Seguimento Litoral Norte - Fevereiro 2016



dopedagain

Cumulus
Registo
2 Jan 2016
Mensagens
484
Local
Fornelos - Ponte de Lima(200m)
Para já, aqui no Litoral Norte, estamos a ter uma típica entrada de NO, sem nada de invulgar . Com muita neve acima dos 1000 metros e bastante frio abaixo dessas cotas, com situações de granizo, graupel, água - neve muito localizado, ou seja, o habitual nestas entradas, que acontecem todos os anos.
Vamos esperar que haja alguma surpresa para a próxima madrugada ( embora com pouca precipitacao prevista) , para ver se acontece algo mais fora do habitual. Para já, apenas um evento normal de inverno.
Sim acima dos 1000 havia muita acumulação desde o posto de vigia de corno de bico conseguir ver o soajo e estava carregado. Hoje quis desenjoar da neve na peneda gerês apostar num local diferente e lixei me :) acontece! domingo volto mas é pó soajo a acumulação vai se manter bastantes dias.
 
  • Gosto
Reactions: Miguel96

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Sim acima dos 1000 havia muita acumulação desde o posto de vigia de corno de bico conseguir ver o soajo e estava carregado. Hoje quis desenjoar da neve na peneda gerês apostar num local diferente e lixei me :) acontece! domingo volto mas é pó soajo a acumulação vai se manter bastantes dias.

Acima dos 1000 metros, acho que vai acumular durante muito tempo.
Peneda , Soajo, Amarela e Gerês vão ficar uns belos postais. :thumbsup:
 
  • Gosto
Reactions: Thomar

dopedagain

Cumulus
Registo
2 Jan 2016
Mensagens
484
Local
Fornelos - Ponte de Lima(200m)
Acima dos 1000 metros, acho que vai acumular durante muito tempo.
Peneda , Soajo, Amarela e Gerês vão ficar uns belos postais. :thumbsup:
Para teres uma ideia como estava no corno de bico, somente graupel localizado aqui e ali. é pena porque é uma serra linda para fotos ( tem denominação de paisagem protegida). Talvez a elevada humidade tenha contribuido para não cair um bom nevão tem 900 metros, e vi relatos de hoje cair neve a 500 no centro! muito estranho :\

26022016-DSCN2365.jpg


Enfim, Domingo e Segunda já me vingo na peneda e soajo :)
 
Última edição:

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Para teres uma ideia como estava no corno de bico, somente graupel localizado aqui e ali. é pena porque é uma serra linda ( tem denominação de paisagem protegida) para fotos. Talvez a elevada humidade tenha contribuido para não cair um bom nevão.

26022016-DSCN2365.jpg


Enfim, Domingo e Segunda já me vingo na peneda e soajo :)

Claro, temos sempre as grandes serras para nos vingarmos . :)

Mas é pena também não nevar nas serras mais baixas. Acho que que aqui no Minho, vamos de novo passar ao lado de um bom nevão também a média altitude. :(
 

ZeppY

Cumulus
Registo
2 Dez 2010
Mensagens
119
Local
Ermesinde (95m)
Boas pessoal

Dei um salto até arouca e Freita!

Fui por chão d'ave eram 14h caia água neve a cerca de 700m começou a nevar com acumulação aos 800m +/-, tive de voltar para trás a estrada em direção ao radar estava intransitavel para veiculos sem tração as 4.
Voltei a descer por provizende onde caia neve no mesmo sem acumulação e já havia acumulação aos 700m.
Fui em direção Arouca em plena vila por volta das 15h caia água neve certinha, Após refeição fui em direção a moldes (quem vai para a sra. da mó/freita) e ao chegar ao cruzamento para ambas já nevava isto cerca de 450m.
Desci para Moldes que fica entre 500/300m caia neve certinha onde se manteve até as 16h30 mas com muito pouca acumulação passando a água neve.
Às 16h45 começa a cair intensamente neve em Moldes e tive registo que entre as 17h15/30 caiu neve na vila de Arouca também sem acumulação isto até cerca das 18h onde a precipitação fraquejou passando a água-neve e depois chuva apenas. (a acumulação aqui ficou-se pelos 400m e no fim da queda de neve o nevoeiro abriu sobre a sra da mó onde estava toda branca)
Quando sai de Arouca por volta das 20h chovia fraco pelo caminho parou de chover.

O mais incrivel é o pico do evento foi durante a tarde com as cotas a baixar até prai os 300m.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: MSantos e Thomar

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Por aqui no Alto Minho está uma frustração. Com 6.1°C em Covas.
Fiz todo o percurso da A3 com temperaturas a rondar os 7°C. Quanto mais a norte menos chuva. Enfim...


Sem dúvida, uma desilusão. É um dos maiores flops dos últimos anos e um falhanço dos modelos, em termos de previsão do raio de acção da frente fria.
Nem vento há, que coisa tão fraquinha, após tão grandes expectativas.
 
  • Gosto
Reactions: ampa62 e dopedagain