Seguimento Meteorológico Livre 2016

Estado
Fechado para novas mensagens.

dopedagain

Cumulus
Registo
2 Jan 2016
Mensagens
484
Local
Fornelos - Ponte de Lima(200m)
Boas noticias! GFS a menos de 72 horas a voltar as previsões iniciais e a dar probabilidade de queda de neve para as terras altas do norte (cotas superiores a 1000metros)
hfgfh.jpg
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: guisilva5000


Topê

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2015
Mensagens
920
Local
Negrais
Melhoraram só se for para o norte...No Sul vejo a coisa seca a perder de vista... e sem nada de frio

Sinceramente aqui para Lisboa, o cenário a nível de precipitação não está alarmante, tem chovido com alguma regularidade, não a desejada, mas vem sempre um ou outro dia de chuva, talvez não chova a 5,6 dias, os dias de chuva ou melhor com precipitação em Lisboa, andaram em Janeiro á volta dos 13 dias, não é extraordinário, mas não mau, é suficiente, o que de acordo com os modelos teremos na próxima semana, alguns dias de chuva, não choverá 50mm em 24h,nem em 48h, mas se for sempre acumulando já para mim e para os solos é satisfatório.
Relativo ao frio já me mentalizei que este ano foi para esquecer, como o meu grau de exigência está tão baixo, já fico satisfeito com dias nublados, dias com alguma chuva e nada de primaveras antecipadas, género temperaturas acima dos 20º graus precocemente.
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

Topê

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2015
Mensagens
920
Local
Negrais
É normal a meio do inverno a torre estar sem neve nenhuma? Ou não é nada assim fora do comum?

Pode não ser inédito, mas normal em inicio de Fevereiro, considerando que as medias de precipitação e temperatura das Penhas Douradas(+-3º, +-200mm) em Janeiro e Fevereiro, não é de todo normal, a Torre estar literalmente a zeros, pode haver Invernos muito secos, em que haja pouquíssima neve, agora totalmente a zeros, penso que é um autêntico desvio padrão.
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

DaniFR

Cumulonimbus
Registo
21 Ago 2011
Mensagens
2,213
Local
Coimbra
É normal a meio do inverno a torre estar sem neve nenhuma? Ou não é nada assim fora do comum?
Não é muito normal. Este inverno a neve que caiu na Torre acumulou sempre pouco e derreteu logo passado 2/3 dias.
Se não estou erro, nesta temporada as pistas de ski não abriram um único dia, nem sequer tem havido grandes condições para produzir neve.
 
  • Gosto
Reactions: joralentejano
M

Membro excluído 274

Bom dia companheiros de penitência... Hahaha...
Ai os modelos... que dor de cabeça nos dão...
A AEMET ativou aviso amarelo por nevadas para o interior da Galiza (Ourense Montanha e Lugo Montaña) para Domingo...

Validez: domingo, 07 febrero 2016 de 0 a 24 horas (oficial)
Fenómenos significativos

Intervalos de viento fuerte o con rachas muy fuertes en áreas de litoral, y zonas de montaña del norte y este de la Península.

Predicción
Predominio de cielos nubosos o muy nubosos con precipitaciones al principio del día en buena parte de la Península y en Baleares. Serán más probables e intensas en Galicia y entorno de los sistemas montañosos y más débiles y menos probables en el litoral mediterráneo y en el oeste de Castilla y León, Extremadura y Huelva. A lo largo del día tenderá a disminuir la nubosidad en muchas zonas y a ir remitiendo las precipitaciones. En Canarias, intervalos nubosos en el norte de las islas de mayor relieve, y poco nuboso con intervalos de nubes altas en el resto.

Cota de nieve aproximada en la Península: 600/800 m subiendo a 1400/1600 m en Galicia y el Cantábrico occidental, 800/1000 m en el resto del norte y centro, y 1200/1800 m en el sur.

Temperaturas diurnas en descenso, salvo en Galicia y Canarias, donde permanecerán con pocos cambios. Nocturnas en ascenso en el área mediterránea, y Baleares, y en descenso en el suroeste peninsular.

Viento de componente oeste en la Península y Baleares, con intervalos de intensidad fuerte o rachas muy fuertes en zonas de costa y áreas de montaña del norte y este de la Península. En Canarias, viento del noreste.

AEMET
 
  • Gosto
Reactions: dopedagain

The Weatherman

Cumulus
Registo
10 Fev 2009
Mensagens
455
Local
Braga
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Isso seria fantástico e, a confirmar - se, poderia provocar uma mudança de 180 graus nas previsões a longo prazo. Significa que o ar polar poderia ser empurrado todo na nossa direcção e, se não estou a dizer nenhuma asneira, poderia nevar à cota zero por cá, em especial no Norte e Centro, mesmo sendo uma entrada marítima. Mas o frio seria suficiente para nevar à cota zero. Se não estou em erro, foi o que aconteceu no grande nevão de 87, onde as praias do Minho e da Galiza ficaram sob um grande manto branco.

Eu tenho visto o mar a ficar muito alterado repentinamente por vezes, as formigas estão a fazer carreiros para procurar abrigo ( ainda vi isso hoje) . Alguma coisa estará para vir...
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Bom dia companheiros de penitência... Hahaha... Ai os modelos... que dor de cabeça nos dão... A AEMET ativou aviso amarelo por nevadas para o interior da Galiza (Ourense Montanha e Lugo Montaña) para Domingo...

Eu digo mas que frio é que eles dão ... :lmao: Aviso amarelo para queda de neve a partir dos 800/1000 metros de altitude para os distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real e Bragança, nomeadamente nas áreas mais próximas da fronteira com Espanha. :cold:
 
Estado
Fechado para novas mensagens.