Cheias e Mapas de zonas em risco

diogo84

Cirrus
Registo
3 Jan 2008
Mensagens
12
Local
Lisboa
boa noite a todos! descobri hoje este forum e ja fiquei fã! :) eu preciso de saber onde posso arranjar mapas onde mostre o caudal de cheia do rio jamor e as zonas inundaveis na zona de queluz. sabem me indicar onde posso encontrar isso? estou a pensar ir ao inag ver se consigo achar umas cartas com essa informaçao.. mas tenho um certo receio que se existirem la tais cartas, para ter acesso a elas terei pagar quantias pouco simpaticas... estou aberto a sugestoes e ideias! desde ja obrigado :cold:
 


Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
nada de nada pessoal? possa... era bom algum feedback..

Olá diogo84!

Sinceramente não te posso ajudar infelizmente não é uma área sobre a qual tenha muita informação/formação... :(
Esperemos que outros colegas te possam ajudar...
 

diogo84

Cirrus
Registo
3 Jan 2008
Mensagens
12
Local
Lisboa
obrigado na mesma minho! mario barros mas ja me vais arranjar belas vistas aereas do parque urbano!:D eu ja tive no inag mas na altura tava fechado para almoço.. tenho de arranjar um tempo livre pa la ir de novo.. tenho tambem um conhecido a averiguar isso no lnec.. espero safar me co trabalhito...
 

rijo

Cumulus
Registo
19 Nov 2007
Mensagens
252
Local
Queluz
boa noite a todos! descobri hoje este forum e ja fiquei fã! :) eu preciso de saber onde posso arranjar mapas onde mostre o caudal de cheia do rio jamor e as zonas inundaveis na zona de queluz. sabem me indicar onde posso encontrar isso? estou a pensar ir ao inag ver se consigo achar umas cartas com essa informaçao.. mas tenho um certo receio que se existirem la tais cartas, para ter acesso a elas terei pagar quantias pouco simpaticas... estou aberto a sugestoes e ideias! desde ja obrigado :cold:

recentemente também procurei pelas mesmas, mas não encontrei. :huh:
 

diogo84

Cirrus
Registo
3 Jan 2008
Mensagens
12
Local
Lisboa
muito agradecido! eu provavelmente vou la amanha ver se encontro pelo menos os mapas k tao no pdm... por curiosidade, ias fazer tambem um trabalho sobre esta tematica?
 

rijo

Cumulus
Registo
19 Nov 2007
Mensagens
252
Local
Queluz
muito agradecido! eu provavelmente vou la amanha ver se encontro pelo menos os mapas k tao no pdm... por curiosidade, ias fazer tambem um trabalho sobre esta tematica?

Perto do local onde vivo existe uma ribeira ou mesmo o Rio Jamor. Quando chove um pouco este curso de água sobe e quase que transborda as margens.

A situação é que a Câmara Municipal de Sintra planeia construir uma estrada e remover as árvores e arbustros que são as margens deste curso de água.

É por esta razão que procuro essa informação para que se possa agir antes do disparate onde deveria ser construído um jardim aproveitando este curso de água.

A Câmara pretende fazer o contrário... a impermebialização destes solos.

«Os riscos de cheia podem ser agravados em zonas urbanas devido às alterações induzidas
nas condições de drenagem natural, como sejam a obstrução das áreas contíguas aos cursos
de água, a impermeabilização de extensas áreas e a condução de águas pluviais por redes de
colectores, nem sempre dimensionadas para fazer face a situações de precipitação anormal,
sendo também maior a extensão dos prejuízos humanos e materiais que ocorrem naquelas
zonas, motivados pela concentração de recursos que o seu carácter urbano determina.» INAG

Sobre a questão das zonas com risco de cheia devem constar nos Planos Municipais de Ordenamento do Território PMOT.


riojamorqueluz1so2.jpg


riojamorqueluz2ex8.jpg


riojamorqueluz3hg0.jpg
 

salgado

Cumulus
Registo
17 Dez 2007
Mensagens
165
Local
Sabugal (800m)
Ola, bem o município dessa área (oeiras?) tem carta de REN, que engloba as zonas inundáveis (maior cheia conhecida dos últimos 100 anos) ou se tiveres sorte tem mesmo uma carta específica. O preço é que não sei...talvez até tenham algo na web...:thumbsup:
 

salgado

Cumulus
Registo
17 Dez 2007
Mensagens
165
Local
Sabugal (800m)
Desculpa não vi q era em sintra...Não me parece q tenham na web, era mais provável oeiras ter. De qualquer forma, é verde que a impermeabilização trará problemas a jusante, mas isso pode ser acautelado, é preciso é planear bem as áreas de canalização, que devem ter extensões reduzidas.
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
1º Não creio que exista um rio chamado jamor. Deve ser uma ribeira ou um caneiro.

2º Duvido que alguém se tenha dado ao trabalho de estudar o caudal desse curso de água para fazer um aproveitamento hidrológico ou algo parecido. Deve ser bem pequeno.

Se ainda andares por ai, experimenta descarregar os pdf's da página da CCDR-LVT (que eu não consigo, não conheço a versão pdf deles). Dá uma vista de olhos para ver o que aparece...

http://www.ccdr-lvt.pt/content/index.php?action=detailFo&rec=54

Em todo o caso ainda tenho esta página do inag onde estão lá todos os planos que eles fizeram para aproveitamentos hidrológicos...

http://www.inag.pt/index.php?searchword=leito+de+cheia&option=com_search
 

rijo

Cumulus
Registo
19 Nov 2007
Mensagens
252
Local
Queluz
1º Não creio que exista um rio chamado jamor. Deve ser uma ribeira ou um caneiro.

2º Duvido que alguém se tenha dado ao trabalho de estudar o caudal desse curso de água para fazer um aproveitamento hidrológico ou algo parecido. Deve ser bem pequeno.

Se ainda andares por ai, experimenta descarregar os pdf's da página da CCDR-LVT (que eu não consigo, não conheço a versão pdf deles). Dá uma vista de olhos para ver o que aparece...

http://www.ccdr-lvt.pt/content/index.php?action=detailFo&rec=54

Em todo o caso ainda tenho esta página do inag onde estão lá todos os planos que eles fizeram para aproveitamentos hidrológicos...

http://www.inag.pt/index.php?searchword=leito+de+cheia&option=com_search


«O Rio Jamor é um rio português que nasce na Serra da Carregueira, no concelho de Sintra, e vai desaguar no rio Tejo, na Cruz Quebrada. Este rio, em 1966, sofreu uma cheia que contribuiu para a sua poluição mas, até 2006, o rio veio a ficar cada vez menos poluído. Em Julho de 2006, entretanto, devido às obras da REFER na estação Queluz-Belas, o rio ficou novamente poluído matando dezenas de peixes. Passa pelo Complexo Desportivo do Jamor, onde localiza-se o Estádio Nacional e se disputa o Estoril Open.»
http://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_Jamor