Seguimento Litoral Centro - Fevereiro 2016



DaniFR

Cumulonimbus
Registo
21 Ago 2011
Mensagens
2,218
Local
Coimbra
Boa noite

Só agora consegui vir ao Fórum, estive todo o dia sem internet Nos e sem rede Vodafone nos telemóveis.
Dia de aguaceiros fortes, quase sempre acompanhados de granizo, e vento muito forte. Por volta das 9h ainda trovejou bem durante um aguaceiro, no resto do dia apenas alguns trovões isolados.

No distrito de Coimbra o cenário está muito complicado, com muitas inundações, aluimentos de terras, árvores caídas, estradas e linhas ferroviárias cortadas. Foi necessário abrir os diques do Mondego, alagando assim os campos agrícolas do Baixo Mondego, para evitar ainda mais danos nas zonas habitacionais. Coimbra, Montemor-o-Velho e Soure são os concelhos mais afectados.

17mm na Quinta da Nora

De momento, sigo com 5,6ºC, chuva e vento fraco
Máxima: 12ºC
Mínima: 5,4ºC
 

Candy

Cumulonimbus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
2,478
Local
Peniche - Cabo Carvoeiro
Que agressividade!!!
Primeiro até pensei que fossem pedras a voar :D passado 1 segundo apercebi-me que era espuma.
Espuma e areia. Fiquei cheia de areia. Abri o vidro do carro uns 7 ou 8 cm e por lá entrou espuma e montes de areia que vinha junto, com o vento.
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,721
Local
Loures
Fotos de hoje...

Algumas delas um pouco trabalhadas, tentando passar a visão que eu tinha naquele momento.

Nota-se claramente a existência de hidrometeoros sólidos na atmosfera, que infelizmente derretiam à medida que iam caindo em direcção à superfície.

DDmBT4q.jpg


MK1PdOw.jpg


6uDDgTZ.jpg


1U4iv5o.jpg


B97Jikc.jpg


8rnkPkC.jpg
 

4ESTAÇÕES

Cumulonimbus
Registo
30 Dez 2010
Mensagens
3,142
Local
Lisboa (20/30m)
Tenho casa num dos pontos mais altos da Serra de Aire e Candeeiros (Vale de Barreiras) e por enquanto apenas faz um frio de rachar. Se nevar será pela noitinha e será água-neve, não me parece que possa nevar.

Pelo que eu conheço dessa zona curiosamente quando cai alguma coisa (neve, sleet, água-neve) costuma ser de dia mesmo com temperaturas positivas que caem durante os aguaceiros (4-5ºC), à noite/madrugada mesmo com mais frio acumulado (temperaturas próximas de 0ºC ou negativas) e precipitação nunca vi nevar mas só assisti a chuva 100% líquida devido à elevada humidade e nevoeiros/neblinas que se formam no cimo da serra. Sempre achei interessante o clima e os microclimas da Serra de Aire, dos seus planaltos e vales envolventes. :thumbsup:


Na região de Lisboa, a situação durante a tarde foi esta:


Cabo da Roca, pelas 14:30: :surprise:(aviso de palavreado)



Não foi possível filmar mais, mas o que se seguiu foi uma forte granizada acompanhada de rajadas "ciclónicas" que empurraram toda a gente em pânico para os carros. Foi inédito.

Bobadela ao final da tarde: :rain:

 
Última edição: