Seguimento Litoral Centro - Fevereiro 2016



Candy

Cumulonimbus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
2,478
Local
Peniche - Cabo Carvoeiro
Está frio no cabo carvoeiro: -6.4C
:)

23horas: http://www.ipma.pt/pt/html.jsp
A essa hora estavam uns 12ºC por cá!
A estação esteve danificada uns dois meses. Arranjaram mas parece que não ficou nas melhores condições! Há dias debitava dados errados, tipo temperaturas a baixo de -10ºC. Era o bom e o bonito se assim fosse!... com o vento ninguém aguentava!
A esta hora estão 9ºC, no centro de Peniche. Sente-se muito mais frio do que isso devido ao vento. Esta tarde era impossível andar na rua e estavam 12ºC, mas parecia estar temperaturas negativas.

Esses dados estão errados. ;) hehehe...
Quanto ao vento... está um vendaval do raio! O vento não abranda nem por nada. Muito vento e rajadas bastante fortes.
 

Candy

Cumulonimbus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
2,478
Local
Peniche - Cabo Carvoeiro
Eu acho que nem mesmo nos gélidos anos 50, atingiu temperaturas negativas.
Não baixa muito, nem sobe muito, deve ser o local de Portugal com a menor amplitude térmica.
Pois já tivemos temperaturas negativas sim. Se bem que nunca a baixo dos -2ºC e mesmo assim muito excepcionalmente.
Quanto à amplitude térmica é verdade. Há dias que nem existe e por norma são temperaturas amenas. Nesta sexta e sábado tivemos excepção à regra com muitas oscilações e a registar 5ºC de minima. Mas 5 graus registamos várias vezes por cá, quando há eventos deste tipo.
Saliento que do centro de Peniche ao Cabo Carvoeiro distam 3 km e o ar do mar faz diferença. No centro há sempre uma diferença entre 1 a 3 graus. No inverno para menos e no verão para mais.

Enfim... não baixa muito nem sobe muito, por norma, mas já o vento... oh terrinha ventosa esta minha! :)
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Bom dia.
Sigo com sol e vento fraco.
mínima: 7.3ºC
actual: 12.6ºC

O dia de hoje aparenta ser mais agradável que o de ontem.
 
  • Gosto
Reactions: joralentejano

Candy

Cumulonimbus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
2,478
Local
Peniche - Cabo Carvoeiro
Isso é interessante. Então e existe alguma informação sobre esses dados?
Pois não faço ideia. São temperaturas muito raras de ver por cá. Penso que não existam dados. Como disse no centro de Peniche difere do Cabo Carvoeiro e a EMA está no Cabo. Esses acontecimentos são muito raros.
Estou em crer que neste evento se tenham atingido temperatura a baixo de zero, não em Peniche cidade, mas no concelho. Basta sairmos da zona urbana que a temperatura cai abruptamente.
Quem vem a Peniche, no inverno (de verão também se nota), se reparar no termometro do carro consegue perceber a grande diferença de temperaturas entre a zona rural e a zona costeira.

Este registo de uma notícia local, de 2013, dá para perceber a diferença térmica no concelho.
http://penicheonline.blogspot.pt/2013/02/peniche-temperaturas-continuam-baixar.html
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: joralentejano

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Hoje por aqui foi uma dia muito agradável, até parecia que a Primavera já tinha chegado.
Durante a manhã ainda se sentiu algum vento fraco, mas depois com o decorrer do dia acabou por desaparecer.
máxima: 18.6ºC
Agora sigo com 14.9ºC
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Grande evento colegas do Litoral Centro! Ficará na memória de muitos de nós, em especial da malta da zona de Fátima! Já no Seguimento Meteorológico Livre eu tinha apostado aí e não falhou muito!
Segui com bastante emoção, como já há algum tempo não acontecia, os vossos relatos e registos fotográficos/vídeos!

Até me admiro mais malta não ter ainda publicado mega-reportagens como o nosso colega rozzo! ;)

O evento assim o merecia!

Muito obrigado a todos, pelos kms, pelas horas retiradas ao sono, mas valeu a pena!

Abraço