Previsões curto prazo: até 3 dias (Fevereiro 2016)



james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Na minha opinião, o período em que vai existir mais frio instalado é na quinta - feira no início da manhã ( e onde normalmente é quando começa a nevar quando cai a cotas baixas) . Mas o problema é o mesmo de sempre, pouca precipitacao. E , claro , se fosse uma entrada continental, havia mais hipóteses de surgir surpresas...

Desta vez, O GFS prevê cotas ainda mais baixas que no último evento, mas o IPMA não, prevê as mesmas cotas. Mas isso também não quer dizer nada, pois lembro - me que em janeiro de 2009, o IPMA, a não muitas horas do evento, ainda andava a falar de cotas de 500 / 600 metros. E depois foi o que se viu ( mas, lá está, era uma entrada continental) .

Mas penso que não ficaremos por aqui. Os modelos já vão " fabricando " nova entrada fria com possível queda de neve a cotas médias para a próxima semana.

P.S. Não é assim tão impossível nevar a cotas muito baixas com uma entrada fria polar marítima. Em janeiro de 2014, ocorreu aqui na minha zona água - neve e queda de neve acima dos 200 metros em algumas zonas do Minho ( por exemplo, entre Guimarães e Fafe, que eu confirmei pessoalmente) . Esta e a outra de água - neve.

Por via das dúvidas, na quinta de manhã, se não houver nenhuma grande surpresa por aqui, vou dar um saltinho a Guimarães( onde também tenho casa) , para ver se eventualmente haverá alguma... :D
 
Última edição:

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,168
Local
Belas
Quarta vs Quinta:

IgNUbHx.png


RG5Jf56.png


Em geral o frio fica para quarta, sendo que Espanha congela, na quinta o norte é o mais vulnerável.

Chuva para amanhã, bela entrada de noroeste seguida de pós frontais, que tragam surpresas espero eu:

GqicLiy.png


Vento moderado:

qX1Kxi6.png


Saída das 36h em relação à queda de neve:

tWe0xoy.png
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
1000/1200 com descida gradual para os 700/900. Porém como já mencionaram, a precipitação será escassa ou mesmo nula, quando as cotas baixarem.


Na quinta , a cota deverá ser Mais baixa. E, nos poucos lugares que poderão ser contemplados com precipitacao, tenho a ideia que poderá haver alguma surpresa.

Estive a ver com algum pormenor os modelos, em especial o GFS, e na quinta - feira de manhã, há ali um período crítico , talvez por volta das 8 / 9 horas, em que a ISO será negativa, a temperatura do ar será também com certeza ainda muito baixa. Na minha opinião, a haver alguma surpresa de cotas ou algum fenómeno de água - neve , ocorrerá nessa altura. Isto falando para o Litoral.

Noto algumas semelhanças desta entrada com uma de Janeiro de 2014, que já fiz referência anteriormente , em que surgiram surpresas no início da manhã e depois praticamente não choveu mais.

Mas, claro, se não ocorrer precipitacao, não há surpresas, fica apenas o frio.
 

dopedagain

Cumulus
Registo
2 Jan 2016
Mensagens
484
Local
Fornelos - Ponte de Lima(200m)
Na quinta , a cota deverá ser Mais baixa. E, nos poucos lugares que poderão ser contemplados com precipitacao, tenho a ideia que poderá haver alguma surpresa.

Estive a ver com algum pormenor os modelos, em especial o GFS, e na quinta - feira de manhã, há ali um período crítico , talvez por volta das 8 / 9 horas, em que a ISO será negativa, a temperatura do ar será também com certeza ainda muito baixa. Na minha opinião, a haver alguma surpresa de cotas ou algum fenómeno de água - neve , ocorrerá nessa altura. Isto falando para o Litoral.

Noto algumas semelhanças desta entrada com uma de Janeiro de 2014, que já fiz referência anteriormente , em que surgiram surpresas no início da manhã e depois praticamente não choveu mais.

Mas, claro, se não ocorrer precipitacao, não há surpresas, fica apenas o frio.
ghrhtrt.jpg

Aqui no minho teremos precipitação que será em forma de neve em determinadas cotas, isso fará que a neve que ainda resta do evento de domingo a cotas baixas/media derreta, e que acumule ainda mais nas cotas médias altas!
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
ghrhtrt.jpg

Aqui no minho teremos precipitação que será em forma de neve em determinadas cotas, isso fará que a neve que ainda resta do evento de domingo a cotas baixas/media derreta, e que acumule ainda mais nas cotas médias altas!


E para a semana há alguma possibilidade de nova entrada fria. E, mais a longo prazo, Marco parece querer ter também algum frio. Pode ser que venha aí o inverno que não quis vir anteriormente. :)
 

salgado

Cumulus
Registo
17 Dez 2007
Mensagens
165
Local
Sabugal (800m)
Gosto da previsão da AEMET para Castilla-Leon!

Validez: miércoles, 17 febrero 2016 de 0 a 24 horas (oficial)
Fenómenos Significativos:


Heladas fuertes. Nevadas en el oeste al final del día.




Predicción:
Poco nuboso tendiendo desde el oeste a nuboso o cubierto. En el noroeste precipitaciones, que se extenderán por la tarde al resto, en general en forma débil, siendo menos probables en el este. Cota de la nieve por encima de 500 m en el noroeste y 600 a 800 en el resto. Temperaturas nocturnas sin cambios o en ligero ascenso en el noroeste y en descenso en el resto y diurnas en ascenso. Heladas generalizadas, localmente fuertes en las montañas. Vientos del suroeste.
 
M

Membro excluído 274

Gosto da previsão da AEMET para Castilla-Leon!

Validez: miércoles, 17 febrero 2016 de 0 a 24 horas (oficial)
Fenómenos Significativos:


Heladas fuertes. Nevadas en el oeste al final del día.




Predicción:
Poco nuboso tendiendo desde el oeste a nuboso o cubierto. En el noroeste precipitaciones, que se extenderán por la tarde al resto, en general en forma débil, siendo menos probables en el este. Cota de la nieve por encima de 500 m en el noroeste y 600 a 800 en el resto. Temperaturas nocturnas sin cambios o en ligero ascenso en el noroeste y en descenso en el resto y diurnas en ascenso. Heladas generalizadas, localmente fuertes en las montañas. Vientos del suroeste.

À chegada da frente ou seja da precipitação a cota andará muito longe disso... eles apenas estão a referir as cotas ao final do dia... já à noite... aí a torneira fecha-se.
 

salgado

Cumulus
Registo
17 Dez 2007
Mensagens
165
Local
Sabugal (800m)
Também os acho demasiado otimistas, comparando com os modelos. Mas se eles entendessem que à chegada da frente, a cota era de 1000 ou 1200 metros tinham-no dito na previsão. Além disso estão em alerta amarelo na meseta de Salamanca, o que não é assim tão habitual.
 
M

Membro excluído 274

Também os acho demasiado otimistas, comparando com os modelos. Mas se eles entendessem que à chegada da frente, a cota era de 1000 ou 1200 metros tinham-no dito na previsão. Além disso estão em alerta amarelo na meseta de Salamanca, o que não é assim tão habitual.

Ontem vi o tempo na TVE1 e eles referiram que essa cota é valida para toda a Castela y Leão só apartir das 22/23 horas penínsulares (hora de Madrid) ou seja após a passagem da frente e já com a torneira a fechar para mal dos nossos pecados. ;)