Seguimento Açores e Madeira - Fevereiro 2016



AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Apesar das temperaturas positivas, os pontos mais altos da ilha da Madeira ainda se mantêm pintados de branco.

Pico do Arieiro
ZAOd30S.jpg
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Fugindo um bocadinho à parte do 'seguimento', encontrar dados/modelos para prever o tempo nos Açores e Madeira não é propriamente muito fácil. Se não é a inexistência/omissão de variáveis é a pouca definição que torna difícil a especificação dos eventuais perigos/cuidados a ter.

Escrito isto, o Meteociel tem o ARPEGE disponível. A principal vantagem é que disponibiliza o MUCAPE (claro que são modelos diferentes mas é para dar uma ideia. O ideal seria o WRF com estas opções todas). A diferença entre este CAPE e os restantes é a seguinte:

The prefixes "sb", "mu", and "ml" in SPC discussion products identify which air parcels are being used to calculate the CAPE or LI. SB = the surface-based parcel, MU = the most unstable parcel found in the lowest 300 mb of the atmosphere, and ML = the mean conditions in the lowest 100 mb.

---

10,8mm em menos de 1hora registados na minha estação

Há bocado estive a ver o satélite no IPMA. Pelas ondas gravitacionais essa chuva tinha muita influência orográfica.
 
  • Gosto
Reactions: lserpa e actioman

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Aldrabando um bocadinho a divisão por tópicos mas para dar algum movimento a este seguimento...

O ECM, na sua recente previsão sazonal, tem mais certezas na temperatura do que na precipitação (isto relativo aos Açores). No próximo mês, os japoneses indicam uma pressão superior ao normal no Atl. Norte:

oSStKmZ.png


Por outras palavras, Março poderá ser a continuação do tempo atual. Já o IRI não indica uma anomalia significativa até Abril:

KIfl2Je.gif


A anomalia positiva no nordeste americano poderá ser útil em trazer algum ar frio para os Açores, contribuindo assim para alguns eventos interessantes. Mas isto é muito especulativo. Está na altura, sim, de nos despedirmos de Fevereiro, sabendo de antemão que o anfitrião anticiclone estará por cá para nos receber com a sua habitual calma e nebulosidade.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: TekClub