Seguimento Açores e Madeira - Janeiro 2016



Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
A frente tem muito mau aspeto:

TSrhaajl.jpg


E está já a afetar o G. Ocidental que já recebeu alguma chuva:

ev2RkJx.png


aMfexrp.png


Pelo aviso amarelo, o IPMA antecipa um fortalecimento da frente nos Grs. Central e Oriental. Desde ontem, o dia em que fiz a previsão, algumas coisas mudaram (a frente não perde tanta força no GFS), estando isto mais patente na estimativa da precipitação. Mas não há consenso:

f0pOfI4.gif


h5qCsjC.gif
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Não é por nada, mas a frente não está a progredir como estava modelado no GFS... Está a avançar muito mais lentamente que o previsto...

Verdade. Tanto que na nova atualização a frente praticamente não se move (diferença entre GFS 12z e 18z relativamente às 21 UTC - chuva em 3 horas):

Q0EDN9T.gif


Em termos de intensidade está, felizmente, mais ou menos como abordei no tópico das previsões (fraca a moderada pelos acumulados nas ilhas). Mais chuva (com isto quero dizer maiores acumulados) é possível mais devido à sua reduzida velocidade do que propriamente a uma grande variação na intensidade.
 
  • Gosto
Reactions: TekClub e lserpa

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
A superfície frontal fria já atravessou o Grupo Ocidental... Ao longo da madrugada e parte da manhã desta Quarta-feira serão afectados os Grupos Central e Oriental...

Esta mesma superfície frontal irá condicionar o estado do tempo em Portugal Continental a partir de quinta-feira, com a possibilidade de formação de um núcleo de ar frio em altitude com correspondente baixa pressão à superfície, favorecendo a instabilidade atmosférica e ocorrência de precipitação. Ainda não é desta que chega o bom tempo a Portugal Continental.
 

Afgdr

Cumulonimbus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
2,129
Local
Lagoa - São Miguel, Açores
Boa noite!

Sigo com chuvisco e vento fraco.

O Grupo Oriental está sob aviso amarelo devido a precipitação pontualmente forte até às 6h locais (Aviso meteorológico 26/2016).

No dia 22, guardei umas fotos das câmaras do Spotazores porque achei as nuvens interessantes. Julgo que são mammatus, embora um pouco desvanecidas na 1ª foto. O que acham?

Praia da Ribeira Quente, Povoação, Ilha de São Miguel

cM1mseK.jpg



Praia da Vinha d'Areia, Vila Franca do Campo, Ilha de São Miguel

hIwN3oC.jpg




Também, tirei estas fotos no dia 23. Gostei do efeito do sol nas nuvens na 1/2ª fotos e dos cumulonimbus na 3ª foto.

Praia de Santa Bárbara, Ribeira Grande, Ilha de São Miguel

upIo9rL.jpg


cXLDKRz.jpg



Fajã do Ouvidor, Ilha de São Jorge

s1TM6G0.jpg
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
Boa noite, visto que estamos agora influenciados por um vasto e poderoso anticiclone, o qual deverá permanecer por tempo incógnito... Já fazia falta Lolol, já não via um dia de sol como o de hoje há muito tempo até soube bem, apesar do frio...
Com isto, sigo com uma temperatura de 10.9°c, humidade ainda um pouco elevada (está tudo alagado ainda), situa-se nos 78% e vento fraco. A pressão atmosférica está nos 1038mb e a subir.

Edit: O Pico não tinha neve, mas sim uma camada brutal de gelo, dava para perceber bem visto do Faial.