Como será 2008 em termos meteorológicos ??

Costa

Cumulus
Registo
14 Abr 2007
Mensagens
426
Local
PT
E na minha opnião aquilo que não choveu no Outuno vai acabar por cair no Verão essencialmente em forma de trovada e por vezes algo mais extremo.

Aquilo lá em cima deve ser estilo armazém... tá lá a chuva armazenada de Outubro ainda. Quando chegar a Agosto ai vem ela.
 


Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,223
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Climatologistas e meteorologistas britânicos prevêem que 2008 seja o ano mais frio desde 2000, no entanto esta diminuição da temperatura não terá impacto no aquecimento global.

Os investigadores do Serviço Meteorológico Britânico e da Universidade de East Anglia prevêem que o fenómeno La Niña que se verificará este ano no Oceano Pacífico provocará uma diminuição da temperatura média global no presente ano.

As previsões apontam para que no ano de 2008 a temperatura média do ar ainda assim seja 0,37º C acima da média global do período de referência 1961-1990.

Fonte: IM

:w00t:

Ora cá está o que eu acho uma previsão acertada:p:p... É bastante bom ver que já existem entidades oficiais a prever o :cold:FRIO:cold:

"não terá impacto no aquecimento global." :lol: Quero ve-los a dizer isto daqui a uns anos:D

Se nevou a cotas baixas estes ultimos dois anos, e ainda assim eles foram mais quentes do que o previsto 2008, quero ver...:cold::w00t:
 

rijo

Cumulus
Registo
19 Nov 2007
Mensagens
252
Local
Queluz
Um ano agradável aos fumadores, até pode ter muita chuva, mas com pouco vento.

E muita neve no inverno (acima dos 2000 metros) e pouca chuva abaixo dos 50 metros. Além disso, umas aberturas no Verão para que trinta graus possam estar. Cuidado com o escaldão: não apanhar.

assinado por quem não sabe dar previsões

... agora a sério:

Não sei se é este ano.. mas para Portugal é necessário estarmos atentos ao anticiclone. Pelo que li no forum, se a sua trajectória habitual se alterar espera-se grandes alterações no clima em Portugal.

A questão é que coloco é: O que faz mover um anticiclone?
 

diogo84

Cirrus
Registo
3 Jan 2008
Mensagens
12
Local
Lisboa
eu julgo que sera um ano de extremos... quando faz frio faz frio a valer, sem chuva. quando for pa fazer calor vamos torrar e vamos torrar ate tarde como em2007 aconteceu.. e das poucas vezes que houver chuva vai ser como ate agora tem acontecido nestes dias chove poucas vezes mas quando chove chove forte! isto digo eu.. :confused: um pequeno aparte.. sabem onde posso arranjar os valores medios de temperatura e precipitaçao do ano 2007 em portugal continental? ou so em lisboa.. e se possivel de anos anteriores tamebm tipo desde 2000.. queria construir graficos termo pluviometricos para verificar as alteraçoes climaticas que tem acontecido :D
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,208
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
eu julgo que sera um ano de extremos... quando faz frio faz frio a valer, sem chuva. quando for pa fazer calor vamos torrar e vamos torrar ate tarde como em2007 aconteceu.. e das poucas vezes que houver chuva vai ser como ate agora tem acontecido nestes dias chove poucas vezes mas quando chove chove forte! isto digo eu.. :confused: um pequeno aparte.. sabem onde posso arranjar os valores medios de temperatura e precipitaçao do ano 2007 em portugal continental? ou so em lisboa.. e se possivel de anos anteriores tamebm tipo desde 2000.. queria construir graficos termo pluviometricos para verificar as alteraçoes climaticas que tem acontecido :D

Olá!:)

Aqui tens algumas das informações que precisas:
http://www.meteo.pt/pt/clima/info_clima/clim_informac.jsp

Mas se fores ao IM mesmo, e te dirigires à biblioteca do instituto, podes encontrar o que precisas!:)
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Creio que neste Inverno vamos ter um Inverno mais chuvoso mais a norte do que a Sul, mas ocntudo longe dos valores normais para a época, cerca de 50% abaixo da média!!
na primavera como o Outono e Inverno foi pouco chuvoso .. creio que vamos ter uma primavera algo chuvoso nomedamente em Maio com aguaceiros e trovoadas mas mcom calor.
O Verão será este ano seco e quente ... mas não muito quente.
O Outono será um prolongamento do Verão, mas tornando-se bastante frio no seu final e seco !!!

O próximo Outono/Inverno deverá ser parecido com este, mas com mais chuva no Inverno ....
Estamos a chegar aos dois anos mais chuvosos da década ( 8 e 9)!!
2009 será extremamente chuvoso no Norte e centro e com cheias !!!