Seguimento Açores e Madeira - Janeiro 2016



lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
Fazendo o balanço da precipitação aqui pela minha zona, sigo com um acumulado de 47,4mm, a precipitação agora é de característica estratiforme e resume-se a chuviscos. Posso também adiantar que a nível regional já está a haver uma desmobilização das equipas de prevenção.
 

Portugal Storms

Cumulus
Registo
7 Out 2014
Mensagens
155
Local
Moita/Palmela
Notícias de algumas derrocadas :
Fotos - MyTopFM

http://www.mytop.fm/derrocadas-nos-remedios-e-queda-de-arvore-sobre-habitacao/


Em Santa Bárbara

Santa%20Baacuterbara_zpsq8ucw5nm.jpg

santa-barbara-_zpsv3supa9m.jpg


Freguesia dos Remédios:

freguesia%20de%20Remeacutedios%20em%20Ponta%20Delgada_zpsmwm544kv.jpg
 

Chingula

Cumulus
Registo
16 Abr 2009
Mensagens
327
Local
Lisboa
E não é que lançaram a sonda? Atmosfera muito estável e húmida. 40 milímetros de APT. Às 12h UTC o olho do furacão estava a poucos quilómetros a sudeste:

8TI9x5p.png


FGQ4ywD.png
O perfil vertical das Lajes não mostra atmosfera muito estável, na camada entre os 620 hpa e 470 hpa até é bastante instável, pois devemos comparar os gradientes verticais da temperatura com as adiabáticas saturadas pois se trata de ar muito húmido quase saturado.
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,044
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
A calibração da estação Alto das Covas:

82BdFFQ.gif


Ocorrem os mesmos saltos nas diferenças em relação ao IPMA que os observados na estação de Santa Luzia. Faz pensar que a EMA de Angra também não está isenta de erros. Aguardemos pelos valores publicados amanhã no resumo.

ksPFgk2.gif


Em conclusão, aponta-se para uma pressão mínima ocorrida em Angra entre os 989 e os 990,7 hPa. Com estes registos não é possível ser mais exacto.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,044
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Muito obrigado pela dica

Ainda àcerca da estação de Santa Luzia, pareceu-me que o registo de precipitação de hoje, 92,7 mm, só até às 13:13 utc, está demaisado elevado, não tendo paralelo com as estações próximas, nomeadamente Alto das Covas, 23,1 mm e a EMA do IPMA de Angra, 32,9 mm. Depende do modo como está instalado o pluviómetro, se fôr num mastro, e este não estiver bem espiado, ao abanar com o vento causará oscilações mais frequentes do registador.

Nas outras estações da ilha foi registado:
29,7 mm em Canada da Francesa
31,2 mm em Serreta, só até às 13:35 utc, deixou de reportar nessa altura.
 

MCardoso

Cirrus
Registo
15 Jan 2016
Mensagens
9
Local
Angra do Heroísmo
Ainda àcerca da estação de Santa Luzia, pareceu-me que o registo de precipitação de hoje, 92,7 mm, só até às 13:13 utc, está demaisado elevado, não tendo paralelo com as estações próximas, nomeadamente Alto das Covas, 23,1 mm e a EMA do IPMA de Angra, 32,9 mm. Depende do modo como está instalado o pluviómetro, se fôr num mastro, e este não estiver bem espiado, ao abanar com o vento causará oscilações mais frequentes do registador.

Nas outras estações da ilha foi registado:
29,7 mm em Canada da Francesa
31,2 mm em Serreta, só até às 13:35 utc, deixou de reportar nessa altura.

De facto sempre tive alguns problemas no pluviômetro em dias de muito vento. Deve ser pela razão que dizes em estar num mastro alto e sem estar escorado.
Mas vivendo e aprendendo
Vou tentar melhorar a montagem da minha estação com as dicas que me vão dando
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,044
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)

:palmas: interessante informação, sintética e clara.

Só não concordo com o dizerem que as quantidades máximas de precipitação atingiram apenas o nível de alerta, aviso amarelo, uma vez que ocorreram os seguintes totais em 6 horas. Relembra-se que o critério de aviso laranja nos Açores quanto a precipitação, tem como valor mínimo para 6 horas, 41 mm, e para aviso vermelho, >60 mm; 25 mm para amarelo.
Por ilhas:

Horta: 32,0 mm das 7:00 utc às 13:00 utc. Amarelo, correcto.

Pico: aeródromo, 25,6 mm (7h - 13h); São Caetano, 58,7 mm (7h -13h), Amarelo/Laranja. Aceita-se amarelo, S.Caetano é lá para cima... :rolleyes:

São Jorge: 78,2 mm :eek: (3h - 9h). Vermelho!

Graciosa: 26,7 mm (5h - 11h). Amarelo.

Angra do Heroísmo: 22,6 mm (6h - 12h) mas teve 13,3 mm em 1 hora (7h - 8h). Amarelo.

Santa Maria: 35,7 mm ( 22h - 4h). Amarelo.

S.Miguel:
Sete Cidades: 52,6 mm (1h - 6h);
Lagoa do Carvão: 43,6 mm (9h - 15h);
Lameiro (Ribeira Grande): 45,7 mm (8h - 14h);
Monte Escuro (Fogo): 42,5 mm (10h - 16h).
Portanto, laranja.

Ignorando São Jorge e contando apenas com os dados das estações do IPMA, a afirmação de que "atingiram apenas (...) amarelo" até está correcta. ;)
 
Última edição: