencia para descida, chuve muito desde as 10h, e akela chuva grossa e muito fria, tao mal aproveitadinha :sad:
so pesso e k a precipitação durante a noite seja maior do k a cores do gfs traduzem


A hora de almoço na Serra da Estrela a cota de neve estava por volta dos 1000m !! A policia só estava a deixar subir com correntes no carro, e a partir da pousada da juventude nas penhas da sauda não deixavam subir mais!! Só a pé... :D Perto das 13h começou a nevar com mais intensidade e depois vim para baixo almoçar à covilha!! Continua a chuver com bastante intensidade na covilha e na zona da gardunha onde me encontro agora!!
 

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
dj_alex disse:
A hora de almoço na Serra da Estrela a cota de neve estava por volta dos 1000m !! A policia só estava a deixar subir com correntes no carro, e a partir da pousada da juventude nas penhas da sauda não deixavam subir mais!! Só a pé... :D Perto das 13h começou a nevar com mais intensidade e depois vim para baixo almoçar à covilha!! Continua a chuver com bastante intensidade na covilha e na zona da gardunha onde me encontro agora!!
pois e pena dj alex a cota de neve aki o centro e mais alta do k o norte do pais infelizmente...vamos esperar pela noite embora sej aso aguaceiros deve dar pra ver nevar ca em baixo