Seguimento Meteorológico Livre 2016

Estado
Fechado para novas mensagens.


Stinger

Nimbostratus
Registo
22 Mar 2008
Mensagens
1,696
Local
Gondomar (188m)
Boas. Parece que o meu prognóstico estava certo. Previ cotas de neve acima dos 200/300 metros e eis que o ipma prevê 200/400m. Bom vamos indo e vamos vendo. De acordo com a saída das 6h do GFS e para quem reside no concelho de Valongo poderá ver alguma água neve acima dos 100m na manhã de sábado. Mas ainda é cedo para termos certezas. Aguardemos.

A serra de Santa justa tem 376 m de altitude que é bom xD
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Se ocorrer cota de 200 metros, é provavel que veja uns flocos no meu terraço, somando a altitude da zona 145 m + 25 metros de altura a que se encontra o terraço, num aguaceiro mais forte deve cair qualquer coisa :D

Fora de brincadeiras, não me recordo de ter visto o IPMA avançar com uma cota de 200 metros, é realmente baixo, mas isto ainda vai ser revisto até sábado :unsure:
 

4ESTAÇÕES

Cumulonimbus
Registo
30 Dez 2010
Mensagens
3,142
Local
Lisboa (20/30m)
Se ocorrer cota de 200 metros, é provavel que veja uns flocos no meu terraço, somando a altitude da zona 145 m + 25 metros de altura a que se encontra o terraço, num aguaceiro mais forte deve cair qualquer coisa :D

Fora de brincadeiras, não me recordo de ter visto o IPMA avançar com uma cota de 200 metros, é realmente baixo, mas isto ainda vai ser revisto até sábado :unsure:

Em 2013, tambem para dia 27 de Fevereiro, o IPMA apresentou na previsão descritiva cota de 200/400 metros. Curiosamente o mesmo que acontece agora.
 
  • Gosto
Reactions: Snifa

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Em 2013, tambem para dia 27 de Fevereiro, o IPMA apresentou na previsão descritiva cota de 200/400 metros. Curiosamente o mesmo que acontece agora.

A sinóptica da altura, entrada bem mais continental:

archives-2013-2-27-0-0.png


archives-2013-2-27-0-1.png


archives-2013-2-27-12-0.png


archives-2013-2-27-12-1.png
 

dopedagain

Cumulus
Registo
2 Jan 2016
Mensagens
484
Local
Fornelos - Ponte de Lima(200m)
Hoje já neva aqui na peneda Gerês e a partir de sexta a tarde nas serras em cotas mais baixas/médias, alias acima dos 1000/1200 metros ainda havia neve, já a quase 10 dias com este pacotão agora é praticamente mais uma semana com acumulação . Será um mês de Fevereiro com quase 3 semanas de neve nos cumes. Quem disse que o Inverno não pode ser divertido? :cold::lol::lol:


rwerew.jpg
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
eu não vejo alteração nenhuma... continua a mesma massa de ar, com os geopotenciais baixos e os mesmos aguaceiros durante toda a noite e manhã, a possibilidade de se formar uma nova linha de chuva na tarde de sábado é cada vez mais provável fruto de alguma baixa secundária a percorrer o país.

o frio continua todo lá portanto a neve aos 400 metros mantém-se podendo ser razoavelmente menos em alguns momentos.
 
M

Membro excluído 274

Em relação às RUN´s passadas vejo menos frio e menos precipitação, em especial no interior norte com a barreira montanhosa a ocidente a bloquear a entrada de precipitação quando as cotas são mais favoráveis.
 
M

Membro excluído 274

e
fonte de isso? para mim está tudo na mesma. pelo menos nos meteogramas...

A fonte é análise que se faz dos modelos, a página é minha e a mim olhando as últimas atualizações vejo menos frio e menos precipitação que via em dias passados.
Se me dizes que o potencial está lá... está todo lá sim, mas já estiveram bem melhores as cartas de previsão.

Edit:

Repara no mapa para sábado de manhã da MeteoGalicia:
getImaxeM.action


Precipitação muito pouca... quiça encostada ao mar... :(
 

dopedagain

Cumulus
Registo
2 Jan 2016
Mensagens
484
Local
Fornelos - Ponte de Lima(200m)
A fonte é análise que se faz dos modelos, a página é minha e a mim olhando as últimas atualizações vejo menos frio e menos precipitação que via em dias passados.
Se me dizes que o potencial está lá... está todo lá sim, mas já estiveram bem melhores as cartas de previsão.
pois, não segui as previsões nessa zona, talvez dai o meu espanto, dado que aqui no minho continua tudo favorável ( pelo menos por enquanto )
 
Estado
Fechado para novas mensagens.