Neve Condições actuais em Portugal e Estâncias Int. (2007/2008)

Rui Ferreira

Cirrus
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
40
Local
Vila das Aves
Re: Neve em Portugal - Condições actuais (2007/2008)

boas alguem poderia confirmar se ha muita neve no geres?
agradeço a vossa colaboraçao:D


Também gostava de saber, sempre fica mais perto que a serra da Estrela, para um visita no sábado ou domingo.:)

Onde se vai buscar aquelas imagens tipo de satélite onde mostra umas manchas azuis onde há neve?

Cump
 


Charlie Moreira

Cumulonimbus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
2,833
Local
VALONGO
Re: Neve em Portugal - Condições actuais (2007/2008)

sei k e no site da nasa!
fiquei desanimado :\ no alto espinho (serra do marao) nao ha neve! :\
Minho ajuda-nos sff :P
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,509
Local
Bragança (675m)
Re: Neve em Portugal - Condições actuais (2007/2008)

boas alguem poderia confirmar se ha muita neve no geres?
agradeço a vossa colaboraçao:D

Até é capaz de haver bastante. O problema será a subida acentuada da cota de neve para amanhã e Domingo. Deve chover por lá no fim-de-semana.
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,509
Local
Bragança (675m)

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga

filipept

Cumulus
Registo
11 Out 2006
Mensagens
492
Local
Bico-Amares-Braga
Re: Neve em Portugal - Condições actuais (2007/2008)

boas alguem poderia confirmar se ha muita neve no geres?
agradeço a vossa colaboraçao:D

Também gostava de saber, sempre fica mais perto que a serra da Estrela, para um visita no sábado ou domingo.:)

Onde se vai buscar aquelas imagens tipo de satélite onde mostra umas manchas azuis onde há neve?

Cump

Da minha casa consigui ver a serra amarela (de manhã quando estava sol) e posso dizer que tinha neve mas era no topo e não me pareceu ser muita. A cota deveria estar acima dos 1000/1100, portanto não sei s valerá a pena a viagem pela neve, mas vale com toda a creteza pela sua paisagem sempre maravilhosa :)
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Re: Neve em Portugal - Condições actuais (2007/2008)

Bem-Vindo Meteolitos65. Felizmente a comunidade não para de crescer :D

O que me salta à vista do mapa que colocas-te é a zona de Montalegre. Deve ter nevado bem lá para a zona.

E quando é que alguem de Montelegre se regista por cá?
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Re: Neve em Portugal - Condições actuais (2007/2008)

Boas!
Acabadinho de registar no Forum, cá vai o meu 1º post.
Segundo este site, http://www.snow-forecast.com, estes serão os locais onde há neve em Portugal neste momento. Talvez um pouco optimistas, digo eu!

Saudações aos meus vizinhos Gaienses.

Bem-vindo MeteoLitos65 :thumbsup:


Infelizmente devido à nebulosidade não é possível ver em condições a cobertura de neve através do MODIS.
 

simbiose

Cirrus
Registo
5 Jan 2008
Mensagens
2
Local
Coimbra
Re: Neve em Portugal - Condições actuais (2007/2008)

Caros membros,

Antes de mais parabéns pelo fórum, é de grande qualidade e utilidade.
Reparei nos posts sobre o sistema SnowWatch e decidi dar algumas informações e ouvir as opiniões.
Sou o responsável pelo sistema, que foi desenvolvido pela Simbiose Systems, grupo de trabalho de pesquisa e desenvolvimento vocacionado para a área ambiental recorrendo a tecnologia avançada, nomeadamente dados satélite, para diferentes aplicações (www.simbiose-systems.com onde aliás está o SnowWatch).

O SnowWatch não foi criado para a Turistrela ou para qualquer outra entidade, nem tão pouco foi desenvolvido pela Universidade de Coimbra embora realmente todos os membros da equipa Simbiose são antigos (e alguns actuais) alunos/investigadores da UC de diferentes níveis.

O sistema dentro de dias vai ser aumentado e apresentar bastantes elementos novos. A ideia é que seja um sistema dinâmico e útil não só para saber se há neve na serra como para aprender algo sobre a região.

Vi que existe algum interesse por parte de alguns membros na extensão do SnowWatch ao resto do território. Por parte da Simbiose essa possibilidade não é descartada, basta que esse interesse realmente exista.
Quem sabe se o meteopt.com e a simbiose não desenvolvem algo em conjunto (fica o desafio!).

Hoje actualizámos com os dados relativos ao grande nevão que ocorreu na Serra (e não só). Até agora foi o maior já registado nesta temporada.
 

Nuno Pimenta

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,334
Local
Portalegre
Re: Neve em Portugal - Condições actuais (2007/2008)

Caros membros,

Antes de mais parabéns pelo fórum, é de grande qualidade e utilidade.
Reparei nos posts sobre o sistema SnowWatch e decidi dar algumas informações e ouvir as opiniões.
Sou o responsável pelo sistema, que foi desenvolvido pela Simbiose Systems, grupo de trabalho de pesquisa e desenvolvimento vocacionado para a área ambiental recorrendo a tecnologia avançada, nomeadamente dados satélite, para diferentes aplicações (www.simbiose-systems.com onde aliás está o SnowWatch).

O SnowWatch não foi criado para a Turistrela ou para qualquer outra entidade, nem tão pouco foi desenvolvido pela Universidade de Coimbra embora realmente todos os membros da equipa Simbiose são antigos (e alguns actuais) alunos/investigadores da UC de diferentes níveis.

O sistema dentro de dias vai ser aumentado e apresentar bastantes elementos novos. A ideia é que seja um sistema dinâmico e útil não só para saber se há neve na serra como para aprender algo sobre a região.

Vi que existe algum interesse por parte de alguns membros na extensão do SnowWatch ao resto do território. Por parte da Simbiose essa possibilidade não é descartada, basta que esse interesse realmente exista.
Quem sabe se o meteopt.com e a simbiose não desenvolvem algo em conjunto (fica o desafio!).

Hoje actualizámos com os dados relativos ao grande nevão que ocorreu na Serra (e não só). Até agora foi o maior já registado nesta temporada.

Projecto fantástico.Obrigadissimo por tudo.:)