Seguimento Interior Norte e Centro - Fevereiro 2016



MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
Por volta das 11h estive no Castelo Rodrigo (820m), quando lá cheguei apanhei uma aberta,

IMG_0341_zps4pewbiou.jpg


Passados cerca de 20 minutos começou a ficar muito nublado e chegaram a cair uns flocos minúsculos que não dava para apanhar em foto. Depois olhei novamente para as antenas da Serra da Marofa e embora sem acumulação visível, senti o chamamento da neve! :D

IMG_0343_zpsdt1r9x4l.jpg


Quando lá cheguei ao topo da Serra, por volta das 12h, levava intensamente com flocos pequenos, a sensação de frio era extrema e nevava na horizontal devido ao forte vento, os pequenos flocos pareciam agulhas a bater contra a minha cara. Embora nevasse bem não acumulava, devido à pequena dimensão dos flocos e à temperatura positiva, segundo o termómetro do carro era de 1ºC no topo da Serra (978m).

IMG_0365_zpszpzx7pxu.jpg
IMG_0356_zpsiznclnlx.jpg
IMG_0357_zpstaepdsfd.jpg

Aqui o problema é a falta de precipitação, não há forma de chegarem cá os aguaceiros, entretanto o Sol vai brilhando em F.C.Rodrigo, valeu pela minha subida à Marofa, senão não via neve, aqui a 650m, no máximo tivemos alguns segundos de água-neve, com um ou outro floco perdido no meio, mas isto ainda não acabou, pode ser que ainda dê para ver alguma coisa mais consistente aqui em Figueira.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: joralentejano

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Eu até ia dar um salto lá acima, mas infelizmente apanhei uma daquelas gripalhadas que me impossibilita de tal... Eu também tinha como critério quando a temperatura andasse pelos 5ºC e pouco seria provável nevar lá em cima e já aconteceu pelo menos umas 3 ou 4 vezes. Mas desta vez é diferente, das outras vezes o periodo de maior frio que se podia conjugar com a precipitação era de noite, hoje é durante a tarde e quando o Sol abre a temperatura sobe... Mas isto não devia ser desculpa...

Compreender este Caramulo é como dar um nó na cabeça, um dia destes tem que estar aqui a cair água-neve para lá nevar:lmao:

Dado que a entrada é de Noroeste, a acumulação de neve nas vertentes este será menor que a acumulação nas vertentes oeste.
Portanto, deve estar a nevar no Caramulo mas nas vertentes opostas a Tondela. ;)

Entretanto na Gralheira continua a acumular:

PUedUh8.jpg
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,972
Local
Tondela-290m
Aqui ouvi de novo um valente trovão. Deve vir aí mais granizo. Continuo a registar 5.5°C
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,972
Local
Tondela-290m
Já acumula no Caramulo.