Seguimento Meteorológico Livre 2016

Estado
Fechado para novas mensagens.


M

Membro excluído 274


A malta do interior norte não achou piada ao último evento... :lol:
E cá pra mim... este hipotético vai dar ao mesmo...

Está a sair nova RUN...

Será que mantem a baixa no Golfo da Biscaia?
gfs-0-120.png

gfs-2-126.png
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
No evento do fim de semana passado havia possibilidade (modesta) de neve a cotas baixas, de 200 ou menos metros em casos pontuais, de surpresa. E acabou por acontecer, em Braga por exemplo caiu graupel e água-neve na madrugada de sábado a 200/300 metros.Mas quase ninguém viu, foi fraco.

Nesse próximo evento para já não estão previstas cotas dessas por isso é natural haver menos entusiasmo. Nesse aspecto julgo que o Inverno estará fechado para surpresas, para o ano há mais.

Em relação à polémica dos resgates, como há semanas se discute o assunto merece um tópico dedicado. As mensagens foram movidas para lá, continuem o debate nesse local:
http://www.meteopt.com/forum/topico/meteorologia-de-montanha-e-polemica-dos-resgastes.8646/page-3
 

4ESTAÇÕES

Cumulonimbus
Registo
30 Dez 2010
Mensagens
3,142
Local
Lisboa (20/30m)
Realmente, estive a ver a previsão do IPMA atualizada e há uma mudança radical na previsão.

Vejo uma possibilidade de um belo nevão a cotas médias para o próximo fim de semana, quiçá até melhor que no último evento.

Melhor a cotas médias/altas porque a cotas baixas desta vez não nevará.

Vince não é preciso ir tão longe, a essa cota (200/300 metros) nevou durante a manhã de Sábado no litoral centro em zonas dos distritos de Coimbra, Leiria e Santarém.
 
Última edição:

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Ou eu estou a ver mal ou o GFS vai modelando, pelo menos aqui no Norte, cotas muito aproximadas ao último evento. E com a falta de precipitação e tudo no pós - frontal...

Mas pronto, provavelmente acabaremos por ter mais um evento banal aqui no Norte como no último evento...

Para ver granizo, graupel ou um pedaço de água - neve, não é motivo para euforia, digo eu...
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

meteoamador

Cumulus
Registo
6 Jan 2014
Mensagens
237
Local
Vila Verde ( 310m)
Ou eu estou a ver mal ou o GFS vai modelando, pelo menos aqui no Norte, cotas muito aproximadas ao último evento. E com a falta de precipitação e tudo no pós - frontal...

Mas pronto, provavelmente acabaremos por ter mais um evento banal aqui no Norte como no último evento...

Para ver granizo, graupel ou um pedaço de água - neve, não é motivo para euforia, digo eu...

Seria um outro bom evento a cotas médias, mas para já a probabilidade de precipitação é baixa aguardemos novas saídas.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Ou eu estou a ver mal ou o GFS vai modelando, pelo menos aqui no Norte, cotas muito aproximadas ao último evento. E com a falta de precipitação e tudo no pós - frontal...
Mas pronto, provavelmente acabaremos por ter mais um evento banal aqui no Norte como no último evento...
Para ver granizo, graupel ou um pedaço de água - neve, não é motivo para euforia, digo eu...

E quem falou de euforia? Tu é que em Dezembro falavas de passar o Natal ou o Inverno na praia ou na esplanada :)
Entretanto ainda no Domingo passado fui a Montalegre e pelo caminho vi barragens enormes todas cheias de água a abarrotar, e quando subi à serra do Larouco apanhei com um blizzard descomunal com gelo a bater na cara que nem se conseguia abrir os olhos :)
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
E quem falou de euforia? Tu é que em Dezembro falavas de passar o Natal ou o Inverno na praia ou na esplanada :)
Entretanto ainda no Domingo passado fui a Montalegre e pelo caminho vi barragens enormes todas cheias de água a abarrotar, e quando subi à serra do Larouco apanhei com um blizzard descomunal com gelo a bater na cara que nem se conseguia abrir os olhos :)


Eu não estava a fazer nenhuma crítica a ninguém nem a ti em particular. Fico contente por estarem atentos aos meus posts, essa da praia em Dezembro, estava a ironizar, como é óbvio.

No passado fim de semana, tivemos um bom evento, sim, felizmente, embora normal cá no Norte.
 
M

Membro excluído 274

Bom dia ao forum!

Será desta que Bragança pinta?

UpDate...

Vilardevós (Chaves):
http://www.aemet.es/es/eltiempo/prediccion/municipios/vilardevos-id32091

A Gudiña (Vinhais):
http://www.aemet.es/es/eltiempo/prediccion/municipios/gudina-a-id32034

Puebla de Sanábria (Bragança):
http://www.aemet.es/es/eltiempo/prediccion/municipios/puebla-de-sanabria-id49166

Validez: sábado, 05 marzo 2016 de 0 a 24 horas (oficial)
Fenómenos significativos

Nevadas en los sistemas montañosos de la mitad norte y sierras del sudeste. Vientos fuertes en el bajo Ebro, Baleares, en los litorales gallego, cantábrico y de Alborán, así como rachas fuertes en zonas de montaña de las mitades norte y este peninsulares.

Predicción
La descarga fría posterior a un frente producirá precipitaciones en Galicia, Cantábrico, alto Ebro y Pirineos. De forma mas débil, es probable que también se den en Castilla y León, sistemas Central e Ibérico, resto del norte de Aragón y Cataluña, sierras orientales de Andalucía, y al final en Baleares. Exceptuando el extremo suroeste y gran parte del área mediterránea, donde estará poco nuboso, no se descartan precipitaciones débiles y dispersas en el resto de la Península, así como en el norte de islas Canarias de mas relieve.

La cota de nieve oscilará en torno a 400/800 m en la Cordillera Cantábrica, 500/900 en Pirineos, 400/800 en el alto Ebro, 600/900 m en el Sistema Central, 700/1000 en el Ibérico oriental y 600/1000 en sierras del sudeste peninsular.

Temperaturas en descenso en la mayor parte del país, que podría ser notable en el sudeste peninsular y Cantábrico oriental. Heladas en Pirineos y zonas amplias de la Meseta Norte, sin descartarlas puntualmente en Montes de Toledo y sierras del sudeste.

Predominio de vientos del norte y nordeste en Canarias, y del oeste o noroeste en la Península y Baleares, con intervalos de fuerte en el bajo Ebro, Baleares, en los litorales gallego, cantábrico y de Alborán, así como rachas fuertes en zonas de montaña de las mitades norte y este peninsulares.
 
M

Membro excluído 274

E quem falou de euforia? Tu é que em Dezembro falavas de passar o Natal ou o Inverno na praia ou na esplanada :)
Entretanto ainda no Domingo passado fui a Montalegre e pelo caminho vi barragens enormes todas cheias de água a abarrotar, e quando subi à serra do Larouco apanhei com um blizzard descomunal com gelo a bater na cara que nem se conseguia abrir os olhos :)
E fotos? Videos? Não há? ;)
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Bom dia ao forum! Será desta que Bragança pinta?

Temos mais uma entrada de norte, em que as probabilidades de precipitação serão muito reduzidas para o nordeste transmontano.

Tantos anos de acompanhamento meteorológico pelo Fórum já deviam servir para se ser cauteloso e evitar demasiadas expectativas. Sem uma prévia entrada de uma massa de ar continental, quase toda a gente já sabe o que também vai provavelmente acontecer com esta entrada vinda de norte.

Ou será que sou eu que estou errado?
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Temos mais uma entrada de norte, em que as probabilidades de precipitação serão muito reduzidas para o nordeste transmontano.

Tantos anos de acompanhamento meteorológico pelo Fórum já deviam servir para se ser cauteloso e evitar demasiadas expectativas. Sem uma prévia entrada de uma massa de ar continental, quase toda a gente já sabe o que também vai provavelmente acontecer com esta entrada vinda de norte.

Ou será que sou eu que estou errado?


Sim, concordo plenamente. Se fizermos um exercício de memória, todas ou quase todas as ocorrências de queda de neve a cotas baixas e médias / baixas , esteve sempre antes do evento muito frio instalado. Este ano nem o anterior estiveram propícios para isso. Mas nas terras altas do Minho, poderá ocorrer um novo nevão razoável, penso eu.
 

dopedagain

Cumulus
Registo
2 Jan 2016
Mensagens
484
Local
Fornelos - Ponte de Lima(200m)
Sim, concordo plenamente. Se fizermos um exercício de memória, todas ou quase todas as ocorrências de queda de neve a cotas baixas e médias / baixas , esteve sempre antes do evento muito frio instalado. Este ano nem o anterior estiveram propícios para isso. Mas nas terras altas do Minho, poderá ocorrer um novo nevão razoável, penso eu.

parece me que as previsões ainda continuam com muito pouca precipitação :( Acho que o fartote neste ultimo evento nos deixou mal habituados :lol:
 
Estado
Fechado para novas mensagens.