Seguimento Meteorológico Livre 2016

Estado
Fechado para novas mensagens.
M

Membro excluído 274

Vamos entrar na fase crucial... ou mantém ou retira difinitivamente...
Segundo a AEMET Domingo poderia ser o dia de alegria de muitos...
Predicción


Válida para los días 14 al 18 de febrero de 2016

Día 14 (domingo)

Excepto en el litoral este peninsular, donde habrá intervalos nubosos, en el resto de la Península y Baleares estará nuboso o cubierto con precipitaciones generalizadas, más abundantes en el tercio norte peninsular y en áreas de montaña, donde podrían ser persistentes y/o localmente fuertes. En Canarias probables precipitaciones en las islas occidentales de mayor relieve.

La cota probable de nieve se situará inicialmente por encima de los 1800 m, bajando a lo largo del día hasta los 600 m en amplias zonas de la península.

Temperaturas en descenso, con heladas en zonas de montaña principalmente de la mitad norte.

Viento de componente oeste fuerte o con intervalos de fuerte en los litorales gallego, cantábrico y Alborán y en Baleares, con rachas fuertes o muy fuertes en zonas de montaña. En Canarias viento del nordeste con intervalos de fuerte.

AEMET
 


M

Membro excluído 274

Comentário MeteoGalicia a médio prazo:

"As condicións ata o sábado serán de ventos fortes do suroeste que deixarán chuvias xeneralizadas e temperaturas suaves. A partir do domingo, entra o aire frío, con descenso das temperaturas e precipitacións en forma de neve e con sarabia."
 
  • Gosto
Reactions: TiagoLC

boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
Se os modelos não mudarem tudo indica que Domingo e Segunda (mais Domingo) poderemos ter um bom evento para os amantes da neve. Nada de extraordinário, mas com cotas para já que podem a descer aos 600 metros, na melhor das hipóteses. Precipitação vai existir, falta saber durante quanto tempo e depois claro o frio que também vem. Os modelos já mostraram a ISO -4 (850 hPa) aqui na zona Norte, mas voltam a tirar. Iso -30 (500 hPa) também aqui a rondar a zona Norte.
Ainda faltam 4 dias, mas tem sido uma insistência dos modelos nesta entrada mais fria com precipitação.

De 17 a 20 nova entrada mais fria e forte, mas para já falta a precipitação. Iso -4 e e -34 sobre o nosso território, faltando precipitação que apesar de prevista é pouca. Pior de tudo é mesmo faltar muito tempo.

Aguardo novos capítulos ;);)
 

Topê

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2015
Mensagens
920
Local
Negrais
Como já referi neste topico, o meu grau de frustração relativo a este Outono/Inverno é bastante grande, sendo que o meu grau de exigência é paralelamente baixo, em bom português nesta altura do campeonato meteorológico contento-me com pouco.
Neste sentido é com enorme satisfação que já a 10 de Fevereiro, sinto um tempinho de Inverno, dado os nossos padrões, vejo um período mais ou menos alargado de tempo instável e dias com chuva persistente, dias com algum frio, e neve a cotas médias. E o melhor olho para os modelos e vejo animação e atmosfera nada definida e instável, o que dá mais ou menos garantir que este mês será normal e chuvoso, mais ou menos dentro da média. Isto para as minhas expectativas muito baixas é já muito satisfatório.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Pistas de esqui da Serra da Estrela com prejuízo de meio milhão

As pistas de esqui da Serra da Estrela ainda não abriram este inverno, devido à falta de neve, o que já causou um prejuízo superior a meio milhão de euros, disse esta quarta-feira o diretor-geral da estância.

"Reportando-nos ao último ano, e sem termos em conta as perspetivas de crescimento que tínhamos para 2016, estamos seguramente a falar de mais de meio milhão de euros de prejuízo", afirmou Carlos Varandas, em declarações à agência Lusa.

O responsável explicou que as poucas vezes que caiu neve na Serra da Estrela, na Covilhã, distrito de Castelo Branco, não foi em quantidade suficiente para pôr a funcionar as pistas e que, além disso, as temperaturas que se têm registado também não permitiram recorrer à produção de neve de cultura (artificial).

"Temos condições técnicas para fazê-lo, mas com temperaturas elevadas como as deste ano torna-se impossível", acrescentou.

Segundo Carlos Varandas, a estância, que deveria ter aberto no início de dezembro, já conta com 70 dias de encerramento, quando no último ano, por esta altura, tinha registado 58 dias de funcionamento.

"É efetivamente um ano para esquecer, porque, mesmo que ainda consigamos abrir, já não há forma de compensar o que está para trás", lamentou.

Este ano, lembrou, a Turistrela, empresa concessionária do turismo e desportos de inverno na Serra da Estrela, que é proprietária da estância, levou a cabo um conjunto de "melhorias significativas", num investimento global de cerca de 700 mil euros.

http://www.jn.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=5023092
 
M

Membro excluído 274

MeteoGalicia:

Tralo paso da fronte durante o sábado, Galicia quedará na zona de chuvascos que veñen detrás. Estes chuvascos serán localmente treboentos, mesmo acompañados ocasionalmente de sarabia. A cota de neve baixará durante o domingo, estando entre os 400 e os 600 metros. As temperaturas sufrirán un descenso moi acusado durante a xornada. Os ventos soprarán do noroeste, moderados no interior e fortes no litoral e zonas altas, aumentando a sensación térmica de frío.

Manhã:

getImaxeM.action

Tarde:
getImaxeT.action

Noite:
getImaxeN.action


A ver se se confirmam as previsões!
 

dopedagain

Cumulus
Registo
2 Jan 2016
Mensagens
484
Local
Fornelos - Ponte de Lima(200m)
MeteoGalicia:

Tralo paso da fronte durante o sábado, Galicia quedará na zona de chuvascos que veñen detrás. Estes chuvascos serán localmente treboentos, mesmo acompañados ocasionalmente de sarabia. A cota de neve baixará durante o domingo, estando entre os 400 e os 600 metros. As temperaturas sufrirán un descenso moi acusado durante a xornada. Os ventos soprarán do noroeste, moderados no interior e fortes no litoral e zonas altas, aumentando a sensación térmica de frío.

Manhã:

getImaxeM.action

Tarde:
getImaxeT.action

Noite:
getImaxeN.action


A ver se se confirmam as previsões!


Fenomenal, alto minho pintado de branco :) Já vou estrear as luvas novas!! hehe
 
Última edição:

André Ultra

Cirrus
Registo
16 Jan 2015
Mensagens
42
Local
Mesão Frio
Boas, li algures que a neve afinal não cairá a cotas a baixo dos 800 metros, sendo assim nada de novo se avizinha. Queda de neve, sim mas só nos locais de sempre, certo? Quem me dera estar enganado, mas pelo que tenho lido não existiram surpresas.
 

André Ultra

Cirrus
Registo
16 Jan 2015
Mensagens
42
Local
Mesão Frio
IPMA, para sábado, mete uma cota de neve de 1600 metros já quase para a noite, descendo talvez para os 1400 m já para o final, final do dia.

Para uma entrada deste género, 800 m já é uma boa cota, nem sei se acumulará algo que se veja a esta cota.

Foi isto que li, por isso o meu comentario
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
IPMA, para sábado, mete uma cota de neve de 1600 metros já quase para a noite, descendo talvez para os 1400 m já para o final, final do dia.

Para uma entrada deste género, 800 m já é uma boa cota, nem sei se acumulará algo que se veja a esta cota.

Foi isto que li, por isso o meu comentario


Fui eu que escrevi isso?

Em relação aos 800 metros é apenas a minha opinião. Mas pode sempre baixar mais um pouco.
 

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Ora bem o GFS mete cotas 500\600 pontualmente até mais baixas no extremo Norte, os outros modelos também. o IPMA mete 800m. Realmente acumular abaixo dos 800 vai ser difícil mas olhando as previsões atuais (sujeitas a mudanças) nevará em altitudes inferiores e tendo em conta a isso -4 a 850hpa e -30 a 500hPa pode haver surpresas. Neste momento eu não descartaria neve pontual à cota 400... Espermos que se mantenha ou melhore, mas pelo menos as zonas do costume irão ter um bom nevão.
 
  • Gosto
Reactions: TiagoLC
Estado
Fechado para novas mensagens.