Seguimento Meteorológico Livre 2016

Estado
Fechado para novas mensagens.

Sulman

Cumulus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
196
Local
Arraiolos - 412m
Os dias passam, e com poucas alterações, modela-se queda de neve para o Alentejo Central e Alto, em alguns casos acima dos 150 metros (Portalegre) ou dos 300 metros (Arraiolos, Estremoz, Alandroal, Évora, Vila Viçosa e Borba, por exemplo). A existir o evento, e por outros acontecimentos, as probabilidades são mais elevadas em Marvão, Castelo de Vide e Portalegre (no Alto Alentejo) e em Estremoz, Arraiolos e Borba/Vila Viçosa (no Alentejo Central). O que acho é que a tendência tem sido de retirada de precipitação, colocada novamente na ultima run! Opiniões?
 


boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
eu também não disse a que cotas vai nevar nem onde.. ninguém sabe. As fontes são iguais as tuas...os modelos. guio-me por eles e mostram isso que eu citei

Pois mas então se vês os modelos como eu e dizer que este evento vai ser um fiasco,,,,é porque fazemos análises diferentes dos mesmos modelos ou é uma questão de português. Eu não não tenho a certeza de nada mas não iria para o campo de fiasco certo.

Abraço
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Se se está à espera de cotas de neve muito baixas e abundância de neve ou alguma tempestade severa, aí sim, nessa perspetiva poderá ser um "fiasco"... :unsure:

Deverá ser um bom evento generalizado de chuva, instabilidade, granizo, trovoada, queda de neve nos locais "habituais e eventualmente alguma surpresa localizada mas só na altura o saberemos.
 
  • Gosto
Reactions: jorgeanimal

boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
Dá-me a sensação que as zonas mais a Litoral nas alturas de mais frio nomeadamente no Sábado poderão ter maior probabilidade. Os modelos mantêm precipitação (não muita) e frio conjugados para cotas de 200 metros. Seria um golpe muito grande se a partir de agora tirassem tudo.
As próximas RUN de hoje e amanhã vão tirar algumas dúvidas.

curioso também ver o que IPMA e AEMET vão prever para o esses dias. Para já de Sexta para Sábado já prevêem cotas a descer os 400/500 metros Galiza e aqui para o Norte..
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Ainda não decidi onde vou tentar "apanhar" alguma coisa, embora esteja inclinado para a Serra de Montejunto. Tinha mais perto a Serra de Sintra e mesmo a da Arrábida, mas apesar de haver possibilidades, ficam muito perto do mar e não são tão elevadas assim... Infelizmente, a Serra de Monchique no Algarve ainda é um esticão valente e representa alguma despesa para lá ir, porque é onde apostaria o maior nevão. Pois acho que os 900 m ali garantem mesmo um bom nevão, face à quantidade de precipitação prevista. Este meteograma está fantástico para Monchique:

uO1PGDv.png
 
  • Gosto
Reactions: jonas_87

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
"Para temperaturas superiores a 0ºC, a probabilidade de precipitação sob a forma de neve diminui dramáticamente com o aumento da humidade relativa"

"à cerca da neve, quanto mais seco for o ar que os flocos atravessam melhor ela se conserva congelada pois em ambiente seco as moleculas de agua do floco sublimam numa reacçao exotermica que retira calor ao floco e manten-no a 0º mesmo quando o ar se encontra a 2, 3 ou mesmo 4º"

http://www.meteopt.com/forum/topico...lo-cota-e-temperaturas.1615/page-2#post-75155
 
  • Gosto
Reactions: Thomar

david 6

Furacão
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
10,346
Local
Fajarda - Coruche(57m)
Ainda não decidi onde vou tentar "apanhar" alguma coisa, embora esteja inclinado para a Serra de Montejunto. Tinha mais perto a Serra de Sintra e mesmo a da Arrábida, mas apesar de haver possibilidades, ficam muito perto do mar e não são tão elevadas assim... Infelizmente, a Serra de Monchique no Algarve ainda é um esticão valente e representa alguma despesa para lá ir, porque é onde apostaria o maior nevão. Pois acho que os 900 m ali garantem mesmo um bom nevão, face à quantidade de precipitação prevista. Este meteograma está fantástico para Monchique:

uO1PGDv.png

também podes ir à serra de Aire e aproveitas e fazes uma reza a Fátima para que neva :D
 
  • Gosto
Reactions: jonas_87

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Estou curioso para ver a previsão descritiva do IPMA para Sabado, amanhã de manhã já deve estar publicada.

Aqui está ela.

Previsão para sábado, 27.fevereiro.2016

Céu geralmente muito nublado.
Aguaceiros, mais frequentes nas regiões do litoral, e que poderão
ser de granizo e acompanhados de trovoada, e que serão de neve
acima de 400/600 metros de altitude, podendo descer a cota para
200/400 metros de altitude no Minho até meio da manhã.

Vento moderado a forte (30 a 40 km/h) de noroeste, com rajadas até
80 km/h no litoral, soprando forte a muito forte (40 a 55 km/h)
nas terras altas, com rajadas até 100 km/h, em especial nas
regiões Centro e Sul.
Descida de temperatura, em especial da mínima.

METEOROLOGISTAS: Maria João Frada.
INFORMACAO DO INSTITUTO PORTUGUES DO MAR E DA ATMOSFERA.
 
  • Gosto
Reactions: Thomar
Estado
Fechado para novas mensagens.