Seguimento Litoral Centro - Fevereiro 2016

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Boa noite, o dia de ontem foi muito intenso no que diz respeito ao vento que por vezes teve uma velocidade média brutal. A chuva que ontem caiu juntou mais 14mm ao acumulado do mês. Segue tudo calmo agora com algum vento ainda mas sem chuva e temperatura a manter-se nos 10,6ºC. Ficam aqui umas fotos e vídeos da intempérie de hoje. A 1ª foi em Cacilhas e as ultimas no Cristo-Rei onde o vento era excepcionalmente forte.

Em Cacilhas, o Tejo com muitos "Carneiros" e tive de fugir para dentro do carro pois aproximava-se um forte aguaceiro :p

NOy7M0J.jpg


No Cristo-Rei,

HkwswdL.jpg


qLf1xuf.jpg


Q8vL8St.jpg


xmfgnTq.jpg


Vídeo muito curto devido à chuva que se fazia sentir e do vento forte em Cacilhas,



Vídeo no Cristo-Rei, o barulho de fundo como se percebe é do vento muito forte e a câmara trémula é porque eu mal me conseguia manter em pé,

 


DaniFR

Cumulonimbus
Registo
21 Ago 2011
Mensagens
2,213
Local
Coimbra
um dos diques fusíveis se for aberto vai a frente da agua desde a ultima vez que foi usado não o arranjaram a estrada que estava a frente dele foi a frente da agua ficou uma cratera só foram metendo terra para os carros passarem...
Lá se foi a estrada... outra vez..

"Estrada Choupal - Montemor (Estrada do Campo) junto ao Sifão no. 2 está neste estado.
Imagem Acácio Monteiro"
12742846_500554190146322_1373834968432791087_n.jpg
 

Candy

Cumulonimbus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
2,476
Local
Peniche - Cabo Carvoeiro
O vento acalma de vez em quando, mas quando volta não avisa! Sopra muito forte de novo, com rajadas fortíssimas e prolongadas.
 

Vitor TT

Nimbostratus
Registo
21 Jan 2014
Mensagens
758
Local
Pedernais ( Ramada ) ( 160 mts )
E ontem ( Domingo ) lá fui até aos locais do costume de tarde, mas de manhã ainda dei um saltinho aqui perto, a Montemor, junto ao marco geodésico onde até tem uma vista deslumbrante, e registei 50,8 km/h nuns breves minutos,

alguns aguaceiros a iniciar a tarde e antes de sair pelas 14:28 h tinha 9,0º C e chovia,

rumo a marginal, onde o mar ainda estava calmo para esta zona, uma paragem em Carcavelos e aguaceiros pelo caminho,

24665480089_6cce176f4e_o.jpg


rumo a serra de Sintra em direcção a Peninha onde havia alguns poucos ramos partidos pela estrada, e vento ?, claro bem forte, desta vez preparei-me para o "evento", escadaria acima e vendaval infernal,
bem tenho de postar esta imagem :lol:, pois bati o record, e seguramente foi bem mais, pois não arrisquei ir a outro lado do edifício,

24665480589_e0089be1c5_o.jpg


a temperatura chegou aos 7,9º C a mais baixa que já registei, o windchill chegou quase aos -5º C :cold:,

já agora e tanto se "fala" deste local, vou colocar umas fotos para se ver como se consegue estar nestas condições, porque num espaço aberto a estas velocidades de vento tal não seria possível,

ao lado da porta um dos locais onde já fiz algumas medições,

25033111355_7e7f116bf9_o.jpg


este outro local de poiso, e foi nele que fiz estas medições,

24406275623_1588ff4dc7_o.jpg


umas vistas daqui de cima,

24737574520_d15ce0a71c_o.jpg
25033110895_2480c0d567_o.jpg


ao chegar ao Guincho estava cortada a estrada possivelmente devido a invasão de areia em alguns locais, parei junto a Cresmina e fiz o passadiço até ao Guincho, onde registei 75,1 km/h, e algum banho de agua salgada,

24406275223_58b1e63251_o.jpg
25006763516_d03a62bbbe_o.jpg


depois disto rumei a Cascais onde apanhei granizo, e novamente rumo ao Guincho na esperança de já estar aberta a estrada, paragem antes do Raso,

24915069702_eec6541299_o.jpg


no cabo Raso apanhei novamente chuvada e granizo e muito vento por precaução parei perto do edifício, tenho algumas filmagens talvez mais tarde as coloque,

na praia do Abano registei 55,5 km/h,
na Pirolita 41,8 km/h,
no cabo da Roca 89,8 km/h apenas junto a entrada de alcatrão para o obelisco ao lado da cerca de madeira para me agarrar :lol:,

praia Pequena 65,5 km/h, e uma imagem,

24406276063_c7b1f16c86_o.jpg


e perto da praia da Aguda 66,0 km/h e um pouco mais tarde e já dentro do jipe e apenas com a mão de fora, uns 80,0 km/h,
hora de rumar a casa, apanhei alguns aguaceiros, mas poucos,
e por aqui tem caído alguns e tem estado algum vento, aparentemente a aumentar de intensidade,

por agora esta 8,1º C e 80% Hr, apesar de já ter chegado aos 7,7º C e 77% Hr.

um video do evento,

 
Última edição:

david 6

Furacão
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
10,315
Local
Fajarda - Coruche(57m)
hoje de manhã quando abalei da Fajarda, era prai 6h30min, tinha acabado de cair um bom aguaceiro lá e encaminhava se outro, 3 ou 4 aguaceiros seguidos naquela zona, quando abalei aquela hora já tinha 3mm acumulado, certeza que acumulou ainda mais depois com os proximos aguaceiros



entretanto já por Lisboa, acabou de passar um aguaceiro com arco iris:

10rsbuq.jpg
 

ruijacome

Cumulus
Registo
16 Nov 2009
Mensagens
190
Local
Cascais
E ontem ( Domingo ) lá fui até aos locais do costume de tarde, mas de manhã ainda dei um saltinho aqui perto, a Montemor, junto ao marco geodésico onde até tem uma vista deslumbrante, e registei 50,8 km/h nuns breves minutos,

alguns aguaceiros a iniciar a tarde e antes de sair pelas 14:28 h tinha 9,0º C e chovia,

rumo a marginal, onde o mar ainda estava calmo para esta zona, uma paragem em Carcavelos e aguaceiros pelo caminho,

24665480089_6cce176f4e_o.jpg


rumo a serra de Sintra em direcção a Peninha onde havia alguns poucos ramos partidos pela estrada, e vento ?, claro bem forte, desta vez preparei-me para o "evento", escadaria acima e vendaval infernal,
bem tenho de postar esta imagem :lol:, pois bati o record, e seguramente foi bem mais, pois não arrisquei ir a outro lado do edifício,

24665480589_e0089be1c5_o.jpg


a temperatura chegou aos 7,9º C a mais baixa que já registei, o windchill chegou quase aos -5º C :cold:,

já agora e tanto se "fala" deste local, vou colocar umas fotos para se ver como se consegue estar nestas condições, porque num espaço aberto a estas velocidades de vento tal não seria possível,

ao lado da porta um dos locais onde já fiz algumas medições,

25033111355_7e7f116bf9_o.jpg


este outro local de poiso, e foi nele que fiz estas medições,

24406275623_1588ff4dc7_o.jpg


umas vistas daqui de cima,

24737574520_d15ce0a71c_o.jpg
25033110895_2480c0d567_o.jpg


ao chegar ao Guincho estava cortada a estrada possivelmente devido a invasão de areia em alguns locais, parei junto a Cresmina e fiz o passadiço até ao Guincho, onde registei 75,1 km/h, e algum banho de agua salgada,

24406275223_58b1e63251_o.jpg
25006763516_d03a62bbbe_o.jpg


depois disto rumei a Cascais onde apanhei granizo, e novamente rumo ao Guincho na esperança de já estar aberta a estrada, paragem antes do Raso,

24915069702_eec6541299_o.jpg


no cabo Raso apanhei novamente chuvada e granizo e muito vento por precaução parei perto do edifício, tenho algumas filmagens talvez mais tarde as coloque,

na praia do Abano registei 55,5 km/h,
na Pirolita 41,8 km/h,
no cabo da Roca 89,8 km/h apenas junto a entrada de alcatrão para o obelisco ao lado da cerca de madeira para me agarrar :lol:,

praia Pequena 65,5 km/h, e uma imagem,

24406276063_c7b1f16c86_o.jpg


e perto da praia da Aguda 66,0 km/h e um pouco mais tarde e já dentro do jipe e apenas com a mão de fora, uns 80,0 km/h,
hora de rumar a casa, apanhei alguns aguaceiros, mas poucos,
e por aqui tem caído alguns e tem estado algum vento, aparentemente a aumentar de intensidade,

por agora esta 8,1º C e 80% Hr, apesar de já ter chegado aos 7,7º C e 77% Hr.

um video do evento,



E depois ligam para os Bombeiros porque ficam atolados na Areia no Guincho ;) e lá temos que ocupar meios que podem ser precisos em situações de verdadeiro socorro .. Desculpem o off-topic!
 

Candy

Cumulonimbus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
2,476
Local
Peniche - Cabo Carvoeiro
Bom dia
Muito mau tempo por Peniche. Atrevo-me a dizer que consegue estar pior do que ontem!!! Como diz a minha mãe "parece um ciclone".
Acabou de cair um aguaceiro torrencial, acompanhado de granizo miúdo.
Se ontem esteve mau, hoje não está melhor!!!
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)



Mais de dois milhões de euros de prejuízos só em Coimbra
Só nas esplanadas do Parque Verde do Mondego, que neste fim de semana voltaram a ficar submersas, os prejuízos provocados pelas cheias podem chegar aos dois milhões de euros. Ontem, a autarquia de Coimbra ainda não tinha calculado os danos no resto da cidade, mas sabe-se que o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha - parcialmente submerso - requer, desde as cheias de janeiro, uma intervenção que pode chegar aos 600 mil euros.


Por aqui o vento continua a soprar de forma moderada.
Durante a noite ainda caiu alguns aguaceiros pontuais.
 

Maravedi

Cirrus
Registo
5 Jan 2016
Mensagens
41
Local
Coimbra
Bom dia,

Ontem como relatei Coimbra foi um local de muitas variações térmicas e alguns eventos... depois do meu relato fui dar uma volta de carro... Passei junto ao Mondego onde presenciei as tão faladas cheias mas que por cá já são habito, apesar de nunca se ter falado tanto nelas como este ano. Depois segui o rio Ceira até à Lousã e pelo caminho verifiquei que o Ceira se encontrava normalmente no seu leito de cheia, sendo que o que mais me impressiona é a insistência de construção nesse leito, ainda mais quando esse é um evento anual... sei que as casas estão "preparadas" mas mesmo assim é demasiado grave que as autarquias vão deixando que se ocupem os leitos de cheia... mas isso é outra conversa...
Na Lousã subi a serra e deparei-me com alguns obstáculos, principalmente ramos no meio da estrada. Aos quase 800mts deparei-me com os primeiros flocos de neve... eram quase duas da tarde... como fiz um pequeno desvio para o Talasnal, "fugi" das cotas mais elevadas, mas mesmo assim, meia hora depois, aos cerca de 500/600mts ainda apanhei com agua/neve.
Voltei a subir e desta vez à cota próxima dos 1000mts a neve era intensa, ao ponto da estrada estar completamente "tapada"... desci a serra em direcção a Castanheira de Pêra, passei pela barragem do Cabril e subi a serra novamente... de realçar que neste percurso, por vezes apanhei agua/neve a cotas bastante baixas +-400mts.
Subi a serra e desde as 16:30 que presenciei vários eventos de neve, alguns dos quais de forte intensidade... e quando o vento "amainava" o espetáculo era garantido, pois os flocos eram mesmo grandes e "pairavam" no ar... Subi até perto dos 1050mts, próximo do Trevim, mas não fui ao topo, pois na estrada encontrei vários "anormais" ao volante, incluindo um que achou piada andar a fazer peões na estrada, mesmo depois de quase ter provocado um aparatoso acidente... enfim... Já a anoitecer, lá desci a serra e voltei a Coimbra, sem necessidade de colocar correntes, mas tendo ficado muito próximo disso, pois as estradas não são obviamente preparadas para estes eventos, nem os nossos carros. Em certos momentos o gelo na estrada era mesmo notório e a falta de experiência de alguns condutores também, que teimavam em "travar"...
Foi um belo passeio, mas acho que a dado momento a protecção civil deveria ter fechado a estrada, não que ela representasse um perigo evidente, mas porque efectivamente os portugueses não estão preparados para estes extremos... aliás esta é a justificação para muitas vezes fecharem a Serra da estrela e apesar das criticas é algo que aceito con naturalidade, pois basta um passeio por lá em dia de neve para se ver o "perigo" a que alguns se colocam.
Noto ainda que ´por todo este passeio e por todas as horas passadas na serra, apenas de manha vi um carro da protecção civil (quando andavam com a EDP a reparar linhas) e ao inicio da tarde, um carro dos bombeiros... de resto foi notória a ausência de "autoridade" por toda a Serra.

Cumps
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas,

Sigo com 11,8ºC, vento forte, 1,5 mm e sol.

Olhando para o vento de ontem e hoje, consigo perfeitamente comparar com uma qualquer tarde/noite de nortada violenta daqueles de julho/Agosto, e posso dizer no verão passado cheguei a ter dias muito mais ventosos.
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000