Seguimento Meteorológico Livre 2016

Estado
Fechado para novas mensagens.

dopedagain

Cumulus
Registo
2 Jan 2016
Mensagens
484
Local
Fornelos - Ponte de Lima(200m)
os modelos ate etao generosos na precipitação pelo menos no norte deve haver precipitação no período mais frio, não sendo muito abundante existe. É aí que reside a minha esperança para nevar aqui (500 metros não é impossível, quero acreditar que não :) :D ) Mesmo que sejam só uns flocos já fico feliz!

ipma.jpg

No minho quando a cota descer, vai haver precipitação suficiente para haver boa acumulação, estes dados são de cota 50, em altitude a precipitação será maior certamente! :) e o que mais me entusiasma é que quando a cota subir não há precipitação o que vai manter a neve uns bons dias nos pontos mais altos!
 


Meteolouco

Cumulus
Registo
5 Dez 2014
Mensagens
164
Local
Celorico da Beira - a reportar a 510m de altitude
Precipitação em forma de neve só mesmo parece-me acima 700 metros isto no interior centro no norte poderá nevar acima 600 metros abaixo disso será sleet pois quando entra maior frio em altitude começa a escassear a precipitação, mas como em meteorologia ás vezes acontecem surpresas nunca se sabe, estou a gostar bem mais dos modelos para dia19 mas isso até lá ainda falta muito, certo é que para a semana lá teremos o frio mais a sério
 

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
ipma.jpg

No minho quando a cota descer, vai haver precipitação suficiente para haver boa acumulação, estes dados são de cota 50, em altitude a precipitação será maior certamente! :) e o que mais me entusiasma é que quando a cota subir não há precipitação o que vai manter a neve uns bons dias nos pontos mais altos!
Lá está, cota 500 ali com precipitação será difícil, mas não me parece impossível de todo. Uma coisa é certa: Vou andar de olhos colados no céu ahah
 

jonas

Cumulonimbus
Registo
14 Jul 2015
Mensagens
2,280
Local
Paredes
Precipitação em forma de neve só mesmo parece-me acima 700 metros isto no interior centro no norte poderá nevar acima 600 metros abaixo disso será sleet pois quando entra maior frio em altitude começa a escassear a precipitação, mas como em meteorologia ás vezes acontecem surpresas nunca se sabe, estou a gostar bem mais dos modelos para dia19 mas isso até lá ainda falta muito, certo é que para a semana lá teremos o frio mais a sério
Eu diria 500m ate ao marao e 700 ate ao alentejo mais ou menos
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
O GFS mete cota zero de neve em alguns locais do Vale do Minho no final da próxima semana. E há alguma possibilidade de precipitação, embora baixa.

Ainda vamos morrer na praia, passar ao lado de um bom evento de neve a cotas baixas por falta de precipitação.
 
M

Membro excluído 274

Act. previsão AEMET... baixa a cota para o centro peninsular, o problema será a precipitação... será escassa.

Validez: domingo, 14 febrero 2016 de 0 a 24 horas (oficial)
Fenómenos significativos
Nevadas en cotas bajas.

Predicción
Lluvias y chubascos que pueden ser localmente fuertes o persistentes y ocasionalmente acompañados de tormenta en Galicia, Cornisa Cantábrica y Pirineo occidental. Con menor intensidad afectarán también al resto de la mitad norte peninsular y ya con carácter más disperso a Baleares y a zonas de la mitad sur, preferentemente de montaña. También pueden darse algunas precipitaciones débiles en Ceuta y Melilla, y no se descartan que afecten incluso a puntos del litoral y prelitoral mediterráneo, aunque allí con baja probabilidad. Igualmente pueden producirse algunas lluvias ocasionales en la vertiente norte de las Canarias de mayor relieve.

Cota de nieve en la Península: en el eje cantabro-pirenaico 1000/1200 m inicialmente, bajando a lo largo del día hasta 500/700; en los Sistemas Central e Ibérico 1500/1700 m bajando a 600/800 m; en las cordilleras de la mitad sur, 2000/2200 m bajando a 800/1000 m.

Temperaturas en descenso generalizado, siendo más acusado en el norte peninsular. Las nocturnas podrían bajar notablemente, con heladas en amplias zonas del interior peninsular.

Vientos del Oeste girando al Noroeste en la Península y Baleares, pudiendo ser fuertes o con rachas muy fuertes en numerosas zonas. En Canarias vientos del noreste, con intervalos de fuerte.

AEMET

Já existe aviso amarelo para Ourense Sur (Montalegre/Chaves/Terras de Bouro) a partir das 9h (hora de Lisboa) de Domingo por nevadas, acumulação de 4 cm.
Para Ourense Montanha (Vinhais) o aviso amarelo entra em vigor logo à meia-noite de Domingo, acumulação 10 cm.
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
A precipitação escassa, esse é que é o nosso principal problema. Apesar de ser verdade que, para nevar a cotas baixas, é preciso algumas combinações, mas o principal problema do nosso país é mesmo a falta de precipitação.
Temos tido excelentes entradas continentais ao longo dos anos com grande potencial. E tantas entradas polares marítimas em que no pós - frontal, muitas vezes a temperatura anda quase nos 0 graus ou negativa, mas as nuvens acabaram de se ir embora.

E isso acontece em 95 % dos casos ou mais. Digam o que disserem, é o grande problema do nosso país não nevar mais vezes a cotas baixas, a falta de precipitação. Mas é o clima que temos, não há nada a fazer.
 
  • Gosto
Reactions: Topê

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,272
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
A precipitação escassa, esse é que é o nosso principal problema. Apesar de ser verdade que, para nevar a cotas baixas, é preciso algumas combinações, mas o principal problema do nosso país é mesmo a falta de precipitação.
Temos tido excelentes entradas continentais ao longo dos anos com grande potencial. E tantas entradas polares marítimas em que no pós - frontal, muitas vezes a temperatura anda quase nos 0 graus ou negativa, mas as nuvens acabaram de se ir embora.

E isso acontece em 95 % dos casos ou mais. Digam o que disserem, é o grande problema do nosso país não nevar mais vezes a cotas baixas, a falta de precipitação. Mas é o clima que temos, não há nada a fazer.

Há exceções.. Estava eu na Covilhã em 1997, num dia de nevão e lembro-me perfeitamente de um professor polaco nos dizer que antes do final da tarde deixaria de nevar. O frio continuava a entrar e a verdade é que deixou de nevar para começar a cair freezing rain.

Ou seja, estar a temperatura à superfície nos 0 graus ou mesmo negativa, não significa que 200m mais acima não esteja já positiva descongelando a neve.
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Há exceções.. Estava eu na Covilhã em 1997, num dia de nevão e lembro-me perfeitamente de um professor polaco nos dizer que antes do final da tarde deixaria de nevar. O frio continuava a entrar e a verdade é que deixou de nevar para começar a cair freezing rain.

Ou seja, estar a temperatura à superfície nos 0 graus ou mesmo negativa, não significa que 200m mais acima não esteja já positiva descongelando a neve.


Sim, claro.
Mas eu estava a referir - me mesmo às incontáveis vezes em que poderiam estar reunidas as condições para nevar a cotas baixas, mas não ocorre, devido à falta de precipitação e nuvens. E isso acontece demasiadas vezes, infelizmente.
 

JoaoCodeco

Nimbostratus
Registo
10 Abr 2012
Mensagens
1,433
Local
Vile, Caminha, Viana do Castelo
Chuva moderada puxada a vento :surprise:
 
  • Gosto
Reactions: TekClub

JoaoCodeco

Nimbostratus
Registo
10 Abr 2012
Mensagens
1,433
Local
Vile, Caminha, Viana do Castelo
Alguém tem informações sobre as albufeiras, rios, aqui no litoral?
 
Estado
Fechado para novas mensagens.