Projeto: os locais mais frios de Portugal (por inversão térmica)

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Muito interessante esse vale. Às 19h já estavam 4,6ºC.
Se não fossem aquelas ligeiras oscilações durante a madrugada a mínima teria sido ainda mais baixa.

Verdade, a inversão por lá começa bem antes do sol se por, pois o vale apesar de ser de pequenas dimensões( apresenta desníveis na ordem nos 60 metros), tem vertentes com declives brutais,digamos que é bastante encaixado e dado a orientação E-O , torna-o muito sombrio beneficiando, potenciando a dita inversão.
Às 18horas já estava frio, o simples respirar provocava uma autentica "nuvem", tal era o frio e humidade (90% HR).
 
  • Gosto
Reactions: DaniFR e StormRic


rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Muito interessante esse vale. Às 19h já estavam 4,6ºC.
Se não fossem aquelas ligeiras oscilações durante a madrugada a mínima teria sido ainda mais baixa.

Nestes locais em vales encaixados com inversões intensas é comum a inversão começar muito cedo, e depois haver vários ciclos durante a noite, acabando a temperatura por sofrer "altos e baixos", sem descida constante como noutros locais. Isto acontece pois nestes regimes acabam por se formar circulações semelhantes a brisas de montanha, com as massas de ar a "equilibrar" entre o vale e as encostas que estão a temperaturas muito diferentes. Daí a ocorrência desses ciclos, e acabar por ser normal a mínima não ser assim tão baixa como "prometia" após o pôr-do-sol.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Interessante a previsão da mínima para Domingo na zona oeste, não me admirava nada que ocorresse formação de geada no 2º local de seguimento.
Neste momento o ECMWF mete mínimas na ordem dos 6ºC para Torres Vedras,a diferença para o vale da Mangancha,Mafra é cerca de 4ºC a 5ºC mais frio, vamos ver, que registos consigo fazer. :cold:
 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,915
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Nestes locais em vales encaixados com inversões intensas é comum a inversão começar muito cedo, e depois haver vários ciclos durante a noite, acabando a temperatura por sofrer "altos e baixos", sem descida constante como noutros locais. Isto acontece pois nestes regimes acabam por se formar circulações semelhantes a brisas de montanha, com as massas de ar a "equilibrar" entre o vale e as encostas que estão a temperaturas muito diferentes. Daí a ocorrência desses ciclos, e acabar por ser normal a mínima não ser assim tão baixa como "prometia" após o pôr-do-sol.
Exactamente rozzo, bela explicação! :thumbsup:
Quando morava em Cabanas - Palmela estava junto (colado) à serra da Arrábida e apesar de não estar num vale acontecia sempre isso,
ao pôr-do-sol a temperatura descia abruptamente das 17h30/18H e a partir das 21H/21h30m a temperatura estabilizava e/ou até subia quase 1ºC
e só lá por volta das 24H é que a temperatura voltava a descer.
Já só por curiosidade, a poucos Km's na Quinta do Conde na estação do colega Geiras, as temperaturas tinham (têem) um comportamento diferente,
a inversão começava mais tarde e mais devagar mas era constante (por volta das 22H/22h30m as temperaturas já eram mais baixas do que eu registava)
e com a proximidade da ribeira de coina, as temperaturas na Quinta do Conde em noites de inversão eram em média 1/1,5ºC mais baixas.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Já só por curiosidade, a poucos Km's na Quinta do Conde na estação do colega Geiras, as temperaturas tinham (têem) um comportamento diferente,
a inversão começava mais tarde e mais devagar mas era constante (por volta das 22H/22h30m as temperaturas já eram mais baixas do que eu registava)
e com a proximidade da ribeira de coina, as temperaturas na Quinta do Conde em noites de inversão eram em média 1/1,5ºC mais baixas.

A inversão térmica na Quinta do Conde é muito peculiar, practicamente so começa aquando existe acalmia total, e o vento roda para sul, a dita brisa da inversão.
Apesar não ser uma zona ventosa, é suficientemente aberta para que a inversão surge um pouco mais tarde que os outros sitios. Uma coisa é certa, aquela linha de água despeja muito ar puro vindo da arrabida, para toda a Quinta do Conde, nem tudo é mau. :lol:
 
  • Gosto
Reactions: StormRic e Thomar

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas noites,

Aproveitando então a deslocação deste f.d.s à zona oeste, irei fazer a primeira medição da temperatura minima no vale da ribeira da Picanceira.
Practicamente, desde Abril,que estava identificado como um sitio com muito bom potencial, contudo, só agora é que surgiu oportunidade de fazer então a dita medição.
A ideia será colocar os dois dataloggers, um, no tradicional segundo local de seguimento, e outro então nesse vale que para mim é desconhecido em termos de arrefecimento nocturno/ Inversão térmica, de forma a comparar as duas inversões, mais que as minimas, o ritmo de arrefecimento.

Teoricamente o vale da ribeira da Picanceira é mais frio, fruto de uma conjugação de factores, mas o principal deve-se sobretudo a ser um excelente exemplo de um vale em V, portanto, muito encaixado/abrigado.

As previsões do IPMA apontam para um Domingo com minima de 6ºC em Torres Vedras, o que equivale a ter registos mais frios na ordem dos 4ºC. O vento vai cair bem a partir das 23 horas, e ainda bem, é possivel que observe geada fraca, vamos ver.

Enquadramento geografico

Distam cerca de 5 kms do mar, toda a zona é um pouco acidentada, vales e colinas fazem parte de toda a paisagem.
Um mundo de inversões que nos últimos 4 anos tenho estudado, até ao momento, o valor mais baixo fixa-se nos -6ºC registados em fevereiro de 2012.

tjhW6Gb.jpg


Com zoom, embora seja normal o googleearh apresentar relevo um pouco distorcido, só vem confirmar, que o vale ribeira da Picanceira encontra-se num autentico buraco. Os vales distam entre eles cercam de 1,3 km de distância.

pG4mmWR.jpg


Vale da ribeira da Picanceira ( onde será feito o registo)

SAScqZt.jpg


7c2MOMI.jpg


Vale da ribeira da Lapa/ Mangancha ( onde será/ é feito o registo)

fPtvV0i.jpg


Cumprimentos
 
Última edição:

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Datalogger instalado há meia hora atrás no vale da ribeira da picanceira
Temp: 13,5 graus
Hum: 80 Por cento HR

Nada de extraordinário, pois o vento soprava fraco a moderado.
Nas próximas horas o vento vai cair lentamente , e ai assim, inicia-se a inversão.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Ora boas noites,

O vento tramou-me as minimas, principalmente no 2º local de seguimento.



As dias inversões nos dois locais:

A linha vermelha tracou o valor 13,3ºC

Ao final da madrugada a diferença térmica entre os dois vales era incrivel, culpado, o vento.

pwXRHQ2.jpg


Por um lado foi bom ter aparecido vento para confirmar quão abrigado o vale da picanceira é, ainda assim houve algum vento muito fraco por lá.
Confirma-se que se trata de um sitio com potencial, espero fazer igual medição, mas com vento nulo em ambos locais, pois a diferença será atenuada.

Padrão espacial da temperatura, ontem lembrei-me de colocar outro sensor no topo para perceber melhor a inversão, topo vs fundo de vale.

2CABfWi.jpg


Andei a explorar o vale da Picanceira e reparei que a partir determinada zona as vertentes são de rocha calcaria e apresenta grandes cavidades.
Numa area tão isolada e com tanta vegetação é provavel que existam grutas interessantes, o acesso é terrivel, pois as vertentes são extremamente declivosas.

Fotos do vale:

Por aqui, percebe-se o quanto é encaixado, e extremamente humido.

TqQKEGX.jpg


Não se consegue perceber muito bem, mas trata-se da vertente Este com rocha calcaria.

TAijeUy.jpg


Este pormenor tambem ajuda a um maior arrefecimento do fundo de vale.
 
Última edição:

Urriellu

Cirrus
Registo
28 Dez 2014
Mensagens
82
Local
Coimbra, Rio Tinto
Pessoal: os termómetro digitais Auriol estiveram em campanha há cerca de três semanas no LIDL. Ontém fui ao LIDL de Eiras aqui em Coimbra e ainda haviam bastantes. Comprei três. Eu tenho andado bastante ocupado, o dispositivo no Vale de Coselhas precisa de aperfeiçoamentos e ainda por cima este inverno não tem sido grande coisa em termos de temperaturas mínimas e inversões térmicas como todos sabemos portanto não estou a pensar instalá-los a curto prazo.
 
  • Gosto
Reactions: jonas_87 e DaniFR

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Já agora, um video que mostra de maneira diferente a zona mais fria do concelho, por acção da inversão térmica.
Vale estreito, muito sombrio,escarpas calcárias, muita vegetação junção de duas linhas de águas, eis o congelador de Cascais.
Pontos com formação de gelo no pavimento, um caso único em todo o concelho.
  • 1:54 a famosa curva do morto
  • 2:04 a ponte da ribeira do Pisão
  • 2:54 curva sombria

Se por acaso andarem ao final da tarde na zona ou mesmo a noite, passem por esta estrada, vao ver uma inversão impressionante.

 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Como já disse noutras alturas, se não houvesse arriba fossil, a EMA da Praia da Rainha, Almada não teria inversões tão fortes.
Para mim, é o elemento chave naquela inversão, embora existam outros, podemos falar nisso num tópico mais apropriado.
Obrigado Gil :thumbsup: assim que possa irei verificar no local e postarei as respectivas fotos.



Assim que tiver as fotos em minha posse iremos discutir noutro tópico estes dados curiosos da Estação :) .

Dado ser um local bastante frio(nocturno) do concelho de Almada, faz todo sentido trocar umas ideias por aqui, neste tópico.
Ver se posto a carta militar que ajuda sempre a perceber melhor a inversão.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas,

Preciso de uma ajuda.

Alguém do forum que more no concelho de Oeiras, ou conheça bem o mesmo, particularmente em termos de temperaturas, sabe me dizer se há ruas ou estradas municipais onde exista formação de gelo? Ou pelo menos, locais com potencial para tal?

Precisava dessa informação.
Obrigado.
 
  • Gosto
Reactions: TiagoLC

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Boas,

Preciso de uma ajuda.

Alguém do forum que more no concelho de Oeiras, ou conheça bem o mesmo, particularmente em termos de temperaturas, sabe me dizer se há ruas ou estradas municipais onde exista formação de gelo? Ou pelo menos, locais com potencial para tal?

Precisava dessa informação.
Obrigado.
Sou de Carnaxide, Oeiras. Pelo que conheço, não há zonas propícias para tal, mas desconfio que perto do rio Jamor, nas zonas mais escondidas haja formação de gelo. No inverno darei umas voltas por lá, a ver se descubro algo. :thumbsup:
 
  • Gosto
Reactions: Cadito e jonas_87

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Deve ser extraordinariamente raro, mas falando de "potencial para tal", junto a algumas ribeiras e certas áreas deprimidas, lê o estudo linkado abaixo, razões e condições que conheces muito bem, sendo que é complicado nessa região conjugar uma forte inversão durante uma onda de frio com humidade disponível para formar gelo
6KM5inO.jpg



in Contrastes térmicos nocturnos e acumulação de ar frio em áreas urbanas do Sul da Península de Lisboa
http://revistas.rcaap.pt/finisterra/article/download/1698/1391