Seguimento Sul - Fevereiro 2016

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Mas não sei qual será o efeito, a vila nem está numa zona elevada, pelo contrário, normalmente quando aqui o vento é forte em Portalegre também tem de ser, não me lembro de uma situação deste tipo.
As rajadas de certeza que têm estado na ordem dos 70-80km/h

Agora está ligeiramente mais calmo.


Li num post teu que este ano irias montar uma estação completa, aguardamos com ansiedade, pois essa vila parece ser cheia de surpresas meteorológicas! ;)
Grandes registos vão advir de ai certamente,

Rajadas dessa ordem são obra sim senhor, mas baseadas apenas em observação empírica... Calcular a velocidade do vento pela mera observação pode levar a grandes desvios da realidade. Em todo caso impossível não seria.

Eu passei ai uma boa parte da minha infância, aliás até ai nasci à moda antiga, em casa e com parteira! :hehe:, tinha ai os meus avós e estava principalmente no Verão. Claro falo dos anos 70 e princípios dos 80. Não me interessava propriamente pela meteorologia ainda, por isso não tinha ideia de tão grandes diferenças com Elvas. Só o numero de geadas é incrível sim senhor. Grande Arronches!
É claro que a proximidade com a serra justificará em parte as diferenças.

Por cá o vento voltou a soprar novamente, mas nada de especial, de destaque foi como já anteriormente reportei, entre as 20h30 e as 21h30 aproximadamente.
Agora já está de Oeste e vai paulatinamente rodando até chegar a NW.
No gráfico da EMA do IPMA é bem visível o período da estranha acalmia que referi:

14lX1AF.jpg


A temperatura actual ronda os 12ºC a 13ºC e vai descendo . O céu varia entre o pouco nublado e o nublado com nebulosidade baixa a passar a grande velocidade.

Abraço e bom descanso.
 


joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,417
Local
Arronches / Lisboa
Li num post teu que este ano irias montar uma estação completa, aguardamos com ansiedade, pois essa vila parece ser cheia de surpresas meteorológicas! ;)
Grandes registos vão advir de ai certamente,

Rajadas dessa ordem são obra sim senhor, mas baseadas apenas em observação empírica... Calcular a velocidade do vento pela mera observação pode levar a grandes desvios da realidade. Em todo caso impossível não seria.

Eu passei ai uma boa parte da minha infância, aliás até ai nasci à moda antiga, em casa e com parteira! :hehe:, tinha ai os meus avós e estava principalmente no Verão. Claro falo dos anos 70 e princípios dos 80. Não me interessava propriamente pela meteorologia ainda, por isso não tinha ideia de tão grandes diferenças com Elvas. Só o numero de geadas é incrível sim senhor. Grande Arronches!
É claro que a proximidade com a serra justificará em parte as diferenças
Sim, irei, ainda não sei quando será mas em princípio será este ano, este sensor que tenho até dá registos muito parecidos com os das estações mais próximas mas como é óbvio não é perfeito e nem o local é perfeito para isso mas para um começo já é muito bom. Calcular a velocidade das rajadas é complicado sim e é nestes momentos em que se sente falta de uma estação completa...
Seria muito interessante ter uma porque o clima de Portalegre e de Elvas não têm nada a ver um com o outro e Arronches está no meio, muitas das vezes digo que esta zona é a "fronteira" da precipitação :p este inverno não tem havido nem metade das geadas que é costume haver, lembro- me de nos outros anteriores invernos acordar para ir para a escola e estar tudo branco, até a água congelava :cold: esta zona é muito fria, às vezes até penso que o sensor tem os registos errados porque as estações daqui perto não registam valores tão baixos mas basta ir lá fora para tirar as conclusões.
:)
 
Última edição:

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,417
Local
Arronches / Lisboa
O vento forte não dá tréguas por aqui, é impressionante o temporal e agora também está a chover bem :rain: isto faz-me lembrar o Gong.

Por volta das 5 da manhã choveu bem com uma ventania dos diabos.

EDIT(07:36H): que ventania agora :surprise: rajadas impressionantes, meu deus que temporal :eek::eek:
 
Última edição:

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,584
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Mas não sei qual será o efeito, a vila nem está numa zona elevada, pelo contrário, normalmente quando aqui o vento é forte em Portalegre também tem de ser, não me lembro de uma situação deste tipo.
As rajadas de certeza que têm estado na ordem dos 70-80km/h

Agora está ligeiramente mais calmo.
Por aqui acontece o mesmo muitas vezes, noto perfeitamente que há muito mais vento aqui do que propriamente na cidade e em especial mais do que na baixa da cidade, eu vivo a 6/7km de Portalegre mas isso faz toda a diferença, ainda esta semana quase todos os dias houve por aqui nevoeiro e assim que começava a descer do "baco" para quem conheçe a cidade parecia que entrava noutro mundo sem nevoeiro, um pequeno exemplo;)
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,417
Local
Arronches / Lisboa
Chove torrencialmente, :rain::rain::rain:parece estar a cair algum granizo também.
Que sensação tão desagradável :cold:
 

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,621
Local
Portalegre
Bom dia

Pelo Centro de Portalegre, em 10 minutos aparece o Sol, nos próximos 10 está a chover a cântaros. Aguaceiros fortes e com uma nítida descida acentuada da temperatura, pois os vidros embaciaram em poucos momentos.
Vamos aguardar pela tarde por esse frio prometido e pelos flocos de neve (sempre optimista :)) Pena a precipitação não acompanhar a descida de temperaturas...
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,417
Local
Arronches / Lisboa
Depois da chuva torrencial vem o sol e cada vez mais frio...
7,1°C
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,417
Local
Arronches / Lisboa
Mais aguaceiros em aproximação, à pouco houve uma rajada tão forte que mais parecia que ia deitar as antenas de tv ao chão, não caíram por um fio...
 
  • Gosto
Reactions: Manmarlopes

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,417
Local
Arronches / Lisboa
Aguaceiros a chegar, começa a chover, vento muito violento :surprise::surprise: quase que leva as janelas :eek:
 

talingas

Nimbostratus
Registo
12 Ago 2010
Mensagens
615
Local
Portalegre (≈ 528m)
Aqui nos altos da cidade de Portalegre parece que anda o demónio à solta. À pouco registei uma rajada de 84,6km/h. O vento continua a intensificar-se acompanhado por vezes de alguns aguaceiros. A temperatura começou a cair a pique, já vai nos 5,3°C. Onde é que isto vai parar? :viva::w00t: