Seguimento Meteorológico Livre 2016

Estado
Fechado para novas mensagens.
M

Membro excluído 274

Sem dúvida... este ano ficará na memória... é que nem geadas! Por norma este tempo estável é sinónimo de geadas... este ano nem isso.
 
  • Gosto
Reactions: Dias Miguel


james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Sem dúvida... este ano ficará na memória... é que nem geadas! Por norma este tempo estável é sinónimo de geadas... este ano nem isso.


Este ano, mesmo quando houveram algumas ( poucas) boas inversões térmicas, nem assim se formaram geadas que se visse. Sinceramente, não me me lembro de um inverno assim.
 
  • Gosto
Reactions: Dias Miguel

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,623
Local
Portalegre
Carissimos,
Alguém pode fazer uma previsão para o próximo fim de semana pff? Gostava muito de ir para o Alvor na 6ª Feira e regressar no Domingo mas só se estiver bom tempo senão ... estadia, gasóleo, portagens etc... Ui :unsure:
Obrigada

Off-Topic: Maria, por agora é o que temos: Previsões médio prazo (Janeiro 2016)
Ou seja, muitas incertezas, mas o mais provável é uma mudança para a instabilidade que será, como habitualmente, menor no Algarve. ;)
 
  • Gosto
Reactions: Maria Papoila

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Um Inverno sem geadas é meio caminho para uma Primavera e um Verão cheios de pragas, quer insectos, quer pequenos roedores... :(:evilmad:


Exatamente. E uma fonte importante de humidade para a terra, que se infiltra muito lentamente ( exceto quando é geada negra, que é mais prejudicial) .

É o segundo inverno atípico que temos. Tudo é morno, o vento de Leste é morno, o vento de Norte é pouco frio, o vento de Sul é mais quente que o costume.

Quem tiver dúvidas sobre este inverno, que perca uns minutos a reparar na vegetação . E na fauna, tenho reparado que nos bosques já anda uma azáfama digna da Primavera e desconfio que algumas aves migratórias ficaram por cá.
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
Para já, e já com um elevado grau de certeza, teremos a aproximação de uma superfície frontal fria na segunda metade de Sexta-feira; aumento da nebulosidade nas regiões do norte e centro com probabilidade de precipitações para o final do dia no Minho e Douro litoral, progredindo para as restantes regiões do norte e centro na noite de Sexta-feira para Sábado. O vento a aumentar de intensidade, de sudoeste e rodando para noroeste após a passagem da superfície frontal. Subida da temperatura mínima (efeito da nebulosidade que fará que as temperaturas não desçam durante a noite).

Previsão da AEMET: Día 06 (sábado) Se espera que un frente atlántico barra la Península, con lo que se producirán precipitaciones en la mayoría de zonas, excepto en el área mediterránea, donde son poco probables. Las precipitaciones pueden ser persistentes en Galicia, cordillera cantábrica occidental y oeste del sistema central. Serán en forma de nieve en el entorno de los sistemas montañosos de la mitad norte peninsular. En Canarias es probable que continúe el tiempo estable y sin precipitaciones. Probable ascenso de las temperaturas nocturnas en buena parte de la Península. Diurnas en descenso en su cuadrante noroeste. Pocos cambios en el resto.

Tudo menos confuso ! :thumbsup: Tal como ontem tinha previsto ...

O GFS está mesmo bonito: de um dia para outro é capaz de mudar quase em 360º as previsões que faz a mais de 72 horas... por este caminhar vai acertar numa entrada fria em Portugal no inverno de 2016/17... :lmao:
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Pode ser que a coisa ainda melhore... Já tenho reserva feita, vou mesmo neste fim de semana.




A Sanábria tem neve a partir de determinada altitude, e indo lá vais ver neve de certeza, a questão é o tempo fechado, ventoso, com nevoeiros.. É uma serra que por vezes até em Maio tem neve devido à sua localização e altitudes por vezes superiores a 2000 metros :cold:

Quando estive há uns 15 dias em Mogadouro a Sanábria estava assim.

Quase ao meio da foto ( a zona mais alta que se vê ) está a Pena Trevinca ( 2.127 m )



geada5.jpg
 
Última edição:

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Bonita paisagem Snifa :thumbsup:. Já é tempo de haver uma mudança de padrão aqui pelo Ocidente Europeu, esperemos que os principais modelos continuem a insistir na mudança a partir da 2ª semana de Fevereiro porque ter apenas 2 semanas de chuva e temperaturas máximas de 22ºC em pleno Janeiro é mau demais. Não pode ser a Primavera a compensar sempre estes Invernos preguiçosos.
 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,634
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
No que toca ás geadas , sinceramente não me recordo de um inverno sem geadas pelo menos por aqui.
Só houve 1 geada foi em Novembro e foi fraca e não se perspectivam grandes situações de frio nos próximos tempos.
Vamos ver como corre a primavera, mas temo que lá para o fim de Abril/Maio isto comece a escaldar como no ano passado.
 
  • Gosto
Reactions: jonas_87

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Isto vai de mal a pior. Quer o GFS quer o ECM já tinham arrumado com o frio, agora também começaram a arrumar com a chuva.

De uma possibilidade de passarmos um carnaval frio, como devia ser pois estamos no inverno, ainda vamos passa - lo numa esplanada à beira mar a apanhar banhos de sol.

Definitivamente, este inverno é só a fazer de conta. :facepalm:
 
Estado
Fechado para novas mensagens.