Seguimento Sul - Fevereiro 2016

Smota

Cirrus
Registo
8 Out 2015
Mensagens
73
Local
Crato
Pelo Crato esteve muito vento, sol, chuva e um pouco de granizo!!!:D
Agora o frio está a apertar, estão 6ºC mas parece estar muito menos!:cold:
Não chove nem há vento.


12705178_10153462308776973_6329174732132311710_n.jpg



12512553_10153462308096973_5151582670891442885_n.jpg
 
Última edição:


Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,622
Local
Portalegre
Bom, já deu para matar um pouco as saudades do elemento branco. Quando saí de Portalegre, na subida para o Salão Frio, era notória a mudança da chuva em cotas mais baixas, para a neve em cotas entre os 500/600 metros. Infelizmente com a chuva anterior, toda a neve derretia assim que atingia o solo ou os telhados.
Fui perto das eólicas, antes do Alto de S. Mamede, mas como estava o céu com abertas decidi ir até Marvão.
Quando cheguei, era esta a vista deslumbrante e fresquinha deste o "ninho da águia". :D

eoCgqwh.jpg


Como não havia precipitação, decidi aquecer com um chocolate quente, à espera de algum aguaceiro.
E assim foi :)

j5rMvzP.jpg


eLi1eUS.jpg


Um aguaceiro de 10 minutos, com vento bem forte e que não deu para mais fotos. É claro que a neve derretia assim que atingia o solo, sem nenhuma acumulação.
Após mais umas voltas, já estou em Portalegre, mas na ausência de precipitação, já não houve nenhum motivo para reportagem fotográfica.
A temperatura no centro da cidade ronda os 4º/5º C mas com uma sensação térmica bem inferior. Caso haja alguma precipitação, aposto que haverá alguns flocos na cidade, mas sem qualquer acumulação. :(
 

JPAG

Cumulus
Registo
14 Fev 2016
Mensagens
240
Local
Vila Viçosa (400 m) / Beja (245 m)
E têm a certeza de que era mesmo granizo? Essa foto podia passar bem por ser neve.

Pelos relatos que vi no facebook não passou de granizo. Não sei se há termo mais especifico para tal, mas era um granizo bastante pequeno o que iludiu as pessoas.

Pela temperatura sentida em Estremoz de 3/4ºC (448m) tenho quase a certeza que os próximos aguaceiros serão de neve na Serra d'Ossa (653m) e aldeias vizinhas (Aldeia da Serra, e possivelmente Rio de Moinhos, Barro Branco, Bencatel) que por norma são bastante mais frias que as vilas em redor embora tenham altitudes semelhantes. Posso estar enganado, porque não é comum nevar na zona...
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Pelos relatos que vi no facebook não passou de granizo. Não sei se há termo mais especifico para tal, mas era um granizo bastante pequeno o que iludiu as pessoas.

Pela temperatura sentida em Estremoz de 3/4ºC (448m) tenho quase a certeza que os próximos aguaceiros serão de neve na Serra d'Ossa (653m) e aldeias vizinhas (Aldeia da Serra, e possivelmente Rio de Moinhos, Barro Branco, Bencatel) que por norma são bastante mais frias que as vilas em redor embora tenham altitudes semelhantes. Posso estar enganado, porque não é comum nevar na zona...

Graupel!?

Por aqui temperatura entre os 4ºC e os 5ºC, dei uma volta de carro agora. Ambiente gelado com o vento de NW. E logo este inverno que não temos os corpos ambientados para isto, é um choque térmico. O vento continua forte,
Céu mais limpo e acho que por aqui dou por finalizada a precipitação.
 

MikeCT

Cumulus
Registo
9 Fev 2014
Mensagens
396
Local
Faro
E com 2,8 mm de precipitação... água-neve, na pior das hipóteses, deve ter caído. E acrescente-se os 70 km/h de vento médio, pode-se estar a viver lá em cima uma autêntica "tempestade de neve"!

Seguramente está bom para um pic-nic :D

Em Faro (cidade) o vento acalmou bastante e ronda agora os 20 km/h
 

PTG

Cumulus
Registo
3 Abr 2008
Mensagens
141
Local
Portalegre
E em que parte de Portalegre estás!? Tanto o SpiderVV como o talingas já reportaram ter visto neve (água-neve, "pastinhas de neve", micro-flocos).

Por aqui lá registou alguma coisa de jeito a EMA do IPMA, 2,3mm às 15h. A temperatura igualmente a ficar mais dentro dos valores das estações em redor com 7,3ºC igualmente às 15h na referida EMA.
Zona do hospital.
 
  • Gosto
Reactions: actioman

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
Boas,
O vento já está fraco a moderado, finamente um descanso...à 1 hora atrás a ventania era demais, de certeza que entre ontem e hoje houve rajadas de mais de 100km/h, a ventania da noite passada foi algo muito localizado, já não via o vento tão intenso desde a tempestade Gong.

Sigo com 3,8°C
As mínimas dos próximas dias irão ser interessantes, na madrugada de terça para quarta se não houver nada a estragar o recorde de mínima mais baixa será batido e a geada poderá ser grande, veremos...
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,450
Local
Olhão (24 m)
Às 20 h, Fóia seguia com 2.2ºC e com 0.6 mm. :rolleyes:
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Pela temperatura sentida em Estremoz de 3/4ºC (448m) tenho quase a certeza que os próximos aguaceiros serão de neve na Serra d'Ossa (653m) e aldeias vizinhas (Aldeia da Serra, e possivelmente Rio de Moinhos, Barro Branco, Bencatel) que por norma são bastante mais frias que as vilas em redor embora tenham altitudes semelhantes. Posso estar enganado, porque não é comum nevar na zona...

Não, a precipitação já terminou no extremo interior do alentejo; isso já não vai acontecer.