Seg. Especial Vento, Chuva, Neve e Temporal no Mar 1-5 Janeiro 2008

  • Thread starter Membro excluído 274
  • Data de início

iceworld

Nimbostratus
Registo
18 Dez 2007
Mensagens
1,052
Local
coimbra ( 85m )
Ficam estas duas fotos que tirei por volta das onze e meia, com os montes cobertos de neve.

03012008_004_.jpg


03012008_001_.jpg


Por agora vai caindo granizo.

Chegaste a colocar as fotos de ontem da tua volta pela serra? :huh:
Bonitas vistas as tuas :thumbsup: :rolleyes:
 


Nuno Pimenta

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,334
Local
Portalegre
03012008_001_.jpg


Por agora vai caindo granizo.[/QUOTE]

Boas fotos.Obrigado.Qual a cota de neve?
Por cá, muita chuva e vento.997 hPA
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Por aqui novamente aguaceiros fortes e o vento voltou a atacar...

Não tenho aqui no emprego termómetro, mas sinceramente estive há uns minutos na rua e tenho a sensação que a temperatura baixou... A estação do aeródromo de Coimbra registava ás 11h uma temperatura inferior em ralação ás 10horas o que parece confirmar esta tendência

Isto vem reforçar o meu palpite... esta tarde/noite poderá haver surpresas a cotas médias...
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,443
Local
Olhão (24 m)
Por aqui, céu nublado nada de chuva :sad::sad: segundo o Accuweather em Faro está uma sensação de 4ºC com uma temperatura de 13ºC:D:confused::eek::eek:

Em Olhão sigo com 13ºC a sensação não sei mas foi à varanda compor o pluviometro e ia congelando:cold::cold:.

Segundo a Estação da Região Turismo do Algarve a precipitação foi de 3.2 mm a minha foi de 3 mm:D:) e a rajada de vento máxima foi de 91.7 km/h deve ser sido a prima desta que levou metade do pluviometro :lmao::lmao::lmao:
Podem consultar aqui:
http://www.turismodoalgarve.pt/meteo/rta/faroport/meteo.htm
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Para mim, esta é a altura do dia com maiores possibilidades da cota ser mais baixa. Pessoal de Bragança mandem noticias...

Hoje neve a cotas relativamente baixas será mais provável em áreas próximas ao litoral. Aqui a convecção já é bem menos intensa. Não será por aqui que a cota de neve mais vai descer.

Talvez tenham uma "janela" de oportunidade ao final da tarde, em que o frio chega também aos niveis mais baixos da atmosfera, sendo aí nessa zona que fará mais frio aos 850hpa a partir da noite. Mas como a precipitação também vai acabar, pode ser que entre as duas situações (chegada do frio e fim da precipitação) ainda tenham sorte. Enfim, sempre o eterno duelo da nossa neve a cotas baixas.


GFS Temperatura 500hPa (06/12/18/00z)

500.gif



GFS Temperatura 850hPa (06/12/18/00z)

850.gif



GFS Precipitação/Nuvens 500hPa (06/12/18/00z)

prec-5.gif
 

GFVB

Cumulus
Registo
2 Out 2007
Mensagens
126
Local
Lisboa Ocidental
Bom dia a todos!

Temporal e mais temporal, chuvadas, vento forte e hoje de manhã para não ajudar... um furo no pneu traseiro do meu carro!!!:angry::angry::angry:

Felizmente dei conta perto da AS Oeiras e fui à Midas. Lá o conseguiram reparar. Mas é nestas alturas que a chuva e o vento não ajudam nada!!!

Estando eu já em Alcabideche, o cenário para já é de aguaceiros fortes e vento forte!!!
 

PedroNGV

Cirrus
Registo
7 Dez 2007
Mensagens
64
Local
Pinhel (620m)
Boas!

Na Guarda às 11h45 nevava com alguma intensidade. Neste momento não sei como evoluiu, mas a cota da neve deve andar pelos 800m.
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,509
Local
Bragança (675m)
Talvez tenham uma "janela" de oportunidade ao final da tarde, em que o frio chega também aos niveis mais baixos da atmosfera, sendo aí nessa zona que fará mais frio aos 850hpa a partir da noite. Mas como a precipitação também vai acabar, pode ser que entre as duas situações (chegada do frio e fim da precipitação) ainda tenham sorte. Enfim, sempre o eterno duelo da nossa neve a cotas baixas.

Existe a possibilidade de vermos alguns flocos em cotas inferiores a 1000 /900m, mas infelizmente não deve ser em quantidade suficiente para acumular.
 

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
Boas!

Na Guarda às 11h45 nevava com alguma intensidade. Neste momento não sei como evoluiu, mas a cota da neve deve andar pelos 800m.

Cota de neve visto a pouca neve que acumulou na encosta deve andar pelos 1000/1100m. A guarda está a 1056 por isso e natural que tenha nevado ;)