Seguimento Litoral Centro - Janeiro 2016

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Grandes fotos de uma zona que gosto bastante, infelizmente essa parte da serra do risco não conheço.
Trata-se da arriba mais alta de Portugal continental, a mais alta de Portugal é o Cabo Girão na Madeira.
Conheço bem é o local das 3 ultimas fotos, gruta da lapa da Santa Margarida.
Obrigado! :D Não sabia que era a arriba mais alta de Portugal continental! Fantástico!! O acesso é muito difícil e por causa da humidade e da chuva, estava tudo molhado e depois havia o calor terrível...mas enfim, valeu a pena! Conseguia-se ver Lisboa toda de lá! Desde Cascais/Sintra até à Expo. Nunca tinha ido lá mas foi magnífico! Tens mesmo que explorar esta zona!
 
Última edição:


jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Obrigado! :D Não sabia quer era a arriba mais alta de Portugal continental! Fantástico!! O acesso é muito difícil e por causa da humidade e da chuva, estava tudo molhado e depois havia o calor terrível...mas enfim, valeu a pena! Conseguia-se ver Lisboa toda de lá! Desde Cascais/Sintra até à Expo. Nunca tinha ido lá mas foi magnífico! Tens mesmo que explorar esta zona!

É bastante alto, cota 381mts e chama-se Píncaro. :thumbsup:
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Sigo com uma "bela" temperatura digna de uma noite de final de Primavera, com 15.4ºC
 

Vitor TT

Nimbostratus
Registo
21 Jan 2014
Mensagens
758
Local
Pedernais ( Ramada ) ( 160 mts )
Após uma semana de chuviscos e mais chuviscos, nevoeiros e a temperatura a dar sinais de subida, embora tenha estacionado no intervalo de 14º - 16º C, hoje de manhã ainda havia algum nevoeiro na serra da Amoreira e a temperatura já a subir, os Americanos a levarem com um brutal nevão e nós aqui com calor para esta altura,
durante a dia a temperatura bem amena e ai fim do dia tive de sair por perto e lá fui até Montemor, +- pelas 18:00h ainda tinha quase 17º C em casa, mas no alto de Montemor já tinha 15º C no carro, quase que arriscaria dizer que deveria estar um pouco menos,

aqui fica umas imagens do "giro",

24200184869_3420edc93a_o.jpg
24200184849_ebb224a542_o.jpg


nesta noite está bom para as "nocturnas" :D, mas desta vez não pode ser, se não não ganho para o gasóleo :lol:, lua a iluminar o céu e terra,

24485644811_13efbeefc3_o.jpg


actualmente está 14,1º C e mais de 90% Hr.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
A reportagem de hoje.
As fotos foram tiradas de manha e de tarde.

Temperatura amena, vento fraco a moderado, sol ainda brilhou bem de manhã e alguns periodos da tarde.

Murches
MpWC0S8.jpg


Vale do Cabreiro

sQXLI6M.jpg


Fui então espreitar a linha de água, num troço a jusante da zona habitual de observação/passagem.

nZQNPJC.jpg


01m09eN.jpg


Respectivo video



Entretanto, hoje resolvi a ir local que nunca tinha ido, cabeço de Manique ( cota máxima 197mts), vista muito boa. Tenho que lá ir para fazer medições de vento e tirar fotos ao capacete da serra.

Foto do cimo do cabeço, virado para Oeiras/Carcavelos etc

pVjPOy5.jpg


Do lado oposto da perspectiva da foto acima, existe o vale (encaixado) da ribeira de Manique, a maior linha de água aqui da zona, como se pode ver levava bastante água.

FD9sdIr.jpg


Respectivo video ( Parece mentira, mas tenho zonas extremamente rurais por perto,é o que dá Alcabideche ser uma das maiores freguesias do país(area), há de tudo um pouco. )



Para finalizar, o mar pois claro.

Estoril

Jsmf1kh.jpg


Cabo Raso

x7WVjae.jpg
 
Última edição:

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,111
Local
Belas
Boas!
Hoje foi dia de caminhada. Foi muito cansativo e tenho os braços cheios de feridas mas é um à parte :D. Nunca tinha sentido tanto calor em Janeiro! E com a humidade, ainda piorava mais. Por momentos pensei que estava em Setembro ou Novembro. Sentia-se aquele cheirinho a Verão. É incrível!
Fui à serra do Risco, que faz parte da Serra da Arrábida:
S2rBtQJ.jpg

Vistas magníficas, como sempre, nesta região:
92BlmEw.jpg

Já no topo da serra. Estes campos fizeram-me lembrar os Açores:
5Em1ZeR.jpg

vSoulrl.jpg

O céu estava maioritariamente assim:
lAMCshh.jpg

A água a chamar-me pois estava tanto calor que mal andava. :lol:
SX2xsI6.jpg

Já no final do dia fui a uma gruta, perto da estrada que vai dar ao Portinho da Arrábida:
Vor3lDC.jpg

oPLxu2g.jpg

KCocrSk.jpg

2z9Z0yw.jpg

Como podem imaginar não deu para levar a máquina fotográfica, portanto fui tirando fotos com o telemóvel.
Muito bom! :viva:

De notar que a vegetação da Arrábida é das poucas que ainda é nativa em Portugal, há que conservar!
 
  • Gosto
Reactions: TiagoLC e criz0r

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Boas madrugadas, muito mais frio por aqui hoje com 12,8ºC, ontem a esta hora tinha 16ºC. De resto Céu limpo, sem vento e alguma neblina baixa aqui pela Cova da Piedade.
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas,

Minima: 11,7ºC

Sol, alguma nebulosidade alta e 12,9ºC.
Hoje a máxima promete ser elevada, o normal deste pseudo inverno lol

Nem tudo é mau, com a precipitação prevista até ao final do mês, devo chegar aos 100 mm, vamos ver.
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Boa tarde, e cá vamos com mais um dia de Primavera, ideal para ir ás urnas cumprir o nosso dever cívico e para dar um passeio :). Estão neste momento 21,2ºC e a máxima de ontem já foi batida. Uff :hehe: .
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Extremos térmicos dos ultimos 3 dias por aqui.

22/01/2016: 15,2ºC / 17,4ºC
23/01/2016: 13,2ºC / 19,4ºC
24/01/2016: 11,7ºC / 18,2ºC

T.actual: 17,0ºC


Esta manhã novamente no cabeço de Manique, mas com perspectiva para o vale e serra de sintra, aqui a cota rondava os 170 mts, os 197 mts de cota máxima encontra-se no centro do cume com respectivo vertice geodésico. A cota da ribeira ronda os 85 metros. Nunca fiz medições das inversões neste vale, talvez faça um dia, tem potencial.
Como se pode se ver são encostas com grande declive, então a vertente sul, onde está aquele trilho, é simplesmente impressionante, possivelmente ha malucos que sobem aquilo de jipe ou de mota. :bombar:


pZ7dx4m.jpg


BgoqHJ3.jpg


I5UCrbl.jpg