Seguimento Sul - Fevereiro 2016

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Boas Noites
Máx: 12,1ºC
Min: 3,4ºC

Tatual: 6,9ºC
Não desce devido ao vento...
amanhã é que será interessante.
_________________________
Off Topic:
Á 1 ano atrás fo
i assim:
cMcZkYN.jpg



A temperatura neste dia deve ter rondado os -3/-4ºC.
é todos os anos assim, este ano que tenho registos é que não há frio

Que fotografia espectacular!! :w00t:

Tu devias ser preso por ter estas jóias aí escondidas!!! :D

Isso foi no dia 15/02/2015? Dias propícios para essas mínimas foram o 6 e 7 de Fevereiro (que nevou na Foía, Castelo de Vide, Marvão e também Portalegre (graupel). E em nenhum lugar chegou a ser de mínimas tão baixas (dizes -3ºC/-4ºC). Logo quando chegar a casa vou verificar os registos que tenho de Fevereiro de 2015. Mas para já numa pesquisa rápida aqui ao fórum, sendo Fevereiro de 2015, não vejo outras datas possíveis...

Obrigado pela partilha! Excelente!!



Para comprovar o desconforto térmico nesta zona:

ZQOXgB4.png


-21ºC de Índice Térmico...

Atenção que isso não é windchill! É um ìndice térmico tendo em conta muitos factores e até o clima local. Nestes podem ver uma explicação mais detalhada do que é o UTCI (Universal Thermal Climate Index):
- IPMA
- UTCI

No entanto não deixa de ser um bom indicador de stress ao frio. E mais incrível ainda Foía e toda a zona envolvente!

Por cá a noite deixou uma mínima, segundo a EMA IPMA, a rondar o 3ºC (média de 3,7ºC às 07h). O vento em geral fraco do quadrante Norte, mas ainda assim a causar um desconforto térmico quando se anda na rua, em especial em locais onde não dá o Sol.
Neste momento 12ºC/13ºC e céu limpo.
 


joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
Que fotografia espectacular!! :w00t:

Tu devias ser preso por ter estas jóias aí escondidas!!! :D

Isso foi no dia 15/02/2015? Dias propícios para essas mínimas foram o 6 e 7 de Fevereiro (que nevou na Foía, Castelo de Vide, Marvão e também Portalegre (graupel). E em nenhum lugar chegou a ser de mínimas tão baixas (dizes -3ºC/-4ºC). Logo quando chegar a casa vou verificar os registos que tenho de Fevereiro de 2015. Mas para já numa pesquisa rápida aqui ao fórum, sendo Fevereiro de 2015, não vejo outras datas possíveis...

Obrigado pela partilha! Excelente!!
Obrigadoo :D
Eu meti isso a dizer que tinha sido à 1 ano atrás mas apenas sei que foi em fevereiro 2015 mas já não me lembro bem do dia...disse -3/-4°C porque a quantidade de gelo era imensa e como se pode ver até os repuxos congelaram, mas não tinha nada para registar a temperatura por isso foi um palpite :p

De nada ;) e obrigado mais uma vez :D
 
  • Gosto
Reactions: actioman

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Obrigadoo :D
Eu meti isso a dizer que tinha sido à 1 ano atrás mas apenas sei que foi em fevereiro 2015 mas já não me lembro bem do dia...disse -3/-4°C porque a quantidade de gelo era imensa e como se pode ver até os repuxos congelaram, mas não tinha nada para registar a temperatura por isso foi um palpite :p

De nada ;) e obrigado mais uma vez :D

Se fores ao exif das fotos lá terás a data e até a hora, desde que na máquina esteja bem configurado.
E sim realmente isso é gelo de temperaturas ou muito baixas ou muito prolongadas. Imaginemos que essa zona fica a negativos logo no inicio da noite e assim se prolonga até ao amanhecer, o resultado será esse!

Tecnicismos à parte, o que conta é o impacto visual da imagem. Isso é onde? Perto da Praça de Touros?

Neste momento já anoiteceu e o ambiente lá fora vai ficando fresquinho!

A última leitura (a das 17h) do IPMA indicava 11,6ºC, mas de certeza que aqui no centro da cidade esta bem mais fresco que isso agora.
 
  • Gosto
Reactions: joralentejano

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
Se fores ao exif das fotos lá terás a data e até a hora, desde que na máquina esteja bem configurado.
E sim realmente isso é gelo de temperaturas ou muito baixas ou muito prolongadas. Imaginemos que essa zona fica a negativos logo no inicio da noite e assim se prolonga até ao amanhecer, o resultado será esse!

Tecnicismos à parte, o que conta é o impacto visual da imagem. Isso é onde? Perto da Praça de Touros?

Neste momento já anoiteceu e o ambiente lá fora vai ficando fresquinho!

A última leitura (a das 17h) do IPMA indicava 11,6ºC, mas de certeza que aqui no centro da cidade esta bem mais fresco que isso agora.
Tinha estas fotos dentro de um disco externo, foram passadas para lá muito depois disso, portanto o dia não dá para saber, a hora foi de manhã cedo.
Estas fotos foram tiradas , junto à ribeira de Arronches, portanto aqui deve ter sido atingido mesmo os -3/-4°C mas mesmo dentro da vila a temperatura foi negativa...só mesmo com registos é que teria a certeza.
 
  • Gosto
Reactions: actioman

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
Boas,
Sigo com 4,6ºC e uma ligeira brisa, se não houvesse brisa nenhuma a temperatura descia bem mais depressa :dry:mas enfim, vamos ver como será com o avançar da noite.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
foi preciso falar para a brisa desaparecer já está a ficar bem frio na rua...4,0ºC, -0,6ºc em 6 minutos :cold:
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Tinha estas fotos dentro de um disco externo, foram passadas para lá muito depois disso, portanto o dia não dá para saber, a hora foi de manhã cedo.
Estas fotos foram tiradas , junto à ribeira de Arronches, portanto aqui deve ter sido atingido mesmo os -3/-4°C mas mesmo dentro da vila a temperatura foi negativa...só mesmo com registos é que teria a certeza.

Mas não são as fotos originais? Porque elas têm sempre o EXIF, apenas se foram manipuladas (redimensionadas, retocadas de alguma forma) é que perdem essa informação. ;)


Actualização da EMA do IPMA de Elvas a registar 7ºC ás 19h. Calculo que neste momento a temperatura seja de valores próximos ao 5ºC com uma ligeira e gélida brisa! :cold:
 
  • Gosto
Reactions: joralentejano

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
Mas não são as fotos originais? Porque elas têm sempre o EXIF, apenas se foram manipuladas (redimensionadas, retocadas de alguma forma) é que perdem essa informação.
Não, estas tiveram um pequeno retoque, apesar de não se notar...talvez se vires nos teus registos conseguimos saber o dia, teve de ser um dia bem frio na zona toda para ser assim...
 
  • Gosto
Reactions: actioman

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
2,7°C :cold:
Não se pode andar na rua :cold:
Vento nulo
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
O vento já estragou tudo :angry: temperatura passou de 1,7°C para 3,3° C
Humidade passou de 70% para 59%
Vento de leste a fazer das suas :disgust: