Seguimento Interior Norte e Centro - Fevereiro 2016

Dematos

Cumulus
Registo
2 Jan 2014
Mensagens
383
Local
Louriçal - Pombal (40m)
LINDAS fotos por aqui; obrigado pelas partilhas! Soberbo! Durante a tarde ainde fui até a serra dos Alvelos (Oleiros); muita neve no topo, estava branquinho; junto da estrada alcatroada, ainda muitos montes de neve. :cool:

Sent from my GT-I8150 using Tapatalk 2
 
  • Gosto
Reactions: joralentejano


dahon

Nimbostratus
Registo
1 Mar 2009
Mensagens
1,677
Local
Viseu(530m)
Viseu, tal como Vila Real, tem o "azar" de estar na sombra das serras. Então não só boa parte da precipitação fica lá retida, como sofrem bastante com efeito de Fohen. Aos anos que os relatos dessas zonas mostram a dificuldade em nevar, parecendo sempre que é preciso chegar aos 0.0 para tal acontecer ao contrário de outros locais.

Também vendo cotas de neve previstas, dá sempre sensação que nessas cidades acaba sempre mais alta que a previsão mais generalizada do GFS, mesmo em alturas que outras zonas inclusive recebem neve a cotas abaixo do esperado. Microclimas tramados para estas cidades....

Talvez também isso seja sinal que são zonas onde é mais complicado ter humidades relativas baixas, mais uma vez dificultando a neve. Pelo menos para as entradas mais comuns, dos quadrantes Oeste e Norte...
Entrei neste fórum em 2009 exatamente devido aos eventos de neve desse ano, e desde então no decorrer de vários eventos de neve fui percebendo que sem frio instalado à priori através por exemplo das famosas entradas siberianas as hipóteses de nevar com acumulação são poucas ou nulas. Porque se não estou em erro são essas mesmas serras a norte que ajudam conservam o ar frio até à chegada da precipitação. Tornam assim muito mais favorável nevar e acumular. Esta é a minha ideia, mas posso estar errado.
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Deixo já com algum atraso algumas das fotos do Caramulo (deixarei mais algumas nomeadamente da vertente norte noutro post) pintado de branco, visto aqui do buraco Tondelense junto às 12h(muita neve já tinha derretido:():
Vertentes sul e central da Serra:
d6iB9zc.jpg

RGELiCA.jpg

7fCjmfN.jpg

Qa7Upb5.jpg

D91H8X0.jpg

Caramulinho:
Sfd3z1M.jpg

0hu1BMd.jpg

oWZAWAr.jpg

Cabeço da Neve:
fNj8zgt.jpg

Cidade do Caramulo e arredores:
bd2XWl9.jpg

Yld5j6m.jpg

mhDaTbB.jpg
 
Última edição:

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Tens que mandar terraplanar o Caramulo! :D Causa efeito fohen aí no vale de Tondela e lixa-te a neve. ;)

Se realmente é essa a causa estou bem tramado mesmo, e ainda por cima o vento ontem era de Oeste, o que acho que ajuda nesse efeito no caso da Orientação da Serra do Caramulo, acho que foi a última madrugada que fiquei acordado depois de um dia de cansaço à espera do que não há de vir:sad:, até em Alvados a 270m lá para Leiria nevou, isto é no mínimo impressionante e vergonhoso para aqui:facepalm::disgust:, e se calhar nevou com temperaturas iguais ou até mais altas, quem sabe?

Entretanto parece que os próximos dias vão ser frescos, mas o GFS nas 2 últimas saídas acabou com a entrada continental do próximo fim de semana, provavelmente este foi o evento em que houve melhores hipóteses de nevar aqui e nada:buh:...

Aqui está o aguaceiro mais intenso da madrugada de ontem às 5h:26m com uma temperatura de 3.3ºC, onde começa a aumentar de intensidade junto aos 2:40m e ainda com mais intensidade junto aos 3:10m, fica o desafio de alguém conseguir ver se há alguma espécie de floco a cair ao longo do video, porque na minha opinião não há mesmo nada :
 
Última edição:

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
O dia vai clareando, por aqui sigo com 1.6ºC, o Caramulo apresenta-se hoje ainda com acumulação mais significativa a partir dos 900m e pouca aos 800m na vertente mais central, já a vertente norte sai um pouco mais favorecida aos 800m.

Aqui vai a vertente norte do Caramulo no fim da manhã do dia de ontem, nas fotos ainda mostro partes da vertente mais central:
Vertente Norte:
0O1Yls5.jpg

TN0zUcQ.jpg

asERrzO.jpg


Vertente Centro-Norte
:
ssHdI1l.jpg

D4kKGwH.jpg

3HIXxHt.jpg

TXhzvyj.jpg
 
Última edição:

bandevelugo

Cumulus
Registo
3 Jan 2008
Mensagens
319
Local
Lisboa
Just for the record, o nevão na serra das Meadas, Lamego, na sexta-feira 26 por volta das 17 horas. A paisagem desenvolve-se entre os 690m no vale e os 1090m na serra, em último plano. O lugar na parte central da imagem é Matanças (junto à antiga EN 2) e em primeiro plano o perímetro florestal da Serra de Leomil (fotografias tiradas da A 24).

QmGzuBH.jpg


haDGYb6.jpg


tljlOHu.jpg
 
Última edição:

huguh

Cumulonimbus
Registo
1 Out 2015
Mensagens
2,801
Local
Godim - Peso da Régua (93m)
Just for the record, o nevão na serra das Meadas, Lamego, na sexta-feira 26 por volta das 17 horas. A paisagem desenvolve-se entre os 690m no vale e os 1090m na serra, em último plano. O lugar na parte central da imagem é Matanças (junto à antiga EN 2) e em primeiro plano o perímetro florestal da Serra de Leomil (fotografias tiradas da A 24).

QmGzuBH.jpg


haDGYb6.jpg


tljlOHu.jpg

Belas fotos :thumbsup:
ontem, daqui ainda conseguia ver alguma acumulação na serra mas entretanto já derreteu e hoje não tem nada
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,196
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Pessoal alguém me sabe dizer se o Marão ainda tem alguma coisa? O Alvão não tem nada...
Passei lá hoje de manhã e tanto o Marão como o Alvão estavam cheios de neve. Não acredito que tenha derretido tudo entretanto. Deves estar a ver o Alvão do ângulo errado! ;)
 
  • Gosto
Reactions: TiagoLC

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,196
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Just for the record, o nevão na serra das Meadas, Lamego, na sexta-feira 26 por volta das 17 horas. A paisagem desenvolve-se entre os 690m no vale e os 1090m na serra, em último plano. O lugar na parte central da imagem é Matanças (junto à antiga EN 2) e em primeiro plano o perímetro florestal da Serra de Leomil (fotografias tiradas da A 24).

QmGzuBH.jpg


haDGYb6.jpg


tljlOHu.jpg
Muito diferente hoje quando passei por lá. Junto à A24 já não havia praticamente nada, só mesmo nos topos das serras.
 
  • Gosto
Reactions: keipha