Seguimento Açores e Madeira - Janeiro 2016



lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
Aqui no Faial, no Capelo, um raio caiu numa árvore de grande porte, contígua a uma habitação, a qual danificou a instalação elétrica, abastecimento público e tv nas imediações.
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
Fora a trovoada o tempo está melhor ai no Faial??
Não, por cá esteve bom grande parte do dia, entretanto tem piorado. Houve chuva forte ainda à meia hora atrás. Creio que deverá abrandar um pouco nas próximas horas e voltar a piorar para a noite.
Isto nada comparado ao que se passa em São Miguel...
 

S3008

Cirrus
Registo
7 Nov 2015
Mensagens
80
Local
S.Miguel
Não, por cá esteve bom grande parte do dia, entretanto tem piorado. Houve chuva forte ainda à meia hora atrás. Creio que deverá abrandar um pouco nas próximas horas e voltar a piorar para a noite.
Isto nada comparado ao que se passa em São Miguel...
Por aqui, agora, esta um periodo de uma acalmaria total, nem se sente muito o vento aqui na zona do Nordeste, não sei se será simplesmente umas horas de descanso para nós, ou entao será a conclusão desta pequena "Tempestade" que se fez sentir muito na ilha!!
Entretanto por aqui já anoiteceu, noto que até possivelmente anoiteceu rapidamente, não sei se foi impressão minha ou não.
Dados metereologicos aqui são dificies de se obter, maioria das estações estão fora de serviço, já estive a averiguar e poucos são os dados que se consegue retirar :(
Entretanto não sei o que dizem os GFS, mas pelo menos agora não cai uma gota que seja, a não ser a agua a escorregar das telhas das casas...
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Ainda estão a ser afetados Sta. Maria e o centro-este de S. Miguel:

XoRLgQq.png


Por aqui, agora, esta um periodo de uma acalmaria total, nem se sente muito o vento aqui na zona do Nordeste,

Pelo satélite não é muito intenso:

Gza12Yh.png


Os raios continuam a diminuir:

IIkYiai.gif


O Nordeste foi fiel a si mesmo na chuva:

9POPm5Z.png


Pena é a definição. Ainda assim, fica o registo da convecção ao ocaso para aumentar o contraste:

knSa7bE.png


---

Para as próximas horas, os Açores serão ainda afetados por uma depressão/cavado...

iVG3fH2.png


... voltando o anticiclone na 2ª feira. Tirando os aguaceiros fracos a moderados e o vento...

wijhuj0.png


... não deverá ocorrer mais nada de especial.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: vamm e lserpa

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Há pouco passou uma célula mais forte perto de Sta. Maria (pontinho branco quase imperceptível à esquerda da ilha):

Z1SkG9P.png


Parece que o pior já passou. A principal linha de precipitação está a este do G. Oriental:

fFSO6OF.png
 
  • Gosto
Reactions: lserpa