Seguimento Meteorológico Livre 2016

Estado
Fechado para novas mensagens.

Ruipedroo

Cumulonimbus
Registo
6 Out 2010
Mensagens
3,557
Local
Braga, Merelim (70m)
Não há dúvida que, para cotas baixas no Litoral, as entradas continentais são as melhores. Mas, no nosso cantinho, também são uma lotaria. Não estamos na Polónia, onde uma massa de ar frio varre tudo e fica tudo branco.

Mesmo o famoso e épico 9 de Janeiro de 2009, foi uma lotaria no Litoral. Há relatos diversos: cotas mais altas que não viram quase nada, cotas bastante mais baixas em que ficou tudo branco, neve com alguma acumulação em alguns locais quase à cota zero, água - neve noutros locais com cota mais alta, neve num local e água - neve mesmo no vizinho ao lado e por aí fora.

Esse dia :rolleyes:. Aqui os telhados ficaram todos brancos e deu para fazer bolas de neve e mandar uns aos outros na escola. Épico demais.


Quanto ao próximo evento, tinha esperanças de ver alguma água-neve, porém a torneira vai mesmo fechar na sexta à noite. Pode ser que chegue cá uma célula perdida.
 
  • Gosto
Reactions: joralentejano


MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
Caso os modelos continuem como estão, vou deslocar-me quase de certeza à serra de Sintra, nem que seja para presenciar um dia gélido (dos mais frios dos últimos anos certamente) e fazer algumas medições, e quiçá, ser contemplado com alguma surpresa.

No teu lugar arriscaria uma ida ao Montejunto, é um pouco mais longe, mas com maior probabilidade de veres alguma surpresa. A Serra de Sintra perde por ficar mesmo em cima do mar, cotas mais baixas mas um pouco mais para Interior costumam ser mais favorecidas.;)
 
Última edição:

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
No teu lugar arriscaria uma ida ao Montejunto, é um pouco mais longe, mas com maior probabilidade de veres alguma surpresa. A Serra de Sintra perde por ficar mesmo em cima do mar, cotas mais baixas mas um pouco mais para Interior costumam ser mais favorecidas.;)

Sim a localização da serra de Sintra é um problema crónico, no máximo são 9 quilómetros de distância da linha de costa, falo na zona da Pena / Santa Eufémia.
Não tenho possibilidade de ir a Montejunto, segundo vi, são 25 kms de distância da linha de costa e 666 metros de altitude maxima versus 529 metros da serra de Sintra, claramente condições distintas.
 

dASk

Nimbostratus
Registo
7 Out 2010
Mensagens
832
Local
Moita, Setúbal
Então e falando de serras aqui perto a da Arrábida com 501m será assim tão descabido ir lá dar um saltinho? Não me parece ser assim tão afectada pelas condições maritimas como a de Sintra bem como concerteza terá temperaturas mais baixas! não sei.. fui la em 2009 também com condições parecidas mas nada...! Será desta? :D
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Esse dia :rolleyes:. Aqui os telhados ficaram todos brancos e deu para fazer bolas de neve e mandar uns aos outros na escola. Épico demais.


Quanto ao próximo evento, tinha esperanças de ver alguma água-neve, porém a torneira vai mesmo fechar na sexta à noite. Pode ser que chegue cá uma célula perdida.


Esse dia foi fantástico. No Minho, havia estradas e auto - estradas cortadas um pouco por todo o lado. E passados uns dias, ainda havia neve em alguns locais.

Nesse dia, quando começou a nevar, estava em Guimarães. Por imperativos profissionais, tive que me deslocar a Braganca nesse dia. Ainda consegui ir até lá, apesar da muita neve pelo caminho.
À vinda embora é que foi épico. Tive que parar diversas vezes pelo caminho. Estava tudo cortado, tentei ir pelo ip4, mas ficou tudo parado. Fiquei retido, juntamente com centenas de automobilistas, 10 horas nesse itinerário. Toda a noite. Só consegui chegar a casa às 8 da manhã do dia seguinte, completamente de rastos, mas com uma belíssima recordação para a vida. :)
 

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Então e falando de serras aqui perto a da Arrábida com 501m será assim tão descabido ir lá dar um saltinho? Não me parece ser assim tão afectada pelas condições maritimas como a de Sintra bem como concerteza terá temperaturas mais baixas! não sei.. fui la em 2009 também com condições parecidas mas nada...! Será desta? :D
Quem não arrisca não petisca! :D
 
  • Gosto
Reactions: joralentejano

4ESTAÇÕES

Cumulonimbus
Registo
30 Dez 2010
Mensagens
3,142
Local
Lisboa (20/30m)
Meteofan, tenho a certeza de vais ver flocos a caírem este e em muitos mais outros fins-de-semana aí em Felgueiras, para bem de ti e de todos nós! :viva:

Ai a precipitação, essa é que a cada saída me está a irritar cada vez mais.. Se tudo correr bem estarei em Fátima entre o final de Sexta e a manhã de dia 27 (tenho um almoço em Lisboa no Sábado). A questão é se ainda consigo assistir a uns aguaceiros sob a forma do elemento branco, ou se estes, dado o aumento do cape apenas a meio do dia, começarão a ocorrer exatamente depois de me ir embora o que seria demasiado chato..
 
  • Gosto
Reactions: TiagoLC

Vitor TT

Nimbostratus
Registo
21 Jan 2014
Mensagens
758
Local
Pedernais ( Ramada ) ( 160 mts )
Parece que continua consistente a eventual queda de neve aqui pela região de Lisboa no Sábado, humm não sei,
estou indeciso até onde irei a ver nevar :lol:, aqui por perto, Montemor, Cabeço de Montachique, ou até Montemuro, estes dois acima dos 400 mts, Sintra não sei, o mais provável será no Montejunto, um pouco mais longe, mas quase seguramente mais provável será muito provavélmente o meu destino isto se não houver uma grande reviravolta.
 
  • Gosto
Reactions: AnDré e TiagoLC

Brito

Cumulus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
208
Local
Viseu
este evento vai ser um fiasco!! não vai haver precipitação quando houver frio para nevar a cotas baixas( no interior norte e centro).. e sempre a mesma coisa ...
 
  • Gosto
Reactions: boneli

boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
este evento vai ser um fiasco!! não vai haver precipitação quando houver frio para nevar a cotas baixas( no interior norte e centro).. e sempre a mesma coisa ...

Devias de saber que as coisas não são assim tão certas e lineares como dizes, ainda por cima a faltar alguns dias.
Gostava de ter a tua capacidade, mas lá deves ter as tuas fontes.
 

Brito

Cumulus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
208
Local
Viseu
Devias de saber que as coisas não são assim tão certas e lineares como dizes, ainda por cima a faltar alguns dias.
Gostava de ter a tua capacidade, mas lá deves ter as tuas fontes.

eu também não disse a que cotas vai nevar nem onde.. ninguém sabe. As fontes são iguais as tuas...os modelos. guio-me por eles e mostram isso que eu citei
 
Estado
Fechado para novas mensagens.