Previsões curto prazo: até 3 dias (Fevereiro 2016)



boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
Continuo a ver muita incerteza relativamente à precipitação.

Frio penso que ninguém o tira agora a precipitação.....vejo muita pouca quantidade para as horas mais frias. Parece-me que as zonas do Litoral, O Centro e Sul podem ter mais sorte.

Gostava de ouvir a opinião dos colegas mais experientes.
 
  • Gosto
Reactions: VILA REAL

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,594
Local
Gondomar (105 metros alt)
Fonte: IPMA

Continente
Previsão para sábado, 27.fevereiro.2016

Céu geralmente muito nublado.
Aguaceiros, mais frequentes nas regiões do litoral, e que poderão
ser de granizo e acompanhados de trovoada, e que serão de neve
acima de 400/600 metros de altitude, podendo a cota descer
temporariamente para 300/400 metros durante a manhã na região Norte.
Vento moderado a forte (30 a 40 km/h) de noroeste, com rajadas até
90 km/h no litoral, soprando forte a muito forte (40 a 60 km/h)
nas terras altas, com rajadas até 110 km/h, em especial nas
regiões Centro e Sul.
Descida de temperatura, em especial da mínima.

DIA 28EV2016 - DOMINGO
Períodos de céu muito nublado, diminuindo de nebulosidade
durante a tarde.
Aguaceiros, em especial no litoral, que serão de neve na região Norte
acima de 600/800 metros, subindo gradualmente a cota para
1000/1200 metros a partir da manhã.
Vento moderado (25 a 35 km/h) de noroeste, soprando forte
(35 a 55 km/h) no litoral e nas terras altas, respectivamente com
rajadas até 70 km/h e 90 km/h.
Subida de temperatura, em especial da máxima.

METEOROLOGISTAS: Sandra Correia/Ângela Lourenço.
INFORMACAO DO INSTITUTO PORTUGUES DO MAR E DA ATMOSFERA.

Atualizado a 25 de fevereiro de 2016 às 13:20 UTC
 
  • Gosto
Reactions: Thomar

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Apesar de relativamente "conservadoras" as cotas do IPMA, parecem-me para já razoáveis para alguma segurança.

Óbvio que caso exista convecção mais forte podem ir abaixo disso, e também é verdade que existe ali um período na madrugada de Sábado, especialmente no Norte, onde a coincidência da entrada fria com a hora das mínimas dá potencial para cotas muito baixas mesmo, caso haja algum aguaceiro "milagroso". Mas também está visto que será escassa ou nula a ocorrência de precipitação nesses períodos e locais.

De resto, e por comparação dos perfis verticais de vários modelos, quer-me parecer que o GFS está demasiado "optimista" em relação à humidade relativa nos níveis baixos, ou seja, a prever um pouco abaixo do que se calhar será a realidade... Quero com isto dizer, e sendo essa variável crucial para as cotas baixas, que é provável que os meteogramas GFS estejam a ser algo optimistas demais por uns 100-200m. Aguardemos, até pode ser que haja boas surpresas, mas antes assim com expectativas baixas que depois desilusões maiores!
:D
 

david 6

Furacão
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
10,343
Local
Fajarda - Coruche(57m)
este mapa mostra acumulados, mete em zonas como aire e candeeiros, montejunto, alto alentejo, ossa, umas piricas ao lado de évora e nas serras algarvias e claro o restante centro e norte, para quem quiser ver mais ao pormenor com melhor zoom perto das suas localidades, o site é este: http://meteoexploration.com/maproom/snowmapsIB.php?lang=en

bfjqer.png
 

gomas

Cumulus
Registo
6 Fev 2014
Mensagens
114
Local
lamego(arredores)-300m
pelos graficos parece que vai nevar mais a norte do que sul isto nas serras claro que sitios como geres montalegre marao
montemuro pode acumular mais do que a serra da estrela e claro as zonas proximas de serras pode haver supresas isto na noite de sexta para
sabado:intrigante:
 
  • Gosto
Reactions: Thomar

gomas

Cumulus
Registo
6 Fev 2014
Mensagens
114
Local
lamego(arredores)-300m
claro que a 1dia de distancia as coisas podem mudar como vento
na minha opiniao ou vai nevar ou nao mas se haver condiçoes de neve claro que os models nem mostram resultados que as coisas eram mais negativas
agora que o litoral vai ser beneficiado sim mais em precipitaçao :intrigante:
 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,921
Local
Cabanas - Palmela (75m)
O GFS tem cortado no frio e de que maneira e acho que ninguém tem reparado. Basta comparar a run que está a sair agora com a de ontem:


Hoje:

42-778SP.GIF


Ontem:

66-778SP.GIF


Ainda tinha esperança de ver qualquer coisa mas assim será muito difícil.
Sim, cortaram no frio mas aumentaram a precipitação no litoral e no sul para a tarde, mas as cotas sobem.
Pelo menos a probabilidade de ver granizo aumentou.
 
  • Gosto
Reactions: actioman e Candy

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Sim, cortaram no frio mas aumentaram a precipitação no litoral e no sul para a tarde, mas as cotas sobem.
Pelo menos a probabilidade de ver granizo aumentou.

Acresce ainda que a temperatura à superfície, embora importante, é um dos factores menos relevantes. Aos níveis mais elevados a temperatura não se alterou assim tanto. Temos igualmente mais CAPE... Vai ser até à última!
 

AMFC

Nimbostratus
Registo
2 Nov 2012
Mensagens
600
Local
Queijas/Oeiras
Fonte JN

Em comunicado, a ANPC refere que é esperado, para os próximos dias, um agravamento das condições meteorológicas, com especial incidência nas regiões a norte do rio Tejo, Alto Alentejo, Minho e Douro Litoral.

No aviso à população sobre as medidas preventivas, a Proteção Civil chama a atenção para a "possibilidade de inundações nas zonas historicamente vulneráveis".

O alerta da ANPC surge após o contacto realizado com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê queda de neve acima dos 1.000 a 1.200 metros de altitude, a partir do fim da madrugada de sexta-feira, descendo a cota gradualmente a partir do início da tarde para os 400 e 600.

No sábado, a neve poderá cair em regime de aguaceiros acima dos 200 a 400 metros de altitude, podendo atingir as regiões do sul.

Segundo o IPMA, a chuva vai cair por vezes forte, podendo acumular entre 30 e 40 mililitros em seis horas, passando a aguaceiros por vezes fortes de granizo e acompanhados de trovoada, entre o fim da madrugada e o fim do dia de sexta-feira, em especial no período entre o início da manhã e o meio da tarde.

O vento vai soprar forte, podendo atingir os 100 quilómetros por hora nas terra altas, a partir do fim da madrugada de amanhã sexta-feira até domingo, durante este período também se vai registar a agitação marítima com ondas de altura significativa.
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Eu concordo com o Vitamos. O frio em altitude tem - se mantido extremamente estável nos modelos. E penso que isso é um dos fatores mais importantes, penso eu. Aqueles aguaceiros que os modelos vão indiciando na madrugada de sábado, coincidindo com a cota mínima de neve. Se eles aparecem mesmo, ai, ai...

Pelo sim, pelo não, vou pôr o despertador no sábado para as 5 da manhã. E durante o dia, vou fazer um périplo por montes de média altitude na minha região, para ver se vejo neve sem ser nos locais do costume.
 

dopedagain

Cumulus
Registo
2 Jan 2016
Mensagens
484
Local
Fornelos - Ponte de Lima(200m)
Eu concordo com o Vitamos. O frio em altitude tem - se mantido extremamente estável nos modelos. E penso que isso é um dos fatores mais importantes, penso eu. Aqueles aguaceiros que os modelos vão indiciando na madrugada de sábado, coincidindo com a cota mínima de neve. Se eles aparecem mesmo, ai, ai...

Pelo sim, pelo não, vou pôr o despertador no sábado para as 5 da manhã. E durante o dia, vou fazer um périplo por montes de média altitude na minha região, para ver se vejo neve sem ser nos locais do costume.
com sorte ainda me encontras! haha